Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

domingo, 10 de outubro de 2010


Edição 117-Setembro/2010
15 DE OUTUBRO: DIA DO PROFESSOR NO BRASIL

Ricardo Barros*

No Brasil, o Dia do Professor é comemorado todo 15 de outubro. Mas você sabe a origem do Dia do Professor?
No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa d’ Ávila), Dom Pedro I, Imperador do Brasil, baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, era imperativo que "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". Ele ainda determinava a descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia era inovadora e revolucionária para a época.
Foi somente em 1947, durante o governo de Eurico Gaspar Dutra - portanto, 120 anos após o referido decreto do Primeiro Império - que ocorreu a primeira comemoração do Dia do Professor.
A data começou a ser comemorada em São Paulo , em uma pequena escola no centro da cidade, onde existia o Ginásio Caetano de Campos. O longo período letivo do segundo semestre ia de 1º de junho a 15 de dezembro, com apenas dez dias de férias em todos esses meses. Foi então que quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para se evitar o stress – e também de congraçamento e reflexão para o restante do ano.
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, Piracicaba, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização entre eles. A sugestão foi aceita e a comemoração teve presença maciça. O discurso do professor Becker, além de ratificar a ideia de se manter na data um encontro anual, ficou famoso pela frase: "Professor é profissão. Educador é missão".
A partir dessa data, comemora-se o Dia do Professor no Brasil em todo 15 de outubro.

* Ricardo Barros é Professor de História do Colégio Paulista. Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo. Bacharel em História e Licenciado em Pedagogia pela mesma universidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário