Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

domingo, 17 de abril de 2011

Edição 122-Março/2011
Partido de Nenen da Asa (PV), acusado de corrupção, contra-ataca

O PV deu início a uma série de propagandas através de faixas colocadas na cidade. As faixas elogiam o Prefeito e suas supostas obras e são assinadas por um suposto “PV Jovem” (Partido Verde Jovem). Ao que parece, é uma reação à serie de graves denúncias ao Prefeito Nenen da Asa (PV). Além disso, especialmente a partir de março de 2010, quando começaram a chegar às casas o guia do IPTU, o Partido Verde está muito desgastado: seus 4 vereadores – e mais Leônidas – não só aprovaram um valor alto para o IPTU como se recusaram terminantemente a voltar atrás e corrigir o erro, apesar de admitirem que erraram. O Partido ainda continua se desgastando, uma vez que dá mostra de que quer blindar o vereador Zezé do Picolé, acusado de várias irregularidades.

As faixas

“O PV Jovem agradece ao prefeito Nenen da Asa que tem os olhos no futuro mas os pés e o coração no presente”,dizia uma das faixas, colocada na esquina das ruas Quintino Bocaiúva e Av. do Bananal.  Ao lado desta, uma outra faixa elogiava a construção do hospital, “uma obra que marcará a história da saúde em Brumadinho”, garante a propaganda, mesmo sabendo que a obra está apenas no alicerce ainda.
Noutra faixa, esta colocada em frente à Rodoviária, uma referência ao Aterro Sanitário, que também ainda não foi construído. Mais uma faixa, essa colocada depois da ponte sobre o Rio Paraopeba, enaltecia a construção de ponte em duas localidades da área rural. 

Autoritarismo e violência: faixas são queimadas

No dia 25 de março, a reportagem do jornal de fato fotografou 4 faixas colocadas na cidade. No dia seguinte, a reportagem saiu para fotografar a quinta faixa mas não conseguiu. Lamentavelmente, alguém queimou as faixas.  No sempre abominável anonimato, na calada da noite, o crime foi cometido. Ao invés do confronto aberto de opiniões, o que é muito saudável numa democracia, o criminoso – ou criminosos – preferiu destruir uma manifestação de pensamento, direito garantido a todos, sem exceção, pelo art. 5º da Constituição Brasileira. 

Quem é o PV Jovem

O jornal de fato não tinha conhecimento de quem eram as pessoas que formavam o PV Jovem, e que estariam colocando as faixas. O jornal postou uma enquete no seu blog (http://www.jornaldefato.blogspot.com) para saber se os leitores conheciam o tal “PV Jovem”. A enquete recebeu 54 votos. Desses, 53% disseram que não conhecem “pelo menos 3 pessoas” dessa suposta agremiação; 46% disseram conhecer. O jornal não conseguiu apurar se ela realmente existe.

Contra-ataque também via internet

Ao que pareceu ao jornal, aliados do prefeito parecem ter contra-atacado também na internet. Parece ter acontecido uma mobilização dos aliados de Nenen da ASA (PV) para votarem a favor de sua inocência: uma enquete postada no dia 20 de março perguntava ao leitor sua opinião sobre as denúncias contra o prefeito. Nos primeiros dias seguintes, inúmeros leitores acessaram o blog para participar da votação. Nos primeiros dias de votação, o resultado era muito desfavorável para o prefeito, chegando a 90% dos votos considerando-o culpado. Mas, a partir do dia 28 de março, parece ter havido uma grande corrida para acessar o blog: só nesse dia 28, foram 45 votos. Em 5 de abril, o blog chegou a ser acessado 78 vezes. Ao final, o prefeito alcançou 47% dos votos a seu favor (“inocente”), contra 47% de votos contra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário