Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Edição 153 – Agosto/2013
Aposentadoria: quanto antes começar a pensar, melhor
Visando conscientizar os cidadãos como um todo, do quanto é importante planejar sobre o futuro e no momento da aposentadoria, trataremos nesta edição do consenso entre os especialistas no sentido de que, o diálogo entre pais e filhos é fundamental para o desenvolvimento das crianças e que a aposentadoria deve estar entre os temas colocados em discussão. Isso pode garantir que os jovens aprendam, desde cedo, sobre a importância do planejamento para o futuro.
Segundo consultores financeiros e advogados experientes, os pais devem dar aos filhos a oportunidade de participar das conversas familiares. Com essa rotina, as crianças e adolescentes estarão mais bem preparados para os desafios que encontrarão fora de casa.
Por exemplo, uma pessoa, que hoje é adulta e gerencia bem seu orçamento em função dos conselhos e conversas que sempre teve e que passou a ser orientada em relação a questões financeiras logo que começou a ir à escola. Certamente, passou a conhecer o que é o dinheiro, custos, e aprendeu a dar valor às coisas, ainda muito jovem, pois, aprendeu corretamente a planejar o futuro e a agir corretamente para alcançar o objetivo almejado.
Algumas pessoas me procuram perguntado qual o momento certo para discutir com os filhos sobre o tema aposentadoria. Eu afirmo que, a aposentadoria deve ser discutida com os filhos logo no início da faculdade ou na chegada ao mercado de trabalho. Com esse grau de maturidade, já é possível vislumbrar o futuro. Além do que, Também é uma boa época para planejar e garantir o futuro.
O tema aposentadoria é um tema que não adianta ser falado muito cedo. Quando os filhos têm até uns 13 ou 15 anos, as informações podem não ser assimiladas corretamente. É preciso realizar um processo, apresentando primeiramente as coisas mais simples ligadas à vida financeira, conscientizar sobre gastos, incentivar e ensinar a economizar, evitar o consumismo, etc.
Fato é que, devemos todos assimilar a ideia de que: pensar em previdência é pensar em futuro e segurança. Pais, mães, enfim, família que têm um pensamento focado no futuro influenciam positivamente os filhos. Entretanto, aqueles que vivem apenas o hoje, com gastos desnecessários e sem planejamento posterior, podem fazer com que os filhos não tenham essa preocupação.
“Para pensar em previdência é preciso pensar no futuro. E normalmente esse valor do amanhã é aprendido no seio familiar. Pais que pensam no futuro inevitavelmente vão ensinar seus filhos a pensar assim também", afirma Ana Gabriela, que tem doutorado em educação pela Universidade Estadual de Campinas-SP (Unicamp).
Um marco importante é o nascimento dos filhos. A partir dessa etapa da vida, os pais começam a ter maior preocupação com questões importantes na vida de todos, como o envelhecimento. Mas ainda assim, é preciso mudar o entendimento de previdência que vigora no senso comum no Brasil. E isso deve começar em casa.
Ter um plano de previdência vai no contrafluxo do senso comum vigente no Brasil, um país onde não é comum pensar no futuro. Quem tem esse pensamento e contrata um plano como esse está à frente dos demais. E, nesse contexto, os pais que ensinam os filhos fazem com que eles estejam ainda mais à frente, ouso dizer, mais, além do plano de previdência, todos que se preocupam efetivamente com o futuro devem pensar e agir para também contratar um plano de seguro de vida.
Por isso, caros leitores, por ter a família a responsabilidade de ensinar os filhos a pensar na segurança futura, digo a todos vocês, para que essa segurança futura seja efetiva, muitas vezes é  necessário abrir mão de algumas coisas no presente. Devemos ser mais prudentes, mostrar aos filhos a importância de ser previdente, esquecendo o imediatismo.
Pensem e ajam busque seus direitos e ensinem seus filhos a fazer o mesmo, começando por garantir a planejar.
É isso, caros amigos, se quiserem esclarecer suas dúvidas sobre concessão de aposentadorias, revisões de benefícios e planejamento de suas aposentadorias, estou à disposição. Agende um horário e será um prazer atendê-los.

Flávia Fonseca – Advogada – Tel. (31) 3571-1486

Nenhum comentário:

Postar um comentário