Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Edição 157 – Dezembro/2013
Eleição do PT-Brumadinho: filiados optam por mudança

O PT de Brumadinho tem nova direção. Os filiados foram às urnas no dia 10 de novembro, para eleger, diretamente, os Presidentes nos níveis municipal, estadual e nacional, e as direções (Diretórios Municipais) também nos três níveis. E Brumadinho, pela primeira vez nos 28 anos do Partido, houve disputa para eleger o Diretório Municipal. Duas chapas se apresentaram para representar o Partido nos próximos quatro. A chapa “Juntos para seguir em frente”, de situação, era encabeçada pelo Secretário Municipal de Ação Social, Rogério Luzia Fernandes Maciel, com apoio da então Presidente, Mara Karam. Ana Lúcia Gonçalves, Múcio Ananias Lara e Christie Temporim, que exercem cargo de chefia/confiança na Secretaria de Ação Social eram da chapa, junto com vários outros do Governo Municipal. A chapa tinha ainda apoio da maioria da então Executiva, como Neire José Rosa, Secretário de Formação.
Já a outra chapa, “Recuperar o Brilho do Partido e Avançar”, tinha os petistas históricos. Encabeçada por Nara Paraguai, era composta ainda pelo vereador Reinaldo Fernandes, pela ex-vereadora Lilian Paraguai e ainda Israel Ferreira, Maria Luzia, “Toddy”, Ilza Maia, Marcos da Sapatinha, dentre outros, como Margarida Mello.
Os candidatos à Presidência eram Nara Paraguai e o Secretário Municipal de Ação Social, Rogério Luzia Fernandes Maciel. Quarenta e quatro filiados estavam aptos a votar, dos quais 39 compareceram às urnas. A ex-vereadora Nara Paraguai venceu as eleições com 72% dos votos (28 votos) contra apenas 28% do Secretário de Ação Social, Rogério Luzia Maciel, que obteve apenas 11 votos, um menos dos 12 aptos que trabalham com ele na Secretaria.

Secretário é derrotado também no diretório

Na disputa para o Diretório Municipal, a derrota do Secretário Rogério Luzia foi ainda mais acachapante. Sua chapa obteve apenas 7 votos (20%). Nem mesmo membros de sua chapa, que trabalham na Prefeitura junto com ele, votaram a favor. A chapa formada pelo vereador Reinaldo Fernandes, Lilian Paraguai, Israel Ferreira, Toddy, Marcos da Sapatinha, Maria Luzia, Antônio Ronaldo, Serginho Augusto, Ilza Maia, Margarida de Mello, Jane Alves Fernandes, Marilza Alvares, e ainda, Gilson das Mercês, Milton Roque, Nevita Paraguai, Heli Prado, Mônica Carmo e Natalina de Paula obteve 80% dos votos.       

Posse tumultuada

A posse do novo Diretório foi marcada para o dia 10 de dezembro. A regra do PT é a chamada proporcionalidade. Cada chapa preenche o Diretório com o percentual obtido nas eleições. Assim, de um diretório de 22 pessoas, a chapa de Nara Paraguai ficaria com 18 nomes; e a de Rogério com 4. A mesma proporcionalidade deve ser respeitada na composição da Comissão Executiva do Partido, assim como na Comissão de Ética e no Conselho Fiscal, de quatro membros cada.
No dia da posse, quando a recém empossada presidente Nara Paraguai consultou o Secretário sobre a indicação dos nomes, ele informou que teriam se reunido e decidido não participar da composição. No entanto, parecia haver outras intenções por parte do Secretário e seus aliados.

Gritos: derrotados levam ata e lista de presenças


A posse foi tensa. A filiada Ana Lúcia Gonçalves se exaltou e dirigiu-se aos gritos contra outros filiados. Assim que a Presidente informou que o diretório seria formado então apenas com membros da chapa majoritária, o Secretário Municipal de Ação Social, Rogério Luzia Fernandes Maciel, disse que ia levar a lista de presença. Já o Coordenador do SINE, Christie Temporim, pegou a ata da reunião e disse que não ia entregá-la, saindo com o documento, o que foi registrado em ata como uma “atitude desvairada”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário