Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

domingo, 27 de março de 2022

 

SEGURANÇAS DA VALE CORTAM PNEU DE CARRO DOS INDÍGENAS XUCURU KARIRI


Os indígenas Xucuru Kariri foram, mais uma vez, agredidos e ameaçados: cortaram um dos pneus de um veículo pertencente a eles, como forma de intimidação. Tudo indica que a autoria do crime é da mineradora VALE, através de sua segurança privada, a mesma empresa que assassinou 270 pessoas em Brumadinho há três anos atrás.

O fato aconteceu na madrugada deste domingo, 27/3/22, na entrada da Aldeia Arapoã Kakyá, em Brumadinho – MG, Brasil. É a segunda vez neste mês que os indígenas sofrem esse tipo de atentado, tendo veículo danificado. Anteriormente foi em visita de solidariedade à aldeia dos Kamakã Mongoió, em 10/3, quando cortaram três pneus do veículo. Em ambos os casos, havia seguranças presentes, pública ou privada.  

“Ou foram os próprios seguranças que cometeram o crime ou eles estão acobertando o criminoso ou criminosos.”

VALE mantém ameaças e tenta impedir inclusive entrega de alimentos e água  




O crime de hoje foi descoberto pelos indígenas logo pela manhã. Segundo o Cacique e Pajé Carlos André da Silva, o Carlinhos Arapowãnã,  ao questionarem os seguranças da mineradora, eles disseram que não foram eles e que não viram nada. Ora, os seguranças, ilegalmente, mantém sob vigilância, 24 horas por dia, a entrada da Aldeia, tentando impedir todo tipo de ajuda dos apoiadores, inclusive entrega de alimentos e água.


Tentam, ainda, impedir que os indígenas desçam os poucos carros que lhes pertencem. Os seguranças estão sempre atentos – nossa reportagem esteve no local às 21H40 da última sexta-feira e eles estavam lá, querendo saber o que fomos fazer na Aldeia. Dessa forma, de duas, uma: ou foram os próprios seguranças que cometeram o crime ou eles estão acobertando o criminoso ou criminosos.

Violência constante contra os indígenas

Um Boletim de Ocorrência foi feito junto à Polícia Militar. “É lamentável o estado de violência, é algo gravíssimo, uma violência contra todos eles, que estão lá, desprotegidos, o tempo todo com essa tensão de saber dos inúmeros carros dos seguranças da VALE e da Polícia Militar trabalhando para a mineradora. É uma violência principalmente contra as crianças, vendo aquela truculência”, declarou Angela Mucida, da Rede de Apoio aos Xucuru kariri.  

As crianças (23 com idade entre 1 e 14 anos) estão
submetidas à violência patrocinada pela
mineradora VALE

“Não adianta nem a VALE e nem outras pessoas nos ameaçarem, não vamos sair daqui! Viramos adubo pra Mãe Terra mas não saímos, nosso povo não recuará na luta por um território”, firmou o Cacique Arapowãnã.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário