Edição 115-Julho/2010
Instituto Inhotim recebe prêmio do Ministério da Cultura
O programa Laboratório Inhotim foi reconhecido como uma prática educativa inovadora pelo Prêmio Darcy Ribeiro 2010, do Ministério da Cultura. A premiação é voltada para projetos de museus brasileiros que também apresentam algum impacto social.
Segundo o curador artístico do Inhotim, Jochen Volz, o prêmio simboliza o quanto a ação educativa no Instituto é significativa. “Esse reconhecimento demonstra que a estratégia do Laboratório continua pertinente para a educação no Inhotim. Esperamos desdobrar, ampliar e desenvolver ainda mais esse programa inovador”, afirma.
O Laboratório Inhotim é um projeto de formação de estudantes de 12 a 16 anos de escolas municipais de Brumadinho. Segundo Inhotim, a proposta é promover o desenvolvimento cultural, artístico e social dos alunos por meio de encontros semanais ao longo de um ano. Os participantes realizam pesquisa de campo e intervenções no Instituto, debatem com convidados e artistas e fazem trabalhos de ateliê. Além disso, as atividades se expandem para a cidade, onde os alunos também realizam pesquisa de campo, fazem registros e intervenções artísticas.
O programa Laboratório Inhotim recebeu menção honrosa no Prêmio Darcy Ribeiro 2007 e o Prêmio Rumos Educação do Itaú Cultural 2009. Foram contemplados também pelo Prêmio Darcy Ribeiro 2010 o Museu e Arquivo Histórico do Panambi, no Rio Grande do Sul, e a Pinacoteca do Estado de São Paulo.
As informações são de Isabela Marschner e Renata Carneiro, da Assessoria de Imprensa de Inhotim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário