Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

domingo, 22 de setembro de 2013

Edição 153 – Agosto/2013
Câmara fará Audiência Pública para discutir PPP do Sistema Rio Manso
A direção da Copasa já anunciou que vai adotar parceria público-privada (PPP) em algumas localidades. O sistema Rio Manso, em Brumadinho, seria o primeiro a utilizar PPP na ampliação do reservatório e construção de uma pequena central hidroelétrica (PCH). A empresa ficou de apresentar o projeto aos sindicatos em agosto, mas até o momento o SINDÁGUA-MG, sindicato dos trabalhadores da COPASA, não recebeu nada sobre o assunto e questiona quais são os interessados nessa modalidade de terceirização. A implementação de PPP já acarretou inúmeros prejuízos à população em outros Estados e também em outros países. Num levantamento feito pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC) a adoção do modelo, sobretudo na experiência internacional, trazem muitos exemplos de insucessos, como o aumento do preço da tarifa de água e esgoto para a população. O SINDÁGUA-MG defende que, “por ser uma empresa pública, a Copasa deve cumprir sua função social de promover a qualidade dos serviços prestados à população, evitando práticas ineficientes, que oneram os cofres públicos e só beneficiam a iniciativa privada”.
No caso do Sistema Rio Manso, localizado em Brumadinho, os custos para a COPASA, que eram de mais de 400 milhões, já passam de meio bilhão, ao mesmo temo em que o Sindicato defende que não há necessidade alguma em ampliação do sistema agora e nos próximos anos.
O SINDÁGUA-MG lembra que “é preciso ficar atento para que esta não seja mais uma tentativa de transferir o patrimônio público para as mãos de “parceiros” privados”.  

Câmara convoca Audiência Pública


Depois de se reunir com sindicalistas e assessores do SINDÁGUA-MG, a Câmara Municipal aprovou um Requerimento feito a pedido dos trabalhadores, convocando uma Audiência Pública. A Audiência acontece no dia 25 de setembro, ás 19hs30, na Câmara.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário