Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Edição 115-Julho/2010
Valdir de Castro e outros jornalistas lançam livro sobre a radiofonia mineira
Jornalistas, Professores e doutores de Comunicação como Nair Prata, Ângela de Moura, Eduardo Costa, Elias Santos, Graziela Melo Vianna, Kátia Fraga, Marcelo Dolabela, Maria Cláudia Santos, Sonia Pessoa, Vanessa Paiva, Waldiane Fialho e Wanir Campelo lançaram, em junho deste ano, o livro O RADIO ENTRE AS MONTANHAS - Histórias, Teorias e afetos da Radiofonia Mineira. Entre os autores está o Editor do Tribuna - Jornal da ASMAP, doutor e jornalista Valdir de Castro Oliveira. O evento aconteceu no dia dedicado à Comunicação e se constituiu em marco histórico para a comunicação mineira. O livro conta a trajetória de 80 anos do Rádio em Minas, uma obra bibliográfica que faltava nas bibliotecas mineiras.
Patrocinado em mais de 5000 exemplares pela Assembléia Legislativa de MG, o livro chega às Faculdades, autoridades, bibliotecas, resgatando a história da Radiofonia Mineira e contando toda historia do pioneirismo, as novas tecnologias, as historias dos fundadores, as faixas de audiência. Os relatos chegam às Rádios Comunitárias, contando histórias de emissoras como Rádios União, Constelação e Favela. Não faltam no livro os acontecimentos envolvendo as mudanças de características dessas emissoras, como as que aconteceram em Brumadinho com a  Radio INTER-FM. A INTER, hoje “Regional”, tem uma programação praticamente comercial, desfigurando sua origem e descartando os colaboradores que fizeram por mais de 10 anos sua identidade. Desatenta à legislação vigente, a rádio foi desfigurada em sua trajetória de sucesso e parceria comunitária e social. O que aconteceu com a INTER não é fato isolado, acontece em várias partes do país, num verdadeiro coronelismo eletrônico, como ressalta também o repórter  e acadêmico de Administração Fernando Moreira, que esteve no evento e que está defendendo sua monografia  exatamente sobre a importância das rádios comunitárias, estudando o caso da emissora de Brumadinho.
O RADIO ENTRE AS MONTANHAS - Histórias, Teorias e afetos da Radiofonia Mineira é um fortíssimo documentário sobre a radiofonia mineira.
Pra nós, de Brumadinho, é um grande orgulho a participação do competentíssimo jornalista Valdir de Castro, diretor da Asmap e do Jornal da Asmap. A ele, nossos PARABÉNS!

Colaborou Fernando Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário