Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

domingo, 20 de março de 2011

Edição 121-Fevereiro/2011
Editorial
Caixa 2, compra de votos, carta anônima e abuso de cargo público: a hora é de apurar e de punir os acusados... se forem culpados

A bola da vez são as denúncias do ex-coordenador de campanha de Nenen da ASA (PV) e ex-secretário geral da Câmara, Cláudio Teixeira. Teixeira acusa ao Prefeito de uso de caixa dois na campanha, compra de votos e autoria de uma carta anônima. E ao seu ex-chefe, Zezé do Picolé, acusa de comprar da própria irmã, usar e abusar da Câmara para beneficiar seus parentes etc etc.
Até agora, nada foi provado. Portanto, ninguém pode ser condenado, ser considerado culpado. Quanto às acusações ao Prefeito, quem acompanhou a campanha eleitoral de Brumadinho com um mínimo de atenção já sabia que a existência de caixa dois na campanha de Nenen da ASA (PV) era bem possível. Sua campanha, em seu primeiro mês, contava com centenas de trabalhadores; uma dezena comitês eleitorais; dezenas de carros plotados; materiais impressos de boa qualidade; dezenas de carros de sons; e muito mais, e o candidato disse à Justiça que gastara apenas 1.500 reais, conforme denunciado pelo jornal de fato de agosto/2008. As novidades ficam por conta da suposta compra de votos e suposta autoria da carta anônima difamando cidadãos brumadinenses, inclusive juíza, policiais, vereadores e outras autoridades. 
As denúncias foram feitas não apenas à Câmara, mas também ao Ministério Publico Estadual e Procuradoria Eleitoral e já ganhou espaço na mídia regional e na internet, com milhares de acessos. Na Delegacia de Polícia, um inquérito policial investiga a autoria da carta anônima. Na Câmara, uma CPI foi aberta para apurar as denúncias.
Agora, espera-se seriedade por parte dos vereadores de Brumadinho e dos demais órgãos encarregados pela apuração das denúncias, que são gravíssimas! Caixa 2 dá cassação de mandato, assim como compra de votos e improbidade administrativa. Carta anônima é crime.
Quanto às supostas irregularidades de Zezé do Picolé, se ficarem provadas, os vereadores terão que "cortar na própria carne" e fazer a cassação do ex-presidente. Quanto a Nenen da ASA (PV), se sua reeleição já estava complicada por causa do IPTU e um governo que não cumpre as promessas de campanha, não consegue fazer diferente dos demais prefeitos e ainda sofre suspeitas de corrupção, agora sua situação fica bem mais complicada.
À população fica a responsabilidade de pressionar os vereadores no sentido de que apurem todas as denúncias, sem ceder a pressões, sejam elas de onde vierem. Por enquanto, todos são inocentes. Até que se prove o contrário.

Um comentário: