Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Edição 193Dezembro 2016

CuRtaS
Prefeitura de Monte Sião entrega maior empreendimento habitacional da história da cidade
No dia 20/12, prefeito de Monte Sião, João Paulo Ribeiro, entregou 255 casas populares do Residencial São Sebastião. Cerca de mil pessoas vão desfrutar de um lar com estrutura nova, aquecedor solar, quintal, garagem, academias ao ar livre e parque infantil. Após 15 anos, Monte Sião voltou a construir moradias para as famílias que mais precisam, entregando o maior empreendimento habitacional da história da cidade.
O prefeito João Paulo buscou, durante toda sua gestão, a efetivação desse projeto. Trata-se de investimento de mais de R$ 16 milhões.
A futura moradora Valéria Maria de Paula recebeu a primeira chave, representando as demais famílias. O novo bairro foi totalmente asfaltado, com guias, sistema de águas pluviais, iluminação, água, luz, esgoto e sistema de fibra ótica. Além disso, as 255 casas estão isentas do pagamento de IPTU durante cinco anos.

Férias nos museus!
A FEAMBRA (Federação de Amigos de Museus do Brasil - www.feambra.org) dá dicas de atividades nos museus brasileiros no período das férias escolares. Segundo a FEAMBRA, uma boa atividade em Inhotim é a Estação Educativa para Visitantes. Trata-se de: plataforma de acolhimento e apoio ao visitante de todas as faixas etárias. Com objetos de mediação, como miniexposição de materiais educativos, uma coleção biológica (caixa didática de borboletas) e um jogo da memória com o tema “Arte contemporânea em Inhotim”, a Estação Educativa vão oferecerá atividades até o final de fevereiro, gratuitamente, de terças a sextas-feiras, das 10 às 16 horas. Aos sábados, domingos e feriados de 10 às 17 horas. O Inhotim fica na Rua B, 20, Inhotim, ao lado da COHAB, Brumadinho – MG (www.inhotim.org.br).

Cartão de crédito: suicídio financeiro
O Governo Federal anunciou com ênfase a proposta que contém medidas com o objetivo de baixar os juros dos cartões de crédito. Pelo que foi veiculado até o momento, há dois pontos principais: o limite de utilização do crédito rotativo há 30 dias, e, após esse período, disponibilização de alternativas de financiamento para o valor devido e não pago.
Não é possível negar que as taxas cobradas pelas administradoras de cartões de crédito conduzem o consumidor a um verdadeiro suicídio financeiro, pois ultrapassam 400% ao ano. Mas será que essas medidas, por si só, realmente auxiliarão os usuários, como se supõe?
Para a especialista Thaís Cíntia Cárnio, advogada e professora de Direito do Consumidor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em termos fáticos, a limitação de prazo aumenta a possibilidade de que as dívidas transformem-se em uma gigantesca bola de neve, composta, em grande parte, pelos juros. “O que realmente falta ao consumidor é a clara abordagem quanto às regras do jogo: quanto mais fácil o acesso ao crédito, maior a taxa de juros. Basta comparar o que é cobrado nos complexos empréstimos de financiamento imobiliário. Após a entrega de uma pilha de documentos e o cumprimento de dezenas de requisitos, temos algo em torno de 11% ao ano. Muita diferença!”.
A professora lembra ainda que é que a falta de educação financeira transforma consumidores em vítimas da fugaz alegria de adquirir um objeto de desejo tão ansiado, e tão parcelado... Isso aliado ao incentivo das lojas âncoras ao pagamento parcelado de compras em seis, sete, até dez vezes.

A proposta não é ruim, mas é insuficiente. Um bom começo seria o estabelecimento da obrigatória e didática explicação do funcionamento do crédito quando da disponibilização do cartão. Na prática, o que se vê é a entrega impensada desse meio de pagamento, sem adequada análise de crédito e, principalmente, sem a devida preparação do cliente para utilizá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário