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sábado, 19 de julho de 2014

Edição 163 – Junho/2014
Mobilização da população de Aranha obriga Prefeitura e Saritur a discutir melhorias no transporte público do município


Foi necessária a mobilização dos moradores de Aranha para que a Prefeitura de Brumadinho e a empresa SARITUR sentassem para discutir alguns dos problemas no transporte público de Brumadinho. Mas foi necessário mais do que uma simples mobilização: foi necessário queimar coisa e impedir o trânsito na localidade.
A manifestação aconteceu no dia 4 de junho, logo pela manhã. E a reunião na tarde do mesmo dia. O Procurador Geral do Município, Valter Matosinhos, e a Secretária de Administração, Valéria Moreira, se reuniram com representantes da Comunidade de Aranha e Região e com o Diretor da empresa Turilessa (SARITUR), além das vereadoras Alessandra Oliveira (PPS) e Renata Parreiras (PSB) para discutir melhorias no sistema de transporte público par a comunidade.
Na pauta, dentre outras demandas, a solicitação das comunidades de uma linha direta saindo do Distrito de São José do Paraopeba, passando por Aranha e indo direto para Belo Horizonte, sem passar por Brumadinho. O Diretor da Empresa Turilessa se comprometeu em implantar uma linha ligando São José do Paraopeba, Aranha, via BR-040, conforme solicitado pela comunidade, em caráter experimental, pelo prazo de 90 dias até Belo Horizonte. Segundo ele, isso dependeria de autorização da Secretaria Estadual de Transportes – SETOP.
Quanto à reivindicação de circular no interior, a TURILESSA apresentou proposta propondo, em resumo, reduzir as tarifas da Zona Rural e aumentar as tarifas da Sede. A proposta seria analisada e votada pelo Conselho Municipal de Trânsito.

Ônibus para Belo Horizonte

Continuam também os problemas que envolvem a linha Brumadinho-BH. Um leitor reclama com a redação o fato de os ônibus não fazerem o trajeto completo no Centro de BH quando os motoristas “acham” que vai ter manifestação ou quando são orientados para isso. E, mesmo sem manifestação, retornam na Praça Raul Soares, deixando pessoas esperando no ponto por um ônibus que não passará.

Vale ressaltar que não adianta ligar para a empresa SARITUR. Seria o mesmo que pedir ao lobo para cuidar das ovelhas pra você. O correto é ligar para o DER-MG. Se as pessoas ligam para o lobo, ou melhor, para a SARITUR, a empresa vai arranjar uma desculpa - porque os motoristas fazem via de regra o que o gerente manda, porque são apenas empregados da empresa – e o DER não vai tomar conhecimento da reclamação. Quem fiscaliza – ou deveria fiscalizar a empresa – é o órgão estadual e ele só agirá se várias pessoas ligarem e reclamarem, como o próprio DER disse na última Audiência Pública realizada pela Câmara Municipal para  tratar dessas questões. O telefone do DER é esse ao lado. Telefone: 155 - opção 6

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