Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

sexta-feira, 28 de abril de 2023

 VII Concurso Internacional de Poesias, Contos ou Crônicas  “Nídia Maria de Jesus”, do jornal de fato – Brumadinho - MG

DA HOMENAGEADA

A brumadinense Nídia Maria de Jesus nasceu na localidade de Caetano José (Bonfim – MG), em 23 de maio de 1939. Sempre gostou de ler e escrever, desde novinha, escrevendo diários, contos e poesias. O avô, cheio de orgulho, se gabava com os amigos pela neta escritora. 

Dada uma desilusão na vida, nossa escritora rasgou tudo. Mas quem nasceu para escrever não para nunca!

Agora, morando em Cataguases, MG, temos de novo nossa escritora. Daí sua primeira poesia. Hoje, passam de uma centena de poemas e muitos outros escritos que nos leva a várias reflexões. Sua segunda poesia, “Carência”, foi vencedora do 5º lugar do Concurso de Poesias do Jornal de fato – Brumadinho – MG, incentivo que a levou a participar de todos os outros concursos do Jornal, figurando entre os melhores trabalhos.

Na década de 2000 publicou algumas de suas poesias em antologia. Uma delas, o poema “Brumadinho” a levou a uma entrevista na TV Sete, da cidade.

Nídia defende que suas poesias - que ela ainda quer publicar - são sua vida “em forma de desabafos rimados”, diz. “Sou muito emotiva e minha inspiração, na maioria das vezes, vem através dessas emoções que, mesmo não sendo as melhores, podemos sempre agradecer pelo aprendizado que nos proporcionam”, confessa nossa escritora. 

Quem convive com Nídia Maria de Jesus sabe de seu valor. E são representados pela opinião de uma de suas filhas: “Agradeço a Deus todos os dias e tenho muito orgulho e admiração por poder conviver e chamar de mãe essa pessoa generosa, caridosa, especial e, ainda por cima, uma grande poeta.”

É essa a homenageada do nosso VII Concurso!     

DOS OBJETIVOS

O VII Concurso Internacional de Poesias, Contos ou Crônicas  “Nídia Maria de Jesus”, do jornal de fato – Brumadinho – MG tem por objetivos divulgar e, especialmente, incentivar,  valorizar e reconhecer talentos novos e antigos na arte da produção literária em língua portuguesa, bem como mapear essa produção em Brumadinho, Brasil e no mundo.

DA ORGANIZAÇÃO

O VII Concurso Internacional de Poesias, Contos ou Crônicas  “Nídia Maria de Jesus” é realizado pelo Jornal de fato – Brumadinho – MG, cabendo a este solucionar quaisquer controvérsias, casos omissos ou pendências advindas do Concurso, bem como realizar de modo exclusivo quaisquer comunicados aos participantes e interessados que deverão sanar suas dúvidas enviando mensagem para o e-mail defatojornal@gmail.com, colocando no “assunto”, EM CAIXA ALTA, a expressão “DÚVIDA QUANTO AO VII CONCURSO”.


DO PRAZO DE INSCRIÇÃO

As inscrições encontram-se abertas desde já, encerrando-se às 23H59 no dia 27/8/23 (vinte e sete de agosto de dois mil e vinte e três), salvo prorrogação expressamente anunciada pela organização do Concurso.

A inscrição online deverá ser feita preenchendo o formulário eletrônico disponível no link  https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSep9tEjV05XWVSsCkUogJR5nwQqSjGgorT8z9nUaEkC1g3xZw/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0&pli=1  até a data limite estipulada neste Regulamento, no qual deverá escolher a categoria que pretende concorrer, informar seus dados pessoais e subir (fazer upload) no campo indicado o poema e/ou crônica ou conto a ser(em) inscrito(s). Não serão aceitas inscrições fora do formulário.

Não há cobrança de taxa de inscrição.

DO TEMA

O tema é livre. No entanto, não serão aceitos trabalhos que possuam conteúdo nazifascista, racista, machista, homofóbico, violento e/ou preconceituoso.

DAS MODALIDADES

O VI Concurso Internacional de Poesias, Contos ou Crônicas  “Nídia Maria de Jesus”, do jornal de fato – Brumadinho – MG terá as modalidades prosa (contos ou crônicas) e verso (poesia).

Entende-se como “conto” e “crônica”, para participação neste Concurso, a narrativa curta (até 10 páginas), com tema único, espaço e tempo limitados e com número reduzido de personagens.   

DOS PARTICIPANTES

Poderão concorrer ao VII Concurso Internacional de Poesias, Contos ou Crônicas  “Nídia Maria de Jesus”, do jornal de fato – Brumadinho – MG quaisquer pessoas, brasileiras e não-brasileiras, desde que o texto seja escrito em língua portuguesa, sob pseudônimo, que deverá ser o mesmo tanto para trabalho de uma modalidade quanto de outra, se o participante se inscrever nas duas.

Participantes menores de idade de 18 anos até a data final de inscrição deverão encaminhar, junto com o(s) trabalho(s), “Autorização de Participação e Publicação” assinado por responsável legal.

Fica vetada a participação de membros das Comissões Organizadora e Julgadora do Concurso.

DAS CATEGORIAS

Categoria Local:

Escritores de Brumadinho acima de 18 anos

Escritores de Brumadinho com até 18 anos

 

Categoria Nacional / Internacional:

Escritores acima de 18 anos

Escritores com até 18 anos

DO INEDITISMO

As obras deverão ser, obrigatoriamente, inéditas. Entende-se por inédito o trabalho que não foi publicado em blogs pessoais; ou blogs de poesia ou de contos ou crônicas; redes sociais, livros e revistas, jornais e/ou antologias quaisquer, tanto em formato impresso como virtual.

Serão desclassificados os trabalhos que apresentem plágio, no todo ou em parte.

DA QUANTIDADE DE TRABALHOS A SEREM ENVIADOS

Cada escritor poderá inscrever até 2 (dois) trabalhos, mas com apenas 1 (um) trabalho em cada uma das modalidades (poesia; e conto ou crônica).

Em caso de ser enviada mais de uma inscrição para cada modalidade, uma delas será desconsiderada.

DO FORMATO:

O texto enviado deverá estar salvo em formato .doc ou .docx (Word ou similar), fonte Arial, Times New Roman, Calibri ou Book Antiqua, tamanho 12, em espaço entre linhas de 1,5; no tamanho A4.

O trabalho, obrigatoriamente, deverá ter um título. Sob o título, deverá constar obrigatoriamente pseudônimo, modalidade e categoria, na seguinte ordem, conforme exemplo no modelo abaixo:

“Paulo Flores - Prosa – Categoria Local - Até 18 anos”;

“Manacá do Campo – Poesia – Categoria Nacional / Internacional – Acima de 18 anos;

“Dom Vicente – Prosa – Categoria Local – Acima de 18 anos”;

“Ipê Amarelo – Poesia – Categoria Nacional / Internacional – Acima de 18 anos.

O descumprimento das normas acima acarretará a desclassificação do trabalho.

DO ENVIO:

O arquivo de texto enviado deve, OBRIGATORIAMENTE, ser nomeado com Modalidade, Categoria e Nome do trabalho, conforme modelos abaixo:

“Poesia – Nacional / Internacional - Até 18 anos - No meio do caminho”

“Poesia – Nacional / Internacional - Mais de 18 anos - Com licença poética”

“Poesia - Local - Até 18 anos - Brejo das almas”

“Poesia – Local - Mais de 18 anos - Claro Enigma”

“Prosa – Nacional / Internacional - Até 18 anos - Comendo camarão grelhado”

“Prosa – Nacional / Internacional - Acima de 18 anos - Missa do Galo”

“Prosa – Local - Até 18 anos - Adão e Eva “

“Prosa – Local - Acima de 18 anos - O espelho”

O descumprimento da norma acima acarretará a desclassificação do trabalho.

DO JULGAMENTO E COMISSÃO

Os trabalhos serão apreciados por uma Comissão Julgadora composta de 3 (três) a 5 (cinco) pessoas capacitadas em literatura e Língua Portuguesa, a ser instituída pela Organização do Concurso, e terá plena autonomia de julgamento, não cabendo recurso às suas decisões.

DA PREMIAÇÃO:

Serão selecionados:

“Os 10 Melhores” trabalhos da modalidade poesia, categoria nacional / internacional acima de 18 anos;  

“Os 10 Melhores” trabalhos da modalidade prosa, categoria nacional / internacional acima de 18 anos;   

“Os 5 Melhores” trabalhos da modalidade poesia, categoria Local acima de 18 anos;  

“Os 5 Melhores” trabalhos da modalidade prosa, categoria Local acima de 18 anos;   

“Os 5 Melhores” trabalhos da modalidade poesia, categoria nacional / internacional até 18 anos;  

“Os 5 Melhores” trabalhos da modalidade prosa, categoria nacional / internacional até 18 anos;   

“Os 5 Melhores” trabalhos da modalidade poesia, categoria Local até 18 anos;  

“Os 5 Melhores” trabalhos da modalidade prosa, categoria Local até 18 anos;   

conforme tabela abaixo,


10

poesias

+18, Categoria Nacional / Internacional

10

Contos ou crônicas

5

poesias

até 18, Categoria Nacional / Internacional

5

Contos ou crônicas

5

poesias

até 18, Categoria Local

5

Contos ou crônicas

5

poesias

+ 18, Categoria Local

5

Contos ou crônicas

totalizando 50 (cinquenta) prêmios, que receberão os Certificados “Os 10 Melhores” e “Os 5 Melhores”.

Menção Honrosa – A critério da Comissão Julgadora, poderão ser concedidas Menções Honrosas a textos para além de “Os 5 Melhores” ou “Os 10 Melhores”.

“Os 10 Melhores” e “Os 5 Melhores” da modalidade poesia serão publicados pelo Jornal de fato – nas edições impressa (se ela se mantiver no ano seguinte ao concurso) e eletrônica (https://jornaldefato.blogspot.com)-, a partir da edição do mês de janeiro/2024. A modalidade conto ou crônica será publicada apenas na versão eletrônica.  

Um número menor de trabalhos poderá ser selecionado caso a Comissão Julgadora considere inalcançada a qualidade necessária para a seleção, da mesma forma que alguma categoria pode não ter nenhuma premiação pela mesma razão.

“Os 10 Melhores” e “Os 5 Melhores” em cada modalidade e categoria ainda poderão ser premiados com troféus e/ou medalhas e/ou livros literários caso a Organização do Concurso consiga patrocinadores para custear tais prêmios.    

DO CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO

Todos os participantes que desejarem poderão solicitar via e-mail (defatojornal2@gmail.com) seu certificado digital de participação no Concurso, até 2 (dois) meses após a divulgação dos resultados. A solicitação deve ser enviada contendo nome completo, pseudônimo, nome do trabalho inscrito, qual modalidade e qual categoria. Essa determinação poderá ser restrita a 100 (cem) inscritos, caso o número de participantes ultrapasse esse número, sendo enviados os certificados para os 100 primeiros escritores que o solicitarem.

As escolas que tiverem algum aluno entre os selecionados também receberão certificado de participação se o solicitarem.

DOS RESULTADOS:

A relação dos trabalhos premiados será divulgada até o dia 30/11/23 (trinta de novembro de dois mil e vinte e três) nos endereços eletrônicos do Jornal (https://jornaldefato.blogspot.com e www.facebook.com/jornaldefato) para a Categoria Nacional / Internacional e na Cerimônia de Entrega da Premiação” para a Categoria Local.

“Os 10 Melhores” e “Os 5 Melhores” em cada modalidade e categoria Nacional / Internacional serão comunicados também via e-mail até o dia 3/12/23.

DA CERIMÔNIA DE ENTREGA DA PREMIAÇÃO

Os inscritos na Categoria Local, se em número maior do que 20 em cada modalidade ou a critério da Comissão Organizadora, serão informados do RESULTADO do Concurso em “Cerimônia de Entrega da Premiação” com data, local e horário a serem definidos posteriormente pela Comissão Organizadora. Por resolução da Comissão Organizadora, essa cerimônia poderá ser estendida também aos demais participantes do Concurso (Categoria Nacional / Internacional). Caso o número de participantes de Brumadinho seja pequeno, não haverá cerimônia e os vencedores serão comunicados pelas redes sociais e espaços eletrônicos do Jornal de fato e/ou por telefone ou e-mail.  

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

A inscrição implica automaticamente na aceitação das condições desse Regulamento, bem como a autorização para a publicação das obras inscritas em quaisquer mídias que a Comissão Organizadora julgar conveniente sem que haja pagamento de direitos autorais para isso. O autor assume total responsabilidade pela autoria, podendo responder por plágio, cópia indevida e demais crimes previstos em lei.

O não cumprimento de qualquer item do Regulamento implicará na desclassificação da obra inscrita. Pede-se total atenção às orientações deste Regulamento. Vale ressaltar que, na edição anterior deste Concurso, FORAM, lamentavelmente, DESCLASSIFICADOS MAIS DE 100 OBRAS por não respeitarem o Regulamento.

Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

Brumadinho, 20 de abril de 2023

 

DADOS PARA INSCRIÇÃO A SEREM USADOS NO PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO:

1- DADOS PARA INSCRIÇÃO

E-mail:
Nome do autor:

Data de nascimento:

Profissão:
Telefone com código do país (para concorrentes fora do Brasil) e DDD:

Cidade / Estado / País:

Título da Obra:

Categoria:

Modalidade:

Título da obra:

Pseudônimo do Autor:

Trabalho:

Breve Biografia Literária de até 6 linhas, escrita na 3ª pessoa do verbo:

Declaração (se for menor de idade):

Declaração de concordância com o Regulamento do Concurso

 

2- AUTORIZAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO E PUBLICAÇÃO

(Copiar, colar, preencher, ASSINAR, fotografar ou transformar em imagem e subir (fazer upload) no formulário de inscrição.  

 

 AUTORIZAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO E PUBLICAÇÃO

Eu, (nome do responsável legal), CPF ________________________________, AUTORIZO a PARTICIPAÇÃO de (nome do (a) escritor (s)) no VII Concurso Internacional de Poesias, Contos ou Crônicas  “Nídia Maria de Jesus”, do jornal de fato – Brumadinho – MG, bem como a PUBLICAÇÃO do trabalho caso seja contemplado entre “Os 5 Melhores” da (s) modalidade (s).

(Local e data)

Assinatura do responsável legal

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário