Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

quinta-feira, 20 de outubro de 2011


Edição 127-Agosto/2011
CVT de Brumadinho inaugura projeto social

O Centro Vocacional Tecnológico de Brumadinho (CVT Agostinho Amorim), numa parceria com a Fundação Itaú Social, inaugurou no dia 24 de agosto mais um projeto de inclusão digital e social, com a finalidade de atender os usuários do CAPS – Centro Psico-social. Trata-se do “Intersetorialidade Solidária”, que tem por objetivo atender as demandas que ainda não são assistidas pelo poder público e por entidades do município, diz Cristina Sanches, jornalista da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Ciências e Tecnologia de Minas Gerais.
“Sendo o CVT um espaço de grande extensão, com possibilidades de ofertas na área de inclusão digital e social, espaço este favorável a implementação de novas ideias que possam gerar possibilidades de inserção social, vislumbrou-se a importância do trabalho realizado de forma intersetorial e, ao mesmo tempo, com uma equipe multidisciplinar, onde as chances de atendimento ofertam maior qualidade de atenção aos usuários. Portanto, esta nova forma de trabalho irá possibilitar a inclusão de um público específico que carece de uma atenção mais direcionada a seus anseios, promovendo a inserção dos mesmos na sociedade”, explica a coordenadora geral do CVT, Marilda Brígida.

Atendimento a crianças

O projeto também irá atender 174 crianças e adolescentes que fazem parte do Programa PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), na faixa etária de 6 a 15 anos, que se encontram desassistidos quanto à inserção e inclusão digital, devido à condição social e demais vulnerabilidades.

O que é o CVT

O CVT de Brumadinho é uma unidade da Rede de Formação Profissional Orientada pelo Mercado (RFPOM), projeto do Governo de Minas, coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes-MG), com apoio das Prefeituras Municipais. O objetivo é ampliar a capacitação local e regional; combater a exclusão digital e social; gerar emprego e renda; e contribuir para a melhoria de vida da população a partir da capacitação profissional. Para isso, três frentes de trabalho estão em atuação: alfabetização digital, inovação e formação e aperfeiçoamento profissional.
A rede conta com 571 unidades interligadas em banda larga, representadas por 84 CVTs e 487 telecentros, e 4,5 mil microcomputadores conectados. O projeto alcança mais de 360 municípios e soma mais de 500 mil cidadãos certificados em cursos presenciais e à distância, além de 1 milhão de pessoas beneficiadas com o acesso à internet. Já foram investidos, em sua estrutura, mais de R$ 130 milhões, recursos provenientes do Governo de Minas e do Governo Federal através do Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT.
O Centro Vocacional Tecnológico de Brumadinho está localizado à rua Presidente Vargas, 212,2º Andar, e o telefone é o 3571 1757.

Nenhum comentário:

Postar um comentário