Edição 193 – Dezembro 2016
CuRtaS
Prefeitura de
Monte Sião entrega maior empreendimento habitacional da história da cidade
No dia 20/12, prefeito de Monte Sião, João Paulo Ribeiro,
entregou 255 casas populares do Residencial São Sebastião. Cerca de mil pessoas
vão desfrutar de um lar com estrutura nova, aquecedor solar, quintal, garagem,
academias ao ar livre e parque infantil. Após 15 anos, Monte Sião voltou a
construir moradias para as famílias que mais precisam, entregando o maior
empreendimento habitacional da história da cidade.
O
prefeito João Paulo buscou, durante toda sua gestão, a efetivação desse
projeto. Trata-se de investimento de mais de R$ 16 milhões.
A
futura moradora Valéria Maria de Paula recebeu a primeira chave, representando
as demais famílias. O novo bairro foi totalmente asfaltado, com guias, sistema
de águas pluviais, iluminação, água, luz, esgoto e sistema de fibra ótica. Além
disso, as 255 casas estão isentas do pagamento de IPTU durante cinco anos.
Férias nos museus!
A
FEAMBRA (Federação de Amigos de Museus do Brasil - www.feambra.org)
dá dicas de atividades nos museus brasileiros no período das férias escolares.
Segundo a FEAMBRA, uma boa atividade em Inhotim é a Estação Educativa para
Visitantes. Trata-se de: plataforma de acolhimento e apoio ao visitante de
todas as faixas etárias. Com objetos de mediação, como miniexposição de
materiais educativos, uma coleção biológica (caixa didática de borboletas) e um
jogo da memória com o tema “Arte contemporânea em Inhotim”, a Estação Educativa
vão oferecerá atividades até o final de fevereiro, gratuitamente, de terças a
sextas-feiras, das 10 às 16 horas. Aos sábados, domingos e feriados de 10 às 17
horas. O Inhotim fica na Rua B, 20, Inhotim, ao lado da COHAB, Brumadinho – MG
(www.inhotim.org.br).
Cartão de
crédito: suicídio financeiro
O Governo Federal anunciou com ênfase a
proposta que contém medidas com o objetivo de baixar os juros dos cartões de
crédito. Pelo que foi veiculado até o momento, há dois pontos principais: o
limite de utilização do crédito rotativo há 30 dias, e, após esse período,
disponibilização de alternativas de financiamento para o valor devido e não
pago.
Não é possível negar que as taxas cobradas
pelas administradoras de cartões de crédito conduzem o consumidor a um
verdadeiro suicídio financeiro, pois ultrapassam 400% ao ano. Mas será que
essas medidas, por si só, realmente auxiliarão os usuários, como se supõe?
Para a especialista Thaís Cíntia Cárnio,
advogada e professora de Direito do Consumidor da Universidade Presbiteriana
Mackenzie, em termos fáticos, a limitação de prazo aumenta a possibilidade de
que as dívidas transformem-se em uma gigantesca bola de neve, composta, em grande
parte, pelos juros. “O que realmente falta ao consumidor é a clara abordagem
quanto às regras do jogo: quanto mais fácil o acesso ao crédito, maior a taxa
de juros. Basta comparar o que é cobrado nos complexos empréstimos de
financiamento imobiliário. Após a entrega de uma pilha de documentos e o
cumprimento de dezenas de requisitos, temos algo em torno de 11% ao ano. Muita
diferença!”.
A professora lembra ainda que é que a falta
de educação financeira transforma consumidores em vítimas da fugaz alegria de
adquirir um objeto de desejo tão ansiado, e tão parcelado... Isso aliado ao
incentivo das lojas âncoras ao pagamento parcelado de compras em seis, sete,
até dez vezes.
A proposta não é ruim, mas é insuficiente.
Um bom começo seria o estabelecimento da obrigatória e didática explicação do
funcionamento do crédito quando da disponibilização do cartão. Na prática, o
que se vê é a entrega impensada desse meio de pagamento, sem adequada análise
de crédito e, principalmente, sem a devida preparação do cliente para
utilizá-lo.
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