Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

terça-feira, 22 de março de 2022

 Edição 251 – Fevereiro 2022

Cassação de Nenen da ASA

Surpresa geral em Brumadinho! TODOS os vereadores votaram a favor de abrir uma Comissão Processante para discutir a cassação do mandato do prefeito Nenen da ASA (PV). Até os “do fundo da cozinha” do prefeito. Ainda não se sabe se é vingança, se é por ciúmes. Há quem diga que se trata tentativa de arrancar dinheiro do prefeito, mas são apenas rumores. Os vereadores têm mais uns 50 dias para, afinal, mostrarem para a população qual seus reais objetivos.  


Dez mortes por COVID

Só neste ano, nos dois primeiros meses, foram 10 mortos, um aumento de quase 150%, chegando a 102 vidas perdidas. Outro aumento exorbitante foi no número de infectados: no dia 9/2, foram 1412, um aumento de 300%!

VALE continua cometendo seus crimes


A mineradora destruiu a comunidade de Ponte de Almorreimas. Desapropriações injustas, barulho, bagunça, destruição do meio ambiente, do patrimônio cultural   

 

Indígenas Xucuru kariri ocupam terras da VALE em Brumadinho


Em 20/2, 16 famílias indígenas do povo Xucuru kariri realizaram uma “retomada” numa propriedade da mineradora VALE. A retomada fica entre o trevo de Alberto Flores e o Melo Franco. São 48 pessoas, sendo 20 crianças entre 1 e 14 anos, mulheres, gestantes, idoso e jovens.

Lula lidera pesquisa com 45%; bolsonaro  tem só 23%  


O ex-presidente Lula (PT) continua liderando a corrida presidencial deste ano. Pesquisa Genial/Quaest mostra Lula tem 45% contra apenas 23% de bolsonaro.
Os outros concorrentes seguem abaixo dos dois dígitos.


Editor lança livro em maio

No próximo 7 de maio, à noite, Reinaldo Fernandes lançará seu terceiro livro, “Minha vida é reticências”. Trata-se de um livro de poesias, pela editora portuguesa Ases da Literatura. O lançamento acontecerá no restaurante Pozza’s, na entrada da cidade, próximo ao trevo.


24ª vitória de Lula na Justiça

No último 2/3, o STF suspendeu a última ação penal contra Lula, referente ao Caso dos Caças Gripen. O Tribunal reconheceu que a ação penal fazia parte do “Plano Lula”, arquitetado por integrantes da extinta Operação Lava Jato.




Edição 251 – Fevereiro 2022

Editorial:

Denúncias e mais denúncias: passou da hora de cassar o prefeito

O prefeito Nenen da ASA (PV), como todos sabem, responde a dezenas de processos na Justiça, a maioria sob a acusação de corrupção, ou seja, acusado de roubar dinheiro da população. Não sou eu que digo, são as denúncias. Apenas traduzo para a linguagem popular, roubo, o que a linguagem técnica chama do bonito nome de “improbidade administrativa”.

A família do prefeito também está envolvida em vários processos, como o caso da Operação Ptolomeu (acusação de roubo em transporte escolar), que já deixou presos vários parentes seus e supostos “laranjas” por alguns meses. E o caso da obra de contenção de enchentes feitas na entrada do bairro São Conrado, acusação de roubo de dinheiro de obra que seria para proteger a população. Apesar disso, Nenen foi eleito, reeleito e novamente eleito: parece que muitos brumadinenses concordam com o roubo... ou se aproveitam dele, como, por exemplo, conseguindo um emprego na prefeitura. Apesar disso tudo, os vereadores nunca pensaram em cassar seu mandato. Agora isso mudou.

As acusações não param! O prefeito Nenen da ASA (PV) é acusado de ter beneficiado três irmãos, com dinheiro do cidadão, com horas -extras absurdas e pagamento a uma irmã sem que ela trabalhe a carga horária correspondente.

O prefeito Nenen da ASA (PV) é acusado, também, de pagar salário para uma funcionária fantasma que seria lotada na secretaria de governo.

O prefeito Nenen da ASA (PV) é acusado, ainda, de beneficiar o agora exonerado Secretário Municipal de Governo, Guti da Premoldados (PSB). Segundo a denúncia, veículos da prefeitura e funcionários estariam sendo utilizados dentro da empresa Premoldados Matosinhos, que seria de propriedade de Guti.

Reinaldo Fernandes
Editor
Mas não para aí! Tem mais! Com certeza, a mais grave de todas as denúncias. O prefeito Nenen da ASA (PV) é acusado pelos sindicatos de servidores públicos de Brumadinho,  SindUTE, SindSAÚDE e SindBRUM, de não realizar concurso público para suprir a demanda existente nos quadros do Município. Assim ele vai empregando centenas e centenas de pessoas (a maioria dos servidores), o que se constitui numa forma muitíssima eficaz de compra de votos.

Pronto! As razões estão aí. Só falta decisão política dos vereadores. Será que eles terão coragem?


Edição 251 – Fevereiro 2022

Povo Xucuru kariri promove retomada de território em terras da VALE

Indígenas chegaram na fazenda Brumas no último dia 20 de fevereiro; são 48 pessoas, sendo 20 crianças entre 1 e 14 anos, mulheres, inclusive gestantes, idoso e jovens

Na Quarta-feira de Cinzas, o Bispo Dom Vicente Ferreira; o Padre e Frei Gilvander Moreira (CPT) e mais duas dezenas de apoiadores estiveram na Aldeia Arapowã Kakyá celebrando com os indígenas
foto: gabriel fernandes 

No dia 20 de fevereiro de 2021, 16 famílias indígenas do povo Xucuru kariri realizaram uma “retomada” na fazenda Brumas, de propriedade da mineradora VALE. A retomada fica a 9 km do trevo da entrada  na cidade (Rodovia MG 040), entre o trevo de Alberto Flores e a localidade de Melo Franco.

Sem suas reivindicações atendidas perlo poder público, os indígenas sem terra e que possuem inúmeros problemas ligados à moradia, risco social, carência alimentar, hídrica e dificuldade de acesso às políticas públicas têm iniciado, desde 2018,  processos de “Retomada” de territórios. 

O que é uma “Retomada”?

Até o ano de 1.500, o Brasil era habitado por indígenas. Segundo descoberta feita em Lagoa Santa, aqui em Minas Gerais, haveria habitantes há mais de 12.000 anos. No entanto, os portugueses tomaram as terras dos indígenas, escravizaram muitos, e, desde então, eles lutam para manter sua terra e cultura. Expulsos de aldeias, muitas vezes sofrendo assassinatos de grileiros e mineradores, milhares deles vivem em condições desumanas em grandes cidades.  

Como a terra era deles e lhes foi tomada, eles fazem os processos de “re-tomada”: tomar o que já era seu. Os governos e instituições de Justiça não respeitam a Constituição Federal, que lhes garante a terra. Para não ficarem esperando eternamente (com o fazem há 44 anos, desde 1988), tomam a iniciativa da luta para forçar que a FUNAI – Fundação Nacional do Índio – faça a regularização do território. É o que está acontecendo em Brumadinho. A FUNAI já sabe da retomada e deve fazer uma visita à aldeia Arapowã Kakyá a qualquer momento para iniciar o processo de regularização.

Como vivem os indígenas

Para entender a “retomada”, é preciso entender a realidade na qual os indígenas em contexto urbano estão inseridos. Os motivos que os levaram à migração para as cidades pode ser, às vezes, voluntária ou, quase sempre, forçada e, em muitas situações, envolve violação de seus direitos humanos. Essa violação é motivada pela expulsão de suas terras de origem, fuga de conflitos, ameaças, inseguranças econômica e alimentar, falta de trabalho, ausência ou precariedade de serviços básicos, tratamento de saúde, comercialização de artesanato, estudos, dentre outras tantas razões.

No caso dos Xucuru Kariri, eles se cansaram de esperar a FUNAI. “A FUNAI só foi criada para defender os indígenas, mas não faz isso. Diz que vai resolver mas não resolve, fica enrolando”, relata o sr. Paulo,  o mais velho entre eles, pai do Cacique Carlinhos Arapowãnã.

"Em setembro eles (Funai) pediram para irmos provisoriamente para Presidente Olegário, no Alto Paranaíba, em um território de outra aldeia da nossa etnia. Deram esperança de um território, mas sempre que cobramos, falam que estão em pesquisa e muitas vezes a resposta é o silêncio", detalha o líder da aldeia, o cacique e pajé Carlinhos Arapowãnã Xucuru Kariri, de 32 anos.

O Cacique e Pajé Carlinhos Arapowãnã
foto: reinaldo fernandes / Jornal de fato

Rede de Apoio

Assim que se soube da retomada Xucuru Kariri em Brumadinho, uma grande Rede de Apoio foi formada, com presença de militantes de diversas matizes como antropólogos, professores, religiosos, artistas, militantes de partidos, advogados, psicólogos, violeiros, estudantes, sindicalistas etc.

No dia 22/2, o quilombola, jornalista independente  e ativista dos direitos humanos dos quilombolas/ indígenas e atingidos pelo crime da Vale, Ricardo Giovane foi à Aldeia levar água e comida aos indígenas. “Foi inenarrável rever Reinaldo [Reinaldo Fernandes, Presidente do PT de Brumadinho] após 20 anos e hoje entender o que ele falava lá atrás … e  Frei Gilvander. Estar  ao lado desses dois amigos e guerreiros,  defendendo com eles a causa dos povos originários e seus direitos é indescritível. Nós negros e remanescentes não teríamos sobrevivido às perseguições se não fosse a parceria dos indígenas e dos quilombolas.  E essa parceria se renova hoje é por isso meu total apoio!”, disse. “Eu, Ricardo Geovane, quilombola, moçambiqueiro, declaro aquele território retomado pela nação Xukuru-Kariri como território indígena!”, completou, perguntando: “E você, está do lado da Assassina ?”     

Os dois foram recebidos à entrada da Aldeia Arapowã Kakyá pelos indígenas. Havia ali sete seguranças privados da mineradora VALE, armados de facão, que não permitiam a entrada das pessoas para levar ajuda e prestar solidariedade aos irmãos indígenas. Diante disso, a cada apoiador que chegava, todos eles subiam (jovens, crianças, mulheres, idoso, gestantes adultos) e recebiam com suas danças sagradas.

“Não vamos sair daqui. A gente prefere ser mortos, virar adubo mas não saímos daqui.”

“Nossa luta já vem de 32 anos com o patriarca saudoso, meu avô Fernando. Nosso maior objetivo é sobreviver e a nossa luta é um território onde possa preservar a natureza e o meio ambiente. Nos nossos costumes tradicional. Nós não queremos auxílio da mineradora, queremos só o território e que aqui já fizemos rituais, batizamos as águas e matas e que as crianças e todos nós estamos habituado no local” explica  o cacique Carlinhos Arapowãnã. “Já estamos enraizado e agora queremos florir. Nós Xucuru Kariri Arapowã kakyá somos uma árvore e precisa ser aguado e quem nós conduziu até aqui foi um grande espírito, nosso pai Tupã, que também chamamos de deus dualhã. Somos 50 indígenas e não vamos sair daqui. A gente prefere ser mortos, virar adubo mas não saímos daqui”, promete.

Medo e repressão pelos seguranças armados da VALE

Em nome da VALE, a mineradora que assassinou 273 pessoas em Brumadinho, os seguranças privados violentam a  povo indígena, especialmente as crianças. Embora ajam de maneira aparentemente educada, eles estão fazendo uma violência sem limites aos serem vistos pelas crianças, especialmente, com seus facões na cintura. Além disso, com várias camionetas estacionadas ali, fazem o papel de intimidar os indígenas e os apoiadores.

Crianças Xucuru kariri
foto: reinaldo fernandes / Jornal de fato

Ricardo Giovane relata que, no dia 22, o chefe dos seguranças, Adriano Reis, ao ser questionado quem era seu superior, disse que não poderia informar, enquanto o outro teve a cara de pau de sugerir que ele ligasse para o 0800 da VALE para perguntar. Eles impediam os indígenas de retirarem seus pertences sagrados – que não podem ser vistos pelos não-indígenas - dos seus veículos.

Já no dia 26 de fevereiro, os seguranças tentaram impedir a visita do Padre e Frei Gilvander Moreira (acompanhado pela antropóloga Alenice Baeta), que foi à Aldeia prestar assistência religiosa. No entanto, defendendo a Constituição Brasileira, Frei Gilvander e seus dois acompanhantes avisaram que ia descer à Aldeia e os seguranças disseram que iam chamar a Polícia Militar.

Duas crianças Xucuru Kariri ladeando a
pequena Kenawara Kamakã Mongoió

A cena se repetiu no dia 2 de março, Quarta-feira de Cinzas, quando a segurança privada da VALE tentou, novamente, impedir a entrada de pessoas que iam fazer uma celebração religiosa com os Xukuru-Kariri. Desta vez, além do Padre Gilvander Moreira, estava o Bispo Dom Vicente Ferreira, da Região Episcopal nossa Senhora do Rosário. Os dois estavam acompanhados de mais 18 pessoas da Rede de Apoio, inclusive o Cacique Merong e sua pequena sobrinha Kenawara, da Retomada Kamakã Mongoió, também de Brumadinho, na região de Casa Branca..

Acionada pela VALE, a PM compareceu ao local mas, sem nenhuma ordem judicial, não pode fazer nada.

Celebração e apoio

O Bispo Dom Vicente Ferreira e
Frei Gilvander Moreira

A celebração da Quarta-feira de Cinzas foi maravilhosa. “O que eu sinto? Vergonha... de ver semelhantes nessa situação... me dá vergonha... me sinto culpada.. "Eu" que invadi as terras  deles...,“ disse Natalina de Paula, da rede de apoio.

Durante a celebração, dom Vicente disse aos indígenas que estava ali para declarar todo seu  apoio à luta deles e lembrou do quanto eles são importantes na defesa da mãe-terra, “a Casa Comum de que nos fala nosso Papa Francisco”, disse o religioso.

Já o ativista Tiago Amador, cidadão, brasileiro, declarou aquela terra como “terra indígena Xucuru kariri”, no que foi seguido por outros da rede de apoio.    

Dois povos, uma mineradora assassina e
seus "cães de guarda"

Perseguição de bolsonaro

Um dos alvos preferenciais do governo bolsonaro, os indígenas têm esperança num outro governo central. Ainda assim, continuam sua luta com a FUNAI no sentido de que a entidade faça o seu papel. No momento, aguardam uma visita dos técnicos para tratarem das questões sociais.

Edição 251 – Fevereiro 2022

Ponte de Almorreimas

Mineradora VALE continua cometendo seus crimes

Um lugar pacato, de tranquilidade, de pessoas andando lentamente pelas estradinhas. Ar puro enchendo os pulmões. Um bom dia ao vizinho, a resenha no Bar da Sueli e no Restaurante da Eva. As cavalgadas em que os cavaleiros se deliciavam com uma bela galinhada. O silêncio da natureza-mãe quebrado apenas pelo canto dos passarinhos e o som da água mansa do Rio Paraopeba ao fundo, com peixes para pescar, sombra para se esconder do sol, templo de meditação. A igrejinha para se encontrar com Deus e agradecer as bênçãos da vida. O patrimônio histórico produzido pelos negros escravizados do séc. XVIII.  As flores crescendo na primavera, o aconchego do inverno, as árvores dando sombras no verão. A vida seguindo seu curso normal. Lazer e descanso para sitiantes, fugindo do cansaço das cidades. O céu!


Essa era a comunidade de Ponte de Almorreimas até 25 de janeiro de 2019. Essa é a data em quem a mineradora VALE assassinou 273 pessoas em Brumadinho; matou o rio, os peixes e toda forma de vida existente nele; destruiu famílias, separou namorados, pais e mães, deixou dezenas de órfãos, levou os amigos. Deixou suicídios, desespero, medo constante e uma tristeza que parece não ter fim.

Mas os crimes não pararam aí.

Ponte de Almorreimas hoje

Dezenas e dezenas de caminhões pesados destruindo as estradas, com Sistema de Pare e Siga; correria; dezenas e dezenas de trabalhadores; máquinas trabalhando 24 horas por dia: barulho, barulho, muito barulho; poeira, poeira, muita poeira; patrimônio histórico destruído; prepotência da mineradora, sem nenhum diálogo; decretos do governador Zema (NOVO) desapropriando propriedades, invadindo-as, sem querer discutir o valor decidido sem consultar os atingidos. Flagelo. “A vida em desmantelo”. Um inferno!

Essa é a Ponte de Almorreimas hoje. Mas não sofre sozinha: moradores de Toca de Cima, Caju, Varjão, Guaribas, do bairro Salgado Filho e da Rua Presidente Vargas (bairro do Jota) também são diretamente afetados pelo tráfego de veículos e equipamentos para as obras, com poeira, barulho e quantidade de veículos. Com tanto tráfego pesado, os imóveis são afetados e aparecem as rachaduras.

Captação para o Sistema Rio Manso

As obras de Almorreimas  fazem parte do pacote de reparação do crimes. No entanto, na prática, constitui-se em mais crime, caracterizando crime continuado pela VALE. O que acontece ali é destruição da comunidade, secagem de minas de água, destruição do meio ambiente.

A obras são para construção da nova captação de água para a represa do Sistema Rio Manso (da COPASA), usado para enviar água para BH e abastecer milhões de pessoas... nenhuma de Brumadinho.  

“O decreto do governo de MG desapropriou as áreas por um valor extremamente baixo, gerando uma grande injustiça aos proprietários e também um decreto estabelecendo áreas de servidão onde iria passar a tubulação da adutora e linha de transmissão da CEMIG”, relata a sitiante Cléria Apóstolo Nogueira. “A VALE utilizou-se de um decreto de utilidade pública para não apresentar licença ambiental, impactos de vizinhança e estudos de viabilidade da obra”, diz Cléria.


“Tudo isto somado à alegação  tanto do governo quanto da COPASA de que a obra deveria ser feita de forma imediata devido à escassez hídrica  na região metropolitana, fato que não se comprovou, pois, desde o rompimento da barragem, a captação do Rio Paraopeba foi interrompida e em momento nenhum houve falta de água na região”, completa. “O que vemos é uma grandiosa obra  dentro de uma comunidade  rural e uma comunidade destruída sem indenizações para os moradores e sitiantes devido às violações de direitos pelas obras dentro da Comunidade Ponte das Almorreimas”, conclui

Crime continuado

Todas as CPI’s, as polícias Militar e Federal, todo mundo provou que a mineradora VALE cometeu crimes, que não foi tragédia: a mineradora já sabia que a barragem B-1 poderia se romper. E já sabia que, se rompendo, mataria de 100 a 150 pessoas. Como diria o Promotor de Justiça André Sperling, “a VALE só errou nas contas: não foram 100”, foram 273 pessoas assassinadas.

 

Edição 251 – Fevereiro 2022

Nenen da ASA (PV) pode ser cassado nos próximos meses

Vereadores aceitaram denúncias contra o prefeito, acusado de favorecer os familiares

Foi uma surpresa geral! TODOS os vereadores votaram a favor de abrir uma Comissão Processante para discutir a cassação do mandato do prefeito Nenen da ASA (PV). a sessão aconteceu no dia 10 de fevereiro.

Todo mundo sabe que os partidos coligados com Nenen elegeram 11 vereadores; um outro pulou logo para seu lado, ou seja, o prefeito tem, pelo menos, 12 dos 13 vereadores em sua mão. De repente, todos eles votaram contra o prefeito! Até os “do fundo da cozinha” do prefeito.   

Ainda não se sabe se é vingança, se é por ciúmes: dos 13 vereadores, pelo menos 5 desejam ser candidatos a prefeito na próxima eleição, que não terá Nenen da disputa.  Acontecer que o Nenen andava dando muito espaço para outro nome, Guti da Premoldados (PSB) em detrimentos dos coleguinhas da Câmara. Há quem diga que se trata de outra coisa e que haveria uma tentativa de arrancar dinheiro do prefeito. Seja qual for o motivo, os vereadores – TODOS – decidiram processar o prefeito.

Se vai haver cassação ou não, só o tempo dirá. Nossa reportagem consultou populares que não acreditam que essa câmara tenha coragem de casar o prefeito: “Se fosse para cassar por corrupção já tinha cassado”, disse uma senhora  

Denúncias de corrupção

Breno Carone (MDB) acusa o prefeito de ter beneficiado três irmãos. Uma irmã, conforme a denúncia, teria recebido aumento de, aproximadamente, 85% ao ser enquadrada em um regime especial de trabalho, mas sem atender aos critérios legalmente estabelecidos. “A referida servidora exerce as funções do cargo de professora municipal. Porém, não houve a devida aplicação da legislação (...), pois ela foi selecionada sem qualquer lisura e transparência, já que não trabalha na regência escolar da unidade em que está lotada”, aponta.

