Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

domingo, 17 de abril de 2011

Edição 122-Março/2011
Editorial:
O jogo político e as denúncias de Cláudio

Na Câmara, a CPI que apura denúncias de corrupção em Brumadinho reclama sem parar do presidente da Casa, Leônidas Maciel. A CPI parece se esquecer de seu poder, inclusive o poder de polícia, fica se lamuriando ao invés de agir com mais serenidade – porém com firmeza -, e fazer valer seu poder de investigar, exigir documentos – mesmo que seja pela via judicial. Como na votação do IPTU, quando os vereadores disseram votar sem saber o que estavam fazendo, agora a CPI reclama de assessoria jurídica como se a única forma de trabalhar fosse com uma assessoria jurídica externa.  
Por outro lado, Cláudio Teixeira virou um tipo de “denunciante oficial”. Depois das denúncias da existência de supostos funcionários fantasmas na Administração Nenen da ASA (PV), Cláudio está sendo esperado na Câmara a cada sessão do Plenário.   
Enquanto isso, Nenen da ASA contra-ataca: faixas assinadas pelo PV Jovem foram colocadas no centro da cidade elogiando o prefeito; matérias pagas em jornais da cidade fazem propagandas de sua administração; Daniel Hilário – que o acusou de manter funcionários fantasmas na Prefeitura - volta atrás e assina um documento para tentar inocentar o prefeito; e sobrou até para o blog do jornal de fato (www.jornaldefato.blogspot.com): o jornal postou uma enquete perguntando aos leitores se eles consideravam o Prefeito culpado ou inocente das acusações de caixa dois, autoria da carta anônima etc. A enquete foi postada no dia 20 de março. Nos primeiros dias seguintes, inúmeros leitores acessaram o blog para participar da votação, quebrando todos os recordes de acesso ao blog desde a criação da página do de fato na internet. Desde os primeiros dias, o resultado era muito desfavorável para o prefeito, chegando a 90% dos votos considerando-o culpado. Mas, a partir do dia 28 de março, parece ter havido uma grande corrida para acessar o blog: só nesse dia 28, foram 45 votos. Desconfiamos de que o prefeito reagiu ao resultado, e seus aliados resolveram votar em sua inocência. Em 5 de abril, o blog chegou a ser acessado 78 vezes. E o resultado acabou empatado em 47% contra o prefeito (“culpado”) X 47% a favor (“inocente”). A enquete recebeu 116 votos.   
Mas a “oposição” também não está quieta. No dia 31 de março, como quem não quer nada, estiveram numa mesma reunião, na câmara, representantes do PMDB - tanto os do grupo de Tunico da Bruma quanto os do grupo de Tunico Brandão, inclusive os dois próprios -, do PTB, do PSDB, do PR, do PT e até do PP.   
Em outras palavras: para quem sabe ler, meia palavra...

Nenhum comentário:

Postar um comentário