Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

 

COBERTURA ESPECIAL

Enchente 2022 – Brumadinho

POPULAÇÃO VAI CONTINUAR SEM ÁGUA

Atualizado às 13H36 do dia 10.1.22













Praça da Bandeira, no Centro da cidade, tomada pelas águas que subiram nas últimas horas 

foto: reinaldo fernandes / Jornal de fato


Depois de mais uma trégua das chuvas de madrugada, o rio Águas Claras baixou. No entanto, a COPASA ainda não tem previsão de conserto do maquinário para regularizar a captação /distribuição de água.

As informações são de Luiz Fernando, o Gagarin, responsável da COPASA em Brumadinho. Segundo Luiz Fenando, falta um componente para efetuará o conserto. Para isso, precisam de acessar o Sistema Rio Manso. O problema é que a represa fica em Conceição de Itaguá, e não há passagem na ponte do Lavrado e nem no campo de futebol. Para chegar à represa, precisam de barco ou helicóptero. Gagarin informou que estavam tentando ajuda com barco.    

Questionado pela reportagem do Jornal de fato sobre previsão para regularização, Luiz Fernando disse que não há precisão. A previsão anterior, de regularizar até amanhã não vale mais.

As informações forma confirmadas por Braga, responsável regional pela COPASA. Segundo ele, a COPASA tentava, junto à prefeitura, um barco para acessar a peça necessária.

Solidariedade

Muitas famílias já estavam sem água desde sábado. Nesta manhã, mais famílias acusam falta de água. Enquanto a COPASA não resolve, a solução é apostar na solidariedade. Empresas e quem mais tiver condições financeiras podem doar água mineral; vizinhos podem fornecer alguma quantidade, dividir o quem possuem. Todos precisam economizar. Coletar água da chuva que podem se usada em alguns acasos também é importante.

Centenas de desabrigados

A reportagem do jornal de fato apurou que havia, neste domingo, em torno de 300 famílias desabrigadas. A maior parte , do bairro Santo Antônio – parte baixa do canto do Rio - est~]ao alojadas no Santuário Nossa Senhora do Rosário (Antigo Centro de Líderes), na sede, e no distrito de Aranha. Moradores da Rua Amianto, no centro da cidade também forma duramente castigados.

Em Piedade do Paraopeba, 9 famílias saíram de suas casas com medo de um possível rompimento da barragem de rejeitos de mineração Santa Bárbara, da Vallourec.

A aldeia Naô Xohã da Comunidade Pataxó e Pataxó Hã Hã Hae está ilhada em São Joaquim de Bicas, na divisa com Brumadinho, e já perdeu algumas estruturas, como banheiros coletivos.

Milhares de pessoas ilhadas

População do Distrito de Conceição de Itaguá ficou ilhada: única passagem é pelo viaduto da linha de trem de ferro

Rio Águas Claras também continua subindo e impedindo o acesso à Conceição de Itaguá

foto: reinaldo fernandes / Jornal de fato




Milhares de pessoas estão ilhadas no distrito de Conceição de Itaguá (bairros progresso e progresso II, Grajaú, Dom Bosco, Residencial Bela vista, Brumado etc), na COHAB, próximos à sede de Brumadinho. E no interior: Marques, Pires, Ponte das Almorreimas, Cohab, Parque da Cachoeira, Quilombos Sapé, Rodrigues, Marinhos e Ribeirão; Cachoeira de Santa Cruz, Soares, José Henriques, São José do Paraopeba, Aranha, Massangano, Piedade do Paraopeba, Melo Franco, Assentamento Pastorinhas, Tejuco, Monte Cristo, entre outros;

Rede de solidariedade

Pelo aplicativo whatsapp, várias pessoas pediam ajuda para desabrigados. No grupo “SOLIDARIEDADE”, criado exatamente para troca de informações e pedidos e oferecimento de ajuda,  moradora do Grajaú pedia água: “Oi bom dia eu não tenho água nem pra beber. Pf alguém arruma pra mim”.

A RENSER – Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário -, comandada pelo bispo Dom Vicente Ferreira, foi uma das instituições que se organizou para ajudar. Veja baixo como ajudar.

PARA FAZER DOAÇÕES: Alimentos, água, máscara, álcool em gel, fraldas etc.

Pontos de Doações:

● Santuário Nossa Senhora do Rosário - Canto do Rio

● Igreja Santíssima Trindade (Sede de Brumadinho: Rua Maria de Lourdes Pereira 820 - Silva Prado.

● Igreja São José (Aranha)

Para Doações Financeiras:

● Vicariato para Ação Social Banco do Brasil – Ag. 3494-0 Conta corrente – 26227-7 CNPJ: 17.505.249/0280-80

● Providens Ação Arquidiocesana Social Banco Santander – Ag. 3476 Conta corrente- 13077880-2 CNPJ: 17.272.998/0001-86 Pontos de Alojamentos

● Santuário Nossa Senhora do Rosário (Canto do Rio, Brumadinho) Telefone de contato: (31) 35711300 ou (31) 998726266

● Igreja São José (Aranha, Brumadinho) Telefone de contato: (31) 995246096

 

EM TEMPO: O sol apareceu por volta das 11H, parte do céu clareou. No entanto, agora, às 12H55 voltou a  chover forte na sede de Brumadinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário