Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

terça-feira, 14 de junho de 2011

Edição 124-Maio/2011
82 anos de boa música
São Sebastião reúne centenas de pessoas na Quadra e mostra porque é uma “Banda Show”

Aplaudida de pé! De novo! Foi assim que a São Sebastião Banda Show foi aclamada na noite de 14 de maio, no seu já tradicional Concerto de Aniversário. Centenas de pessoas lotaram o auditório do teatro (?!) da Quadra Municipal,onde aplaudiram, gritaram, assobiaram e cantaram o “Parabéns pra você!”. É um público cativo, formado em grande parte por familiares e amigos dos musicistas da Banda e que, ano após ano, prestigia o evento. A São Sebastião realizou seu 10º Concerto de Aniversário, comemorando 82 anos de existência, uma verdadeira façanha.

Repertório

Como sempre, a São Sebastião caprichou e o jovem e competente maestro Anderson Cordeiro escolheu um repertório variado. Rock’n roll, baião, choro, bolero, teve de tudo um pouco. Foram 9 músicas que passaram por Mozart, Roberto Carlos, Frank Sinatra, Elvis Presley, Pixinguinha, Zeca Pagodinho, Luiz Gonzaga, Pedro Salgado, dentre outros, e levou o público à loucura ao terminar com uma bela canção do grupo Europe, com direito a “mais um, mais um!”.   

Performance

Renata Campos, musicista e membro da diretoria da Banda, e toda a turma caprichou no visual. O Concerto foi composto de três partes, e, a cada uma delas, os musicistas apresentavam-se de uma forma, caracterizados de acordo com o estilo musical. A performance arrancou mais aplausos, com caminhadas pelo palco, dança, musicistas sentados em mesa de bar e coreografia ensaiada.

Renovação com a garotada

“Chique demais!”, ouviu a reportagem do de fato. Ao lado da pessoa, uma outra comentou: “Que bonitinho!”. As duas referiram-se ao musicista Lucas, trompetista que aparentava ter não mais de 12 anos, e que acabara de usar o microfone para dizer que gostava de música clássica, que a achava-a calma, leve. Trajando uma camisa branca, cabelos bem escovados e gravata, o garoto demonstrava saber do que estava falando.  
Já a adolescente Chaiene Campos Diniz, 13 anos, disse se sentir muito feliz em participar da Banda. Já no seu segundo concerto, ela disse: “Tomara que venham muitos outros pela frente!”
Outra musicista muito empolgada era a jovem Marina Paula Oliveira. “É gratificante”, disse à reportagem do de fato quando foi indagada sobre como se sentia por participar demais um concerto. “A gente se esforça muito, são muitos ensaios gerais, agente ensaia desde o começo do ano”, continuou ela. Para Marina, “ver a plateia aplaudindo” é algo de arrepiar. “A gente chora, é muito emocionante!”, concluiu.
Um dos maiores méritos do casal Renata Campos e Anderson Cordeiro é exatamente o de conseguir renovar a banda, ensinar à garotada rapidamente e levá-los ao concerto do ano seguinte. Cordeiro dizia à reportagem do de fato da dificuldade da permanência dos membros. Como são jovens em sua imensa maioria, os estudos, as mudanças próprias dessa idade acabam afastando-os da corporação. Mas a Banda continua de braços abertos para receber novos interessados no Curso de Inicialização Musical. Quem quiser participar pode ir até a sede da São Sebastião, na Rua Tarcílio Gomes da Costa, 81, Centro, às segundas e quintas feiras, no horário de 9 ou 13:30 horas para inscrever-se. A Banda recebe pessoas a partir dos 9 anos de idade. O maestro garante que, com um ano de estudos, o musicista já estará participando de um concerto.  
Agora a São Sebastião Banda Show prepara-se para o próximo Encontro de Bandas de Brumadinho. Ele acontece em 17 de setembro, em Conceição de Itaguá, Brumado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário