Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

terça-feira, 14 de junho de 2011

Edição 124-Maio/2011
Perfil: 
Anderson Cordeiro
Anderson Hernany Cordeiro, 33 anos, maestro, é superdedicado à Corporação Musical Banda São Sebastião, ou São Sebastião Banda Show, como preferir o leitor. Nesta entrevista ao jornal de fato, Anderson nos fala de música, música e música! Ele não consegue se separar da música.  É como se fizesse parte dele: em todas as perguntas que lhe fizemos, ele falou sobre música. Aplaudido de pé em cada concerto anual, o Maestro consegue transformar crianças e adolescentes em musicistas em apenas um ano. Anderson nos falou também das dificuldades que enfrenta na Banda, da alegria dos músicos ao final de um concerto, e do sonho dever a Banda São Sebastião melhor estruturada para aperfeiçoar ainda mais seu desenvolvimento musical.
Com vocês, Anderson Hernany Cordeiro da Corporação Musical Banda São Sebastião.  

de fato - Para você, o que significa ser maestro?
Anderson - É a arte de conduzir um grupo através de gestos e expressões. Ser maestro é uma vitória, pois é o mais alto cargo musical de uma orquestra.
de fato - Qual sua maior dificuldade para fazer seu trabalho de maestro na Banda São Sebastião?
Anderson - A maior dificuldade é o fluxo contínuo comum de uma banda. Ou seja, a entrada de novos participantes e a saída de antigos, pois há de se formar novos músicos e iniciar todo o processo, e a perda musical daqueles que podem dar seu melhor na Corporação.
de fato - Qual sua opinião sobre as políticas públicas de cultura em Brumadinho?
Anderson - Desconheço as políticas públicas de cultura em Brumadinho.
de fato - Três coisas que te deixam triste.
Anderson - A primeira coisa que me deixa triste é a saída de músicos da Corporação, pois além de um bom músico, perco também um bom amigo. A segunda coisa é a falta de apoio financeiro para que possamos trabalhar melhor e a falta de apoio de alguns pais de músicos que não os incentivam a se dedicarem na música. E a última é ouvir um grupo tocando mal, não valorizando a música e seu nome.
de fato - Três coisas que te deixam feliz.
Anderson - O que me deixa feliz é a qualidade musical das grandes apresentações das quais faço parte, o sorriso ou a lágrima de alegria dos músicos no final de cada Concerto bem sucedido e acima de tudo a realização pessoal de meus objetivos, trabalhando naquilo que gosto de fazer!
de fato - Se você fosse listar as 5 músicas mais bonitas, quais seriam?
Anderson - Seria uma injustiça citar 5 músicas que mais gosto, pois seria uma ofensa a tantas e tantas composições belíssimas que conheço e até às que desconheço.
de fato - Qual o seu maior sonho?
Anderson - Graças a Deus, a grande maioria dos meus sonhos profissionais já estão sendo realizados, mas ainda falta ver a Banda São Sebastião melhor estruturada para aperfeiçoar ainda mais seu desenvolvimento musical. Para que isso ocorra seria importante melhorarmos nossos instrumentos e capacitar melhor os monitores da banda; melhorar o tratamento acústico da Sede e profissionalizar a banda.
de fato - A coisa que mais te irrita.
Anderson - O que mais me irrita são as críticas de pessoas incapacitadas para tal fim. A música é também uma ciência de bases técnicas que devem ser analisadas por pessoas que estudaram para isso, e, às vezes, vejo comentários sem nenhum embasamento, pessoas que se julgam músicos, julgando grandes trabalhos realizados como se fosse algo fácil de se fazer e denegrindo imagens sem motivo algum para isso.
de fato - Uma mensagem para os leitores do de fato.
Anderson - Gostaria de agradecer a todos os leitores do jornal que também são amigos da Banda São Sebastião, pois graças a eles, a Banda São Sebastião lota os teatros por onde se apresenta, sendo uma banda espelho para várias outras bandas de toda a região e estado e convido a todos a continuarem acompanhando nosso trabalho, seja como membro musical da banda, seja como amigo ou simpatizante, seja como sócio, seja como amante da música. Até o próximo concerto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário