Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Edição 178 – Setembro 2015
Brumadinho emplaca asfaltamento da estrada para Casa Branca em Fórum do Governo de Minas
Vitória foi fruto da participação popular, e parceria entre Prefeitura e vereadores

Brumadinho conseguiu colocar uma de suas propostas como uma das 10 prioridades do Governo de Minas para os próximos anos no quesito “Infraestrutura e Logística” - “Estradas e Vias”. Trata-se da obra de asfaltamento da estrada Casa Branca/Sede de Brumadinho. A proposta emplacou o 8º lugar entre aproximadamente 80 propostas apresentadas por diversas cidades na 2ª Etapa do Fórum Regional Metropolitano, realizada na Assembleia Legislativa no dia 26 de setembro.
Outra proposta levada pelo Município foi a construção de uma nova ponte sobre o Rio Paraopeba, incluindo aproximadamente 1 km de estrada pavimentada e acesso à UPA – e futuro Hospital Municipal - e ao Centro Poliesportivo “Estação Conhecimento”, com melhorias do trevo de acesso que liga a Sede do Município às BRs 040 e 356, permitindo também o acesso mais rápido ao Instituto Inhotim. A nova ponte melhorará o acesso ao município e reduzirá o fluxo de veículos na área central, que provoca congestionamento de quilômetros, especialmente nos dias de maior visitação a Inhotim. Faltou um voto para que a proposta ficasse entre as 10 primeiras, mas emplacou o 12º lugar. 
As duas propostas foram construídas pelo Vereador Reinaldo Fernandes (PT). Endossando as propostas, o Município levou 657 assinaturas ao Fórum, trabalho também articulado por Reinaldo. “Foi um trabalho e uma vitória coletiva”, frisou o Vereador do PT. O gabinete de Reinaldo do PT foi para a praça do Centro da cidade, onde os assessores Gleidson Alves e Gibran Dias colheram centenas de assinaturas. Em Casa Branca, o gabinete do Vereador Lucas Machado (PV) coletou outras centenas. O Secretário de Governo, Carlos Mendes, também se encarregou de colher dezenas de assinaturas, assim como outras pessoas.
No Fórum, ao defender as propostas, Reinaldo do PT mostrou aos presentes as centenas de assinaturas: “Não é uma proposta minha, mas represento aqui 657 pessoas que endossaram as propostas, e ainda 38 mil habitantes de Brumadinho, além de 228 mil turistas, de Minas, do Brasil e até do mundo, que visitam anualmente nossa cidade”, disse o Vereador.

Disputa na Assembleia

Várias centenas de pessoas reuniram-se na Assembleia para votarem as propostas. As 10 propostas mais votadas seriam apresentadas no plenário do Fórum ao final do dia, listariam como prioritárias, e todos iriam para o governo de Fernando Pimentel (PT). De Brumadinho estavam presentes 12 pessoas: além do Vereador Reinaldo Fernandes (PT), Jane Alves, Larissa Fernandes, Gleidson Alves, Willas Fernandes, Lucas Machado, Carolina de Moura, Norberto Giovannini, Caio Júlio, Lilian Paraguai, Marcos Sapatinha e Nara Paraguai.
Vereador Reinaldo Fernandes (PT) - camisa azul - com a 
turma de Casa Branca: Vereador Lucas Machado (PV), 
Norberto Geovaninni e Caio Júlio; abaixo, o Vereador 
com Gleidson Alves, Jane Alves e Willas Fernandes: 
defendendo as propostas de Brumadinho
 


Para emplacar suas propostas, Brumadinho aliou-se a outras cidades que defendiam propostas interessantes, como a volta do trem de passageiros e ampliação do metrô até Betim. Os representantes de Brumadinho votaram em propostas dessas cidades, que também defendiam, e conseguiram o apoio deles para as  propostas do Município. O asfaltamento da estrada Casa Branca/Sede de Brumadinho recebeu 43 propostas e a construção de uma nova ponte, 37 votos. “Além disso, conseguimos eleger pessoas de cidades vizinhas à nossa na Comissão que vai continuar acompanhando todo o processo para defender nossas propostas no Governo de Pimentel”, explicou Reinaldo. O Vereador foi um dos relatores do grupo de “Infraestrutura e Logística”, e leu as 10 propostas para todo o Fórum na Plenária Final, diante de centenas de pessoas e do Secretário de Estado Adjunto da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão – SEPLAG -, Wieland Silberschneider. 
Recentemente, os dois vereadores, Reinaldo Fernandes (PT) e Lucas Machado (PV), estiveram na Cidade Administrativa, onde se reuniram com o Secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Murilo Valadares. Acompanhado do Deputado Estadual Rogério Correia (PT), Reinaldo do PT e Lucas Machado foram levar as duas demandas ao Secretário. O Secretário comprometeu-se a analisar a obra, mas sugeriu que o Município se mobilizasse no Fórum Regional Metropolitano para fazer constar as duas propostas.

Vereador é eleito para Colegiado dos Fóruns Regionais e Brumadinho dá mais um passo para efetivação das obras 

O Município ganhou mais um reforço para a efetivação das duas obras no último dia 5 de outubro. Nessa data, aconteceu mais uma reunião sobre os Fóruns Regionais do Governo de Minas. Dessa vez, foi a reunião do Microterritório Betim, um dos que fazem parte do Território Metropolitano, e do qual faz parte o Município de Brumadinho.  O evento, realizado na Cidade Administrativa, reuniu prefeitos e vereadores das 13 cidades que formam o Microterritório Betim e tinha por objetivo eleger um prefeito e um vereador para representar as 13 cidades no Governo de Fernando Pimentel (PT). Fernandes esteve presente, convidado pelo Gabinete do Secretario de Estado de Governo, Odair Cunha (PT). O Vereador Reinaldo Fernandes foi eleito para representar as 13 cidades no Colegiado dos Fóruns Regionais do Governo Fernando Pimentel (PT). Rogerio Mendes da Costa, prefeito de Piedade dos Gerais, representará as prefeituras.
Os representantes dos Microterritórios formarão o Colegiado dos Fóruns Regionais, de caráter diretivo e executivo, com participação de representantes governamentais e não governamentais. Esse Colegiado discutirá e acompanhará a construção do PPA – Plano Plurianual – e o PMDI – Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado. Em outras palavras, o Colegiado acompanhará a efetivação das prioridades do Governo de Minas, como o asfaltamento da estrada para Casa Branca e construção da nova ponte em Brumadinho.    
Reunião na Cidade Administrativa: ao centro, o Reinaldo Fernandes (PT), eleito o vereador que vai representar as 13 cidades do Microterritório Betim no Colegiado dos Fóruns Regionais. À sua direita, o vereador Eutair, de Betim, e o Prefeito de Piedade dos Gerais, Rogério Mendes, que vai representar as 13 prefeituras 
Foto: Secretaria de Estado de Governo de MG

“Fiquei muito feliz com a minha escolha para representar essas cidades”, declarou o Vereador Reinaldo Fernandes (PT). “Meu papel no Colegiado dos Fóruns Regionais será defender as duas propostas de Brumadinho, o asfaltamento da estrada para Casa Branca e construção da nova ponte, mas também o de defender os interesses desse conjunto de cidades”, concluiu o petista.  
O microterritório Betim é formado pelas cidades de Brumadinho, Betim, Esmeraldas, Mateus Leme, São Joaquim de Bicas, Igarapé, Juatuba, Florestal, Mário Campos, Bonfim, Rio Manso, Crucilândia e Piedade dos Gerais.

Legenda: 

Importância das obras

Inhotim, o maior Museu a céu aberto do Mundo, chegou à 2.000.000 (dois milhões) de visitantes desde sua abertura, em 2007, uma média anual de 228.000 turistas, o que é de suma importância para nossa cidade. A ponte – a menos de 0,5 KM da obra da COPASA, de captação de água do Rio Paraopeba para o Sistema Rio Manso -, melhorará o acesso à UPA – e futuro Hospital Municipal - e ao Centro Poliesportivo “Estação Conhecimento”. Além disso, permitirá também o acesso mais rápido ao Instituto Inhotim. A nova ponte melhorará também o acesso ao município e reduzirá o fluxo de veículos na área central, que provoca congestionamento de quilômetros, especialmente nos dias de maior visitação a Inhotim. Será, ainda, uma opção de acesso ao Distrito de Conceição de Itaguá, sem a necessidade de passar pelo Centro.

Já a pavimentação asfáltica da estrada de Casa Branca, de aproximadamente 20 km, permitirá a integração do Município, o segundo maior da Região Metropolitana, com mais de 640 km², além de facilitar o acesso a Brumadinho a quem vem do Vetor Sul de BH e do Rio de Janeiro. “Casa Branca está, há muitos anos, praticamente abandonada pelo Poder Público local, e seus moradores merecem e precisam dessa obra”, defende Reinaldo Fernandes (PT), que classificou a colocação das obras entre as prioridades do Governo de Pimentel como “uma vitória coletiva fantástica!”. 
O Vereador Lucas Machado (PV), primeiro à esquerda; e Reinaldo Fernandes - último à direita - na Cidade Administrativa, em reunião com o Secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas - SETOP -, Murilo Valadares (segundo à esquerda) e o Deputado Estadual  Rogério Correia (PT), que articulou a reunião  em que os dois vereadores forma discutir as duas obras para Brumadinho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário