Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

 COBERTURA ESPECIAL

Enchente 2022 – Brumadinho

FALTA ÁGUA PARA TODOS!

Canto do Rio, São Conrado e outros bairros estão sem água

Atualizado às 12H14 do dia 13.1.22

A água da COPASA voltou às caixas no dia de ontem, 12/1. No entanto, vários bairros só conseguiram ter acesso a ela no fim da noite e alguns bairros nem isso. Hoje pelo menos três bairros estão sem água, o bairro São Conrado; e Santa Cruz e Santo Antônