Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Edição 150 – Maio/2013
Moradores sofrem com poeira e barulho de caminhões

Moradores dos bairros Progresso I e II e COHAB estão sofrendo com a poeira e o barulho provocados pelos caminhões que transportam minério de ferro e trafegam pela Av. Inhotim dia e noite. Juntos com o vereador Hideraldo Santana (PSC), os moradores se movimentaram para buscar soluções para o problema. O vereador, com, recursos do próprio bolso, afixou uma faixa em sua residência, lembrando-se da necessidade de ar puro par se ter boa saúde. A atitude foi criticada por um jornal da cidade, que acusou Hideraldo de não saber qual é o papel do vereador. Outro morador seguiu a ideia de Hideraldo e também afixou uma faixa.


Reunião com Ferrous

Na segunda-feira, dia 20 de maio, aconteceu uma reunião entre a Ferrous e a Associação dos Moradores do bairro Progresso para tratar do assunto. A princípio, a mineradora agendou a reunião para falar sobre uma barragem que será construída próxima a Brumadinho, em São Joaquim de Bicas. Estiveram presentes, além dos representantes da Ferrous, cerca de 20 pessoas, incluindo os vereadores Reinaldo Fernandes (PT) e Renata Parreiras (PSB).
Após a explanação por parte de vários representantes da Ferrous, o vereador Reinaldo Fernandes colocou em discussão a questão do trânsito de caminhões transportadores de minério de ferro em nosso município. O vereador informou aos presentes que a Ferrous, de acordo com informações de sua Assessoria de Imprensa, apresentou um crescimento superior a 70% em 2011 e 2012, alcançou produção recorde de 3,2 milhões de toneladas de minério de ferro, pretende expandir para cinco milhões em 2013, uma meta expressiva de crescimento, de cerca de 56%. Informou ainda que a empresa, somente no ano passado, investiu cerca de R$40 milhões para a expansão da mina Viga e diz que faz “importantes investimentos em ações de responsabilidade socioambiental”. Diante destes dados, o vereador disse aos representantes da empresa que a Ferrous deveria preocupar-se seriamente com a saúde dos moradores.
 O gerente da mina Esperança (de propriedade da Ferrous), senhor Vicente, disse que a mineradora tem um contrato com uma empresa terceirizada para transporte do minério em Brumadinho. Afirmou que por este contrato, os motoristas devem circular fora da Sede Urbana, saindo do Tejuco (local onde a Ferrous compra minério de outra empresa), passando por Bom Jardim, Mário Campos e São Joaquim de Bicas até chegar ao Terminal Serra Azul - TSA - que é o terminal responsável por coordenar o transporte do minério por trem. Disse também que com a construção da barragem em Bicas possivelmente a empresa diminuirá a demanda por caminhões, reduzindo a frota terceirizada em menos 18 caminhões. Entretanto, não há previsão para início e conclusão das obras da barragem.

Moradores questionam e cobram medidas da Ferrous

A população se manifestou em relação ao tema abordado e lamentou o fato de conviverem com a poeira. Pediram à mineradora mais fiscalização e comprometimento com a população em geral, principalmente por se tratar de algo que afeta a saúde das pessoas. O vereador Hideraldo Santana solicitou a Ferrous que fiscalizasse, diariamente, os caminhões contratados pela empresa. Um morador que reside na Avenida Inhotim disse que considera um desrespeito o trânsito de caminhões e que, além de deixar a cidade suja e feia, os caminhoneiros circulam em alta velocidade e utilizam rádio comunicador, o que afeta a transmissão de televisão via satélite. 

Vereador e população propõem abaixo-assinado

O vereador Hideraldo Santana, movido pela solicitação de vários populares, organizou um abaixo-assinado em que solicita ao Executivo medidas urgentes com relação ao trânsito de caminhões transportadores de minério de ferro em Brumadinho, especialmente na Avenida Inhotim. Até o fechamento desta edição, mais de 300 pessoas já tinham hoje, o documento recebeu mais de 300 assinado o documento. 

Ações no MP

Como o trânsito de caminhões afeta a moral e causa danos materiais às pessoas, ao final da reunião o vereador Reinaldo Fernandes sugeriu que aqueles que se sentem desmoralizados e que tiveram em suas casas danos materiais (rachaduras nas paredes, muros etc) acionassem o Ministério Público, propondo ações por danos morais e materiais. O vereador alertou também aos moradores que procurassem a Comissão de Saúde da Câmara Municipal, e a Prefeitura, pois cabe ao poder executivo fiscalizar e agir sobre o trânsito na cidade. Sugeriu ainda que fossem procurados os Conselhos do Idosos e da Criança e Adolescentes uma vez que esses setores sociais têm sofrido com o problema.
A reunião esclareceu aos moradores que, além dos caminhões que trabalham para a Ferrous, outros caminhões também participam da “bagunça”, inclusive da Prefeitura Municipal e da Rifel.


Nenhum comentário:

Postar um comentário