Roubo de hora-extra

Segundo Carone, a outra irmã estaria em readaptação funcional como atendente na Secretaria de Saúde, onde deveria cumprir carga horária de 30 horas semanais. “Há somente limitação física para o exercício de todas as funções do cargo. Contudo, a referida irmã apenas labora durante quatro horas por dia. Não bastasse tamanha irregularidade, ela ainda percebe horas-extras, sem trabalhar durante o período correspondente”, questiona.

Assim como a segunda, o terceiro irmão receberia “excessivas horas extras e sem a devida prestação dos serviços”. “De acordo com a documentação acostada a esta denúncia, o referido servidor mantém, em média, o recebimento mensal de absurdas cem horas-extras”. É como se o Guil (irmão do prefeito) fizesse, todos os dias, quase 5 horas-extras. Como sua carga horária é de 8 horas por dia, com hora de almoço, quer dizer que ele trabalharia 14 horas por dia, tipo das 7 da manhã até 21 horas, todos os dias. Parece ser roubo descarado de dinheiro da população.   

Decreto-lei 201

Os três tipos criminais de que o prefeito é acusado estão previstos no Decreto-Lei 201/1967. Entretanto, em nota encaminhada à imprensa, a Prefeitura de Brumadinho classifica a denúncia como “inepta, injustificada e sem qualquer embasamento legal consistente”.

Além de aceitar a denúncia contra Neném da ASA, os vereadores já constituíram a Comissão Processante responsável por julgar a cassação do mandato. O presidente será o vereador Guilherme Morais (PV) e o relator, o vereador Ninho (PSL). Ivan Egg (PV) completará a comissão. Já o vereador Geada (Cidadania) será o suplente. A Comissão Processante tem mais em trono de 50 dias para apurar as eventuais irregularidades e emitir o parecer.

Outra denúncia

A Câmara também instalou uma CPI - Comissão Parlamentar de Inquérito - para apurar uma outra denúncia contra o prefeito. Nenen da ASA é acusado de pagar salário para uma funcionária fantasma que seria lotada na secretaria de governo.

Edição 251 – Fevereiro 2022

Mais denúncia contra o prefeito Nenen da ASA e Guti da Premoldados

Ele sempre foi amigo do prefeito Nenen da ASA. Depois que Nenen perdeu as eleições em 2012 para o Brandão, ele virou amigo do Brandão (que supostamente era arqui-inimigo de Nenen). Então o falecido Brandão o escolheu como sucesso de seu governo e ele perdeu... para o Nenen. Aí ele volto a ser amigo de Nenen, voltou a vender para a prefeitura e virou secretário de Nenen, com a promessa de ser o sucessor. Seu nome é Geraldo Augusto Alves Matosinhos, mas podem chama-lo de Guti  da Premoldados (empresa que utiliza de tereno público para existir).   

Agora, a Câmara Municipal de Brumadinho recebeu, no dia 21/2, mais uma denúncia contra o prefeito Nenen da ASA (PV), e que agora também envolve o Secretário Municipal de Governo, Guti da Premoldados (PSB).

Guti e Nenen

A denúncia foi assinada por Gilcélio Aparecido Martins, irmão de um dos vereadores considerado da base aliada ao prefeito, Valcir Rambinho (PV). O documento elenca uma série de irregularidades que teriam sido praticadas pelo prefeito Nenen da ASA e seu secretário. Além do terreno público, agora a acusação é de usar também a máquina pública.

Segundo a denúncia, veículos da prefeitura e funcionários estariam sendo utilizados dentro da empresa Premoldados Matosinhos, que seria de propriedade de Guti.

Fato curioso

A denúncia anterior contra o prefeito (que estaria beneficiando seus irmãos) foi protocolada numa terça feira e votada dois dias depois. Já a denúncia contra o prefeito e o Guti, curiosamente, ainda está engavetada, mais de 20 dias depois.

No dia em que seria votada, os mesmos vereadores que aprovaram a denúncia anterior não foram na reunião para impedir o quórum. “Aliás, eles foram pra reunião de comissão, mas foram embora depois”, relatou ao de fato uma fonte de dentro da Câmara. Quem não quis votar a denúncia forma os vereadores Guilherme Morais, Barrão, Ninho,  Xodó, Ivam Egg, Jhon Roberto e Daniel Crentinho.

Mais denúncia

Nenen da ASA (PV) já pode pedir música no Fantástico! São pelo menos 3 denúncias num único mês! E olha que o mês só teve 28 dias! Somada à de janeiro, são quatro.

Outra denúncia foi feita pelos sindicatos de servidores públicos de Brumadinho e é, com certeza, a mais grave de todas. O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais – SindUTE/MG, subsede Brumadinho; o Sindicato dos Trabalhadores na Saúde – SindSAÚDE, núcleo regional Betim; e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Brumadinho - SINDBRUM, protocolaram, em 26/01/2022, denúncia de que o Prefeito Avimar de Melo Barcelos, o Nenen da ASA (PV) não realiza concurso público para suprir a demanda existente nos quadros do Município. Assim ele vai empregando centenas e centenas de pessoas (a maioria dos servidores), o que se constitui numa forma muitíssima eficaz de compra de votos.

Curiosamente, a Câmara arquivou. A razão talvez esteja no fato de que muitos vereadores mantém servidores sem concurso na prefeitura. E seria como dar tiro no pé.

E tem mais denúncias contra o prefeito e sua irmã

As denúncias contra o prefeito não param! Mais uma denúncia foi protocolada contra ele e a Secretária de Educação, sua irmã, Sônia Barcelos. A Câmara recebeu mais essa denúncia no dia 8 de março, feita por vários professores.

Segundo o documento apresentado, o Prefeito Nenen da Asa e sua irmã Sônia Barcelos teriam utilizado recursos do FUNDEB -  Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - em desvio de finalidade. 

Na análise da documentação de receita e despesas, teriam sido feitos pagamentos irregulares e utilização indevida de recursos originários da conta específica do FUNDEB, contrariando a norma de regência do órgão.

Mais de 10 milhões em caixa

Segundo o SindUte-MG -Subsede Brumadinho, a prefeitura estaria com mais de 10 milhões de reais em caixa, isso em novembro de 2021, quando foi  feito o último lançamento no sistema do TCE - Tribunal de Contas do Estado. O município ainda não havia lançado até o final de fevereiro deste ano, a atualização no sistema tanto do TCE quanto do Siope - Sistema de informações sobre Orçamentos Públicos em Educação. A data para lançamento do último bimestre do ano de 2021 seria 30 de janeiro.

Em fevereiro, a deputado estadual Beatriz Cerqueira, do PT, havia pedido na Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, da ALMG, informações sobre ao prefeito sobre os valores recebidos do FUNDEB até o final de 2021, além de investimentos dos recursos e remuneração dos profissionais da educação no município.

Edição 251 – Fevereiro 2022

Poucas & Boas

“Sinceramente, palavras de amigo, estou sendo muito sincerio, porque o prefeito neném da asa, tem que entender o seguinte, se a pessoa fala a verdade, é porque que ver o bem dele, é não os bejuladores, que está do seu lado, porque está no poder, porque tem dinheiro, status, por isso, que está ao seu lado, mais falo aqui como ser humano, todos nos sabemos, que o prefeito está com problemas de saúde,@Neném da Asa, na minha opinião, é melhor para o povo, pedir licença, para que o vice, assumi, ou o presidente da camara de Brumadinho, assumir, é melhor para o povo, é melhor do que deixar a população de Brumadinho, desassistida, abandonada, sem assistência, o mau do prefeito neném da asa, é querer controlar tudo, ou seja  certos setores, ou secretários não dar um espirro, sem autorização do prefeito neném da asa,  aí agora, o prefeito, não está bem, de saúde, a cidade está abandonada, e então é melhor ser humilde, e pedir licença, afastamento, é digno isso, do ser humano, do homem, dar pessoa, não é vergonha não.

Todos nos sabemos, que está tomando remédio pesados, tarja preta, é  infelizmente, quando começa tomar essas medicações, a pessoa não é a mesma pessoa, igual antigamente, e querer controlar tudo só vai piorar, o único que controla tudo, e todos é Deus, o ser humano, não aguenta, o ser humano vai feito pra isso, a cabeça não aguenta, adoece, pira a cabeça, então é melhor pedir afastamento, isso é digno do ser humano, e o vice assumi.”

De uma internauta, no grupo de whatsapp “Marinhos e Região” (grupo de que o prefeito também participa), depois da denúncias de corrupção contra ele entregues na Câmara Municipal e que podem levar à sua cassação

 

Edição 251 – Fevereiro 2022

Opinião:

Agroecologia e política

Wladimir Moreira Santos*

Participava, até algumas semanas atrás, de um grupo de whatsapp chamado "agroecologia Primavesi".

Nesse grupo, política era assunto proibido. E, alguns, se posicionavam contra o Lula e o PT, sempre com palavras agressivas e de ódio. “Lula ladrão” era o jargão que lacrava a conversa, quando o participante não tinha mais argumentos, como se “Lula ladrão” fosse uma verdade tácita, preto no branco. Decidi escrever o texto abaixo me desligando do grupo e o tornei público nas redes sociais. A eleição de 2022 será um divisor de águas neste país. Ou reestabelecemos nossa frágil democracia pelo voto popular ou naufragamos enquanto nação - Brazil, eterna colônia. Precisamos lutar a cada minuto pela nossa democracia e por nossas vidas. É isso que está em jogo. É disso que se trata. Sigamos!


"Prezados,

Boa noite. Vou me desligar deste grupo. Não consigo mais dividir um espaço com pessoas como o Márcio e outras que tenham uma visão muito restrita e distorcida da realidade.

O antipresidente está destruindo o país e toda e qualquer instituição democrática. E não é à toa. Com tantas destruições, as milícias avançam e ganham mais poder. Quanto menos lei, melhor para o crime organizado e seu poder de matar e extorquir.

Numa eleição tão crucial para a história deste país, como será a eleição deste ano para Presidente, impossível não me posicionar.

Fico literalmente estarrecido com tantos ataques ao Presidente Lula e ao PT por parte de integrantes deste grupo de "agroecologia". Também tenho minhas críticas ao PT e ao Lula, mas reconheço a grandeza e o brilhantismo do homem político Lula.

Lula é de longe o maior estadista que este país já teve. Reconhecido por TODOS os grandes líderes mundiais, com um trânsito internacional jamais conquistado por um Presidente da República. Lula, um homem do diálogo, transformou as estruturas de poder neste país, não apenas distribuindo riqueza, mas alçando o Brasil a um lugar importante no cenário político internacional. Nunca dantes na história, este país foi tão soberano. O Brasil cresceu, gerou riqueza, distribuiu renda, acabou com a miséria e a fome, investiu em educação e saúde e tudo isso não é pouco.

Lula, um dos poucos presidentes honestos e dignos que este país já teve, foi violentamente injustiçado. Sua vida pessoal foi destruída. Perdeu a esposa, Dona Mariza, neto, irmão. Ficou preso por 2 anos sem ter cometido qualquer delito!

Mas ele é tão grande que aí está com toda sua potência política e toda sua sabedoria se colocando aos 76 anos à disposição da população brasileira para reconstruir este país e nossa democracia. Lula, um gigante! Lula é um milagre na história deste país. E não admito qualquer palavra desrespeitosa a esse grande homem, ainda mais num grupo de agroecologia. Um político desta estirpe vem ao mundo de 500 em 500 anos.

Vamos vencer a despeito de todo o fascismo, de todas as fake news e de todo o machismo da sociedade brasileira.

Vamos reconstruir um Brasil mais verde e mais democrático.

Meu desejo é que Lula ganhe essas eleições de lavada e no primeiro turno.

Não será uma eleição fácil, pois da milícia pode-se esperar tudo, inclusive tentativas de assassinato.

Deixo meu abraço para os participantes deste grupo que têm o espírito verdadeiramente democrático.

Viva Lula!

Viva o Brasil!

Viva o MST e todos os movimentos sociais deste país tão desigual. 

Abraços.


Wladimir" - Fevereiro de 2022.

Wladimir Moreira Santos é morador de Casa Branca, poeta e agroflorestor  

 

Edição 251 – Fevereiro 2022

Genial/Quaest:

Lula lidera corrida presidencial com 45%; bolsonaro  tem só 23% 

Os outros concorrentes seguem abaixo dos dois dígitos


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua liderando a corrida presidencial deste ano, de acordo com pesquisa Genial/Quaest divulgada no dia 9/2. Pela amostra, Lula tem 45% das intenções de voto, seguido do presidente e candidato à reeleição, jair bolsonaro (PL), com 23%.

Os outros concorrentes seguem abaixo dos dois dígitos. O ex-juiz e ex-ministro de bolsonaro sérgio moro (Podemos) com 7%; Ciro Gomes (PDT) também com 7%; o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 2%; e a senadora Simone Tebet (MDB) com 1%. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), não pontuou. Votos nulos e em branco somam 8%, e os indecisos, 5%.

Lula tem a menor rejeição e vence fácil no 2º turno

Lula vence fácil bolsonaro no 2º turno. O petista aparece com 54% e o atual mandatário tem apenas 30%.

A pesquisa também mostrou que bolsonaro tem a maior taxa de rejeição dentre os presidenciáveis. De acordo com o levantamento, 66% não votariam nele, seguido por Sérgio Moro (Podemos) com 62%, João Doria (PSDB) com 61%, Ciro Gomes (PDT) com 54%. Lula tem a menor rejeição, 43%.

Segundo a Genial/Quaest, 58% dos entrevistados afirmam que a escolha do voto para presidente é definitiva, e 40% afirmam que ainda podem mudar de ideia, dependendo do cenário do momento. Entre os apoiadores de Lula, 74% dizem não mudar de opinião e apenas 25% ainda não se mostram tão decididos.

Foram entrevistadas 2 mil pessoas acima de 16 anos, de forma presencial, entre os dias 3 e 6 de fevereiro. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob número BR-08857/2022.

Lula 42% na CNT

Já na pesquisa da CNT – Confederação Nacional do Transporte - o ex-presidente Lula tem 42,2% das intenções de voto e continua na liderança da corrida presidencial. jair bolsonaro, por sua vez, aparece com apenas 28% das intenções. O levantamento foi feito entre os dias 16 e 19 de fevereiro, com 2.002 pessoas. A pesquisa foi registrada no TSE com o número BR-09751/2022.


Edição 251 – Fevereiro 2022

Editor lança livro em maio

E está novamente na Ecos da Palavra


No próximo dia 7 de maio, à noite, Reinaldo Fernandes lançará seu terceiro livro, “Minha vida é reticências”. Trata-se de um livro de poesias ( o segundo na carreira do escritor), 228 páginas, pela editora portuguesa Ases da Literatura. O lançamento acontecerá no restaurante Pozza’s, na entrada da cidade, próximo ao trevo.

Além de ser vendido no dia, o livro estará à disposição em lojas virtuais da Editora, no Brasil, em Portugal e vários outros países da Europa.  

“Estou muito animado com o lançamento”, declarou Reinaldo Fernandes. “É uma alegria poder dividir os meus escritos com os amigos”, concluiu o escritor.    

Fernandes está novamente na Ecos da Palavra

“Muito parabéns pelo excelente trabalho!!!” Assim, a editora da Revista Ecos da Palavra, Catarina Dinis Pinto, saudou Reinaldo Fernandes, autor da crônica “Galã de Hollywood”. A crônica foi publicada na edição de nº 9 da Ecos da Palavra, janeiro/fevereiro de 2022. É a 3ª vez que a Revista publica trabalhos de Reinaldo Fernandes.   


Fernandes estreou na Revista com o
conto “Paixão de Uma Vida Inteira”, na edição de nº 6, a que a Editora chamou de “maravilhoso trabalho”. A segunda vez foi com o “Diário da Quarentena – 381º dia – 1º de abril”. “É uma excelência em cada trabalho publicado”, disse a Editora da Ecos, à época. 


Início de 2022 “com pé direito”

O escritor já começou 2022 “com o pé direito”. “Seu texto [Paixão de Uma Vida Inteira] foi selecionado para a 31ª edição da Revista LiteraLivre, nossa edição de 5º aniversário. Tivemos 622 textos inscritos e 94 selecionados”, comunicou no dia 31/1 Ana Rosenrot, editora da Revista, que foi lançada no final de janeiro.

Barragem da Vallourec preocupa população de Piedade Paraopeba e é tema de audiência na Assembleia Legislativa

No último 24/2, a Comissão de Administração da Assembleia Legislativa reuniu  moradores de Piedade do Paraopeba, movimentos sociais, ambientalistas e representantes  do poder público e empresarial para debater possível descumprimento, por parte  da Vallourec Mineração, da Política Estadual de Segurança de Barragens (Lei  nº 23.291/19).

A população do Distrito suspeita que a Vallourec utilize obras emergenciais como pretexto para ampliar e altear a Barragem Santa Bárbara, integrante da Mina do Pau Branco. Eventual  rompimento da barragem de rejeitos atingiria cerca de 400 famílias, a Escola Municipal Padre Xisto (onde estudam mais de 250 crianças),  o patrimônio natural e cultural e arqueológico do povoado , que fica a 20 km da sede de Brumadinho e tem 300 anos de história.

A deputada estadual Beatriz Cerqueira, que solicitou a audiência, destaca a importância do debate sobre violação da Lei que veda a construção, instalação, ampliação ou alteamento de barragens que tenham comunidades na zona de autossalvamento.

Ao final da Audiência ficou decidido que a deputada faria várias solicitações como fiscalização da mineradora pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, com acompanhamento da comunidade; uma visita da Comissão à Comunidade; requerimento ao prefeito de Brumadinho para que ele faça cumprir o decreto municipal que impede trânsito de caminhões pesados na comunidade; pedido de informações à Defesa Civil de Brumadinho sobre a real situação da barragem; e pedido para que a prefeitura de Brumadinho faça análise da qualidade das águas dos córregos da região.  

 

Edição 251 – Fevereiro 2022

Contribua com a “Campanha Contra a Fome”


Às vezes a gente, por ter o que comer em casa, pensa que todo  mundo tem! Às vezes a gente ajuda uma vez e acha que está bom, mas a fome no Brasil continua”. Quem diz é Reinaldo Fernandes, Presidente do PT de Brumadinho, que está à frente de uma campanha contra a fome.

Segundo dados da entidade “A Ponte Social”, “um quarto da população brasileira, 52,7 milhões de pessoas, vive em situação de pobreza ou extrema pobreza.” Já a Pesquisa realizada pela Rede Penssan mostra que mais da metade da população, quase 116,8 milhões de brasileiros, não se alimentam como deveriam, com qualidade e em quantidade suficiente. A situação piorou muito desde o Governo Temer (MDB), e foi agravada agora no governo bolsonaro.

“Já conseguimos ajudar bastante pessoas. Pedimos às pessoas que continuem sendo solidárias, porque, no atual momento político do Brasil, com tanto desemprego e a pandemia,  a fome permanece”, completa Reinaldo.

Locais de arrecadação para fazer sua doação: Supermercados Luna e Fonseca; ABC da Construção; Ré Modas e Nova Opção.   

 

Edição 251 – Fevereiro 2022

Dez pessoas morrem de COVID em Brumadinho

Desde o início da pandemia, até quase dois anos depois, em dezembro de 2021, Brumadinho tinha perdido 92 pessoas para a COVID-19, média de 4,18 por mês. Agora, só neste ano, nos dois primeiros meses, foram 10 mortos, um aumento de quase 150%, chegando a 102 vidas perdidas.

Outro aumento exorbitante foi no número de infectados. Nos dois primeiros  anos, o maior número foi em 5 de junho de 2020, quando chegamos a 353 casos. Agora, no dia 9/2, foram 1412, um aumento de 300%! Provavelmente, resultado da festas de fim de ano e férias de janeiro.

No fechamento desta edição eram 102 mortos e 900 casos confirmados com a infecção.  

 

Edição 251 – Fevereiro 2022

24ª vitória: STF suspende última ação penal contra Lula

Mais uma vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Justiça. No último dia 2 de março, o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu a última ação penal contra Lula, referente ao Caso dos Caças Gripen. A robusta decisão do Tribunal acolheu os elementos apresentados pela defesa do ex-presidente e reconheceu que a ação penal fazia parte do “Plano Lula”, arquitetado por integrantes da extinta Operação Lava Jato. Mais uma prova do intenso Lawfare de que Lula foi vítima. Lawfare é perseguir uma pessoa em nome da lei, acusando-a de crimes que não cometeu.

GALErIa

Ponte de Almorreimas




















Nenhum comentário:

Postar um comentário