Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

quinta-feira, 20 de outubro de 2011


Edição 127-Agosto/2011
INHOTIM 
FIC tem apresentação no Instituto
9ª edição do Festival Internacional de Corais homenageia dois ícones da música brasileira, Gonzaguinha e Gonzagão

No sábado, 24, o Instituto Inhotim foi palco para cinco apresentações musicais do Festival Internacional de Corais (FIC), edição 2011. Entre elas, a do Coral Infantil Inhotim Encanto. Coral Curumim Matozinhos, Coral da Escola Municipal João do Patrocínio, Coral Multicanto e Coral Viva Você foram os outros. Os corais se apresentaram no teatro do Centro de Educação e Cultura Burle Marx.
O FIC começou no dia 16/9 em 70 locais de 15 cidades mineiras. O FIC tem como objetivo proporcionar o intercâmbio cultural e o fortalecimento de laços entre corais regionais, nacionais e internacionais e o público. De acordo com a assessoria do evento, milhares de pessoas prestigiaram as apresentações deste ano.
Mais de cinco mil coralistas, entre crianças, jovens, adultos e idosos de 140 corais nacionais e internacionais se apresentaram ao lado de artistas e grupos renomados como Daniel Gonzaga, Kleiton e Kledir, Marcus Viana e 14 BIS.
Este ano, o festival homenageia dois dos mais importantes nomes da música brasileira: Gonzaguinha e Gonzagão. Todos os grupos corais que estão participaram desta edição interpretam uma ou duas músicas de autoria ou que foram interpretadas pelos cantores e compositores homenageados.
O Gran Finale do FIC aconteceu no domingo, 25, no Parque Municipal de Belo Horizonte. O evento foi produzido pela Maestria Arte & Cultura Ltda., sob a coordenação do maestro Lindomar Gomes.

Encontro com artistas

Importantes artistas do cenário contemporâneo mundial participam, no Instituto Inhotim, da montagem de novas obras de arte que serão inauguradas neste mês. Enquanto isso, a instituição promove encontros do público com os autores desses trabalhos que farão parte da exposição permanente e temporária do Inhotim. Depois do italiano Giuseppe Penone, os encontros foram com as mineiras Cinthia Marcelle (16/09) e Marilá Dardot (30/09) que conversaram com visitantes e funcionários do Instituto.
Marcelle falou do seu primeiro trabalho a ser exposto no Inhotim. Confronto (da série Unus Mundus), 2005, faz parte da nova exposição temporária da Galeria Lago. O vídeo retrata um elemento vital para o funcionamento das grandes cidades: o semáforo de trânsito, acrescido da intervenção de artistas de rua.
Dardot apresentou o trabalho A origem da obra de arte, que fará parte da exposição permanente e ao ar livre do Inhotim. Na oportunidade, a artista contou sobre o processo de produção e instalação da obra que está sendo montada em um espaço de 12 mil m² localizado no ponto alto do Inhotim. Mais de 1500 vasos de cerâmica em forma de letras, produzidos pela Cerâmica ArteMinas, instalada em Brumadinho, vão compor a obra. Os vasos abrigam plantas e formarão palavras a partir da criatividade do visitante do Instituto. “É uma obra que será construída o tempo todo”, conta a artista mineira Marilá Dardot.
No dia 7 de outubro foi a vez de Eugênio Dittborn apresentar seu trabalho e contar as curiosidades para os interessados.

Inhotim apresenta novas obras
Trabalhos fazem parte da exposição permanente e temporária da instituição

Na terça feira, 4, o Instituto Inhotim inaugurou, especialmente para a imprensa, novas obras de arte que vão fazer parte da exposição permanente e temporária da instituição. São obras a céu aberto em caráter permanente, e também novas exposições temporárias nas galerias Fonte e Lago.
Os novos trabalhos permanentes e ao ar livre são dedicados aos artistas Chris Burden, Marepe, Guiseppe Pennone e Marilá Dardot. As novas obras temporárias são dos artistas Eugenio Dittborn, Lothar Baumgarten, Isa Genzken, Susan Hiller, Thomas Hirschhorn e Cinthia Marcelle.
Além de visitas mediadas pelos curadores do Inhotim, o Instituto ofereceu um almoço à imprensa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário