Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Edição 109 – Janeiro/2010
Editorial

Boas notícias

Trazemos nesta primeira edição de 2010 uma série de boas notícias. A começar pelo Brasil que está “bem na fita”, com seu Presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), somando prêmios um atrás do outro: "o homem do ano de 2009", de acordo com o jornal francês "Le Monde"; uma das cem personalidades mais importantes do mundo ibero-americano em 2009, de acordo com o espanhol El País; "homem que assombra o mundo", "completo" e "tenaz", nas palavras do próprio primeiro-ministro da Espanha, José Luis Zapatero.
Ainda no plano nacional, o Brasil pode praticamente erradicar a taxa de pobreza absoluta, segundo estudo do Ipea, chegando a índices de pobreza iguais a de países ricos em 2016.
No plano municipal, vemos que a justiça pode ser feita, ainda que tardiamente. A informação de que três ex-prefeitos foram condenados e tiveram seus direitos políticos cassados por cinco anos traz uma brisa de esperança de que a impunidade pode acabar neste país e que os crimes contra o patrimônio público, as irregularidades de prefeitos serão, enfim, combatidas com o rigor da lei. Ver justiça sendo feita é, sempre, uma boa notícia. No caso, há ainda importância maior, porque a condenação se deu pelo fato de terem deixado a SARITUR explorar, irregularmente, sem licitação, o transporte coletivo, fazendo o que bem queria.
Some–se a isso mais um processo contra Tunico da Bruma que, além de ficar fora das próximas eleições municipais, pode ter que devolver R$ 19,3 milhões aos cofres públicos de Brumadinho, por causa das obras de uma estrada de 32 km. Ilegalidades no processo licitatório e a execução de serviços e a utilização de materiais em menor volume que o projetado e contratado na licitação do empreendimento são as razões desta ação judicial contra o empresário.
Se, por um lado, gente como Nery Braga (PV) e Tunico da Bruma (PMDB) envergonham nossa gente, duas entidades são motivos de orgulho para Brumadinho: o CVT e o CEP. O CVT recebeu o Prêmio Telecentros Brasil 2009, da Associação Telecentro de Informação e Negócios, premiado na categoria Melhores Práticas - destaque e visibilidade às boas práticas gerenciais  em Telecentros. Por outro lado, o CEP acaba de receber, pela segunda vez, o prêmio nacional de “Ação Transformadora”, instituído pela Vale para estimular e divulgar iniciativas que geram resultados de maior impacto para desenvolvimento das populações onde ela atua no Brasil.
Palmas para o nosso Presidente e seu governo, para o CEP e o CVT, todos eles agindo e operando transformações sociais, aqui e no Brasil. Palmas, por serem portadores de boas notícias para nós, brumadinenses honestos e de bem. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário