Edição 116-Agosto/2010
Eleições 2010
Ibope confirma vitória de Dilma no 1º turno
Candidata do PT mantém vantagem de 24 pontos sobre Serra
As recentes pesquisas do IBOPE confirma que Dilma Rousseff, do PT, ganha as eleições no 1º turno. Em pesquisa divulgada em 28 de agosto, a petista está com 59% das intenções dos votos válidos. A candidatura da petista segue a marcha de crescimento sustentado nas pesquisas de intenção de votos e agora alcançou 51% (oito pontos a mais do que no levantamento anterior), separados nulos e em branco. Por outro lado, José Serra (PSDB) continua em queda, passando de 32% para 27%. Marina Silva (PV) oscilou de 8% para 7%.
Dilma abriu uma vantagem de 24 pontos percentuais sobre Serra. Na pesquisa anterior, eram 11 pontos. "A performance de Dilma já se equipara à de Luiz Inácio Lula da Silva na campanha de 2006. Na época, no primeiro turno, o então candidato petista teve 59% dos votos válidos como teto nas pesquisas", diz a reportagem do Estadão.
Ultrapassagem em SP
Assim como mostrou o Datafolha, Dilma já superou Serra no estado de São Paulo (42% a 35%) e atingiu o dobro das intenções de voto em Minas Gerais (51% a 25%). Estes são os dois estados com maior número de eleitores. Se surpreende o desempenho em redutos tucanos, a liderança de Dilma no Rio de Janeiro é impressionante: 41 pontos de frente em relação ao tucano (57% a 16%).
Todas as cinco regiões do país estão com Dilma na liderança da pesquisa Ibope. O destaque é o Nordeste com o triplo de votos do tucano (66% a 20%). No Sudeste, ela vence por 44% a 30%, e no Norte/Centro-Oeste, por 56% a 24%. O cenário no Sul é o mais apertado: 40% a 35%. "Mas também entre os sulistas se verifica a tendência de crescimento da petista: ela subiu cinco pontos porcentuais na região, e o tucano caiu nove", afirma o Estadão. Na encomendada pelo jornal O Estado de S. Paulo e pela Rede Globo, divulgada no dia 3 de setembro, a candidata do PT à sucessão presidencial, Dilma Rousseff, manteve vantagem de 24 pontos sobre seu principal adversário, o tucano José Serra.
De acordo com a pesquisa, Dilma alcança 51% das intenções de voto, enquanto o presidenciável do PSDB tem 27%. Os números são os mesmos do levantamento anterior, divulgado em 28 de agosto.
A ultima pesquisa foi realizada com 3.010 eleitores entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o protocolo de número 27.597/2010.
Preferida entre as mulheres
Segundo o jornal O Estado de São Paulo, "com boa parte de sua propaganda direcionada à conquista do eleitorado feminino - dando destaque à possibilidade de uma mulher assumir pela primeira vez a Presidência -, Dilma cresceu mais entre as mulheres (nove pontos) que entre os homens (cinco pontos)".
A taxa de rejeição à candidata petista oscilou dois pontos para baixo, mas se mantém praticamente a mesma desde junho, próxima dos 17%. No caso do candidato tucano, 27% afirmam que não votariam nele em nenhuma hipótese.
Governo Lula
O Ibope também avaliou a aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com a sondagem, avaliaram como ótimo ou bom a gestão federal 77%dos entrevistados, enquanto 18% consideraram como regular e 4% como ruim ou péssimo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário