Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

domingo, 12 de setembro de 2010

Edição 116-Agosto/2010
Prefeitura realiza 2ª edição do Brumadinho Gourmet

A Prefeitura Municipal de Brumadinho, juntamente com o SENAC – Serviço Nacional do Comércio –MG, com quem assinou um Termo de Convênio, realizou, de 03 a 07 de setembro, a segunda edição do Brumadinho Gourmet. O 2º Brumadinho Gourmet esteve sob a coordenação da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura. Segundo a Secretaria, “o objetivo é impulsionar Brumadinho no cenário turístico e cultural, através da promoção de suas riquezas e da valorização de seus talentos.” O evento aconteceu, mais uma vez, na praça central de Casa Branca, localidade a 27 km do Centro de Brumadinho e contou com o envolvimento de empresários, gourmets, cozinheiros, produtores, artesãos e artistas
de Brumadinho.
O Brumadinho Gourmet acena com importante passo no sentido de que o Município invista na questão do Turismo como uma opção significativa para economia local.

Casa Branca

No contexto do desenvolvimento turístico do município e após a confirmação através da primeira
edição, o 2º Brumadinho Gourmet fixa em Casa Branca. A região é vista como destino turístico de lazer e bem-estar, um lugar com forte vocação para a área gastronômica, privilegiado pela beleza paisagística das serras da Calçada e do Rola Moça.
Nos finais de semana, principalmente, Casa Branca e arredores já atraem muitos visitantes. Eles vão à
procura do aconchego das pousadas, da comida saborosa dos restaurantes, das quitandas produzidas
pelas comunidades. Vão em busca de sossego, de um bom papo, das paisagens, do verde e do clima
ameno e saudável. Casa Branca é o lugar ideal tanto para quem quer descanso e relaxamento quanto para
quem aprecia práticas de ecoturismo e turismo de aventura.

Planejamento

Segundo a Secretaria de Turismo e Cultura, “o Brumadinho Gourmet é um evento gastronômico cuidadosamente planejado pela Prefeitura Municipal como um espaço para a expressão de seus gourmets, cozinheiros, quitandeiras, doceiras e produtores de cachaças, vinhos, licores, defumados, dentre outros. Será também uma oportunidade para a expressão dos artesãos e artistas locais, já que no município existem bandas, cantores e músicos talentosos.” Ainda segundo a Secretaria, “a diferença deste evento está no propósito de promover a valorização dos talentos de Brumadinho. As estrelas das atividades gastronômicas serão os cozinheiros e gourmets locais. É neste contexto que a Prefeitura de Brumadinho conta com a participação do Senac, cuja missão é de assessorar e orientar os realizadores, empresários e membros das comunidades de Brumadinho na realização de seus respectivos papéis.”
A guitarra alucinada de Cláudio Venturini

No sábado, 4, os visitantes do Brumadinho Gourmet foram presenteados com um maravilhoso show do grupo “14 Bis”, considerado o “pai do rock nacional”. Quem conhece o 14 Bis e quem ainda não conhecia pode deliciar-se ao som da guitarra fantástica de Cláudio Venturini, da bateria estrondosa de Hely, vocais de Sérgio Magrão e teclados de Vermelho. Com 20 Anos de estrada, o 14 BIS sempre esforçou-se para se manter na vanguarda tecnológica dos grupos de rock do país. A preocupação com a qualidade do som sempre foi uma constante. Já em 82, foram aos EUA. Voltaram cem mil dólares mais pobres e com uma tonelada e meia de equipamentos de última geração.
Com som refinado, voz afinadíssima de Cláudio, o público ouviu e cantou canções que foram – e ainda são – hits nacionais como  "Caçador de mim" (gravado também por Simone Milton Nascimento), "Todo azul do mar", "Nave de prata", “Planeta Sonho”, "Nos bailes da vida" e a parceria com Renato Russo (Legião Urbana), "Mais uma vez".
O 14 Bis, que sempre teve suas canções na lista das mais executadas das rádios de todo o Brasil, terminou seu belo show da melhor maneira possível, com um rock-balada da pesada, "Linda juventude", todo mundo pulando ao som do melhor do rock n’roll. Aí, foi só receber os aplausos de uma plateia empolgadíssima.

Saulo Laranjeiras e o amor

Mais dois grandes nomes estiveram no 2º Brumadinho Gourmet, Saulo Laranjeiras e Kadu Viana. Na segunda feira, Saulo Laranjeiras emocionou as pessoas com um show – show mesmo, performance da melhor qualidade – maravilhoso. Entre canções regionais, encenação de seus principais personagens da TV, Saulo ora levava a platéia ao êxtase com sua interpretação, acompanhada do som de 6 músico excelentes, ora a levava às gargalhadas com personagens como o político enrolador João Plenário, o caipira Geraldinho ou a velha Messina. Um show cheio de encanto, carinho, amor e altamente politizado e nacional, muito apropriado para as vésperas de 7 de setembro.

Talentos locais

No entanto, coerente com a proposta de abrir espaço para talentos locais, se apresentaram também no 2º Brumadinho Gourmet os cantores Leci Strada, Deley da Viola, Rei Batuque, Ângela Manjela, Sereno da Madrugada, dentre outros. Ficaram de fora alguns de nossos grandes nomes, como Marcelo Jabah. Mas, com certeza, serão valorizados em próxima oportunidade.
As atividades gastronômicas e culturais aconteceram durante os jantares e festins que foram promovidos pelos restaurantes e pousadas, e, também, na praça central de Casa Branca, onde tradicionalmente ocorrem os eventos locais e a comunidade comercializa seus produtos nos finais de semana. O evento teve início na tarde da sexta-feira, 03 de setembro, finalizando na terça, 07.

Nenhum comentário:

Postar um comentário