Edição 163 –
Junho/2014
Mobilização da população de Aranha obriga
Prefeitura e Saritur a discutir melhorias no transporte público do município
Foi necessária a mobilização dos moradores
de Aranha para que a Prefeitura de Brumadinho e a empresa SARITUR sentassem
para discutir alguns dos problemas no transporte público de Brumadinho. Mas foi
necessário mais do que uma simples mobilização: foi necessário queimar coisa e
impedir o trânsito na localidade.
A manifestação aconteceu no dia 4 de junho,
logo pela manhã. E a reunião na tarde do mesmo dia. O Procurador Geral do
Município, Valter Matosinhos, e a Secretária de Administração, Valéria Moreira,
se reuniram com representantes da Comunidade de Aranha e Região e com o Diretor
da empresa Turilessa (SARITUR), além das vereadoras Alessandra Oliveira (PPS) e
Renata Parreiras (PSB) para discutir melhorias no sistema de transporte público
par a comunidade.
Na pauta, dentre outras demandas, a
solicitação das comunidades de uma linha direta saindo do Distrito de São José
do Paraopeba, passando por Aranha e indo direto para Belo Horizonte, sem passar
por Brumadinho. O Diretor da Empresa Turilessa se comprometeu em implantar uma
linha ligando São José do Paraopeba, Aranha, via BR-040, conforme solicitado
pela comunidade, em caráter experimental, pelo prazo de 90 dias até Belo
Horizonte. Segundo ele, isso dependeria de autorização da Secretaria Estadual
de Transportes – SETOP.
Quanto à reivindicação de circular no
interior, a TURILESSA apresentou proposta propondo, em resumo, reduzir as
tarifas da Zona Rural e aumentar as tarifas da Sede. A proposta seria analisada
e votada pelo Conselho Municipal de Trânsito.
Ônibus para Belo Horizonte
Continuam também os problemas que envolvem
a linha Brumadinho-BH. Um leitor reclama com a redação o fato de os ônibus não
fazerem o trajeto completo no Centro de BH quando os motoristas “acham” que vai
ter manifestação ou quando são orientados para isso. E, mesmo sem manifestação,
retornam na Praça Raul Soares, deixando pessoas esperando no ponto por um
ônibus que não passará.
Vale ressaltar que não adianta ligar para a
empresa SARITUR. Seria o mesmo que pedir ao lobo para cuidar das ovelhas pra
você. O correto é ligar para o DER-MG. Se as pessoas ligam para o lobo, ou
melhor, para a SARITUR, a empresa vai arranjar uma desculpa - porque os
motoristas fazem via de regra o que o gerente manda, porque são apenas
empregados da empresa – e o DER não vai tomar conhecimento da reclamação. Quem
fiscaliza – ou deveria fiscalizar a empresa – é o órgão estadual e ele só agirá
se várias pessoas ligarem e reclamarem, como o próprio DER disse na última
Audiência Pública realizada pela Câmara Municipal para tratar dessas questões. O telefone do DER é
esse ao lado. Telefone: 155 - opção 6
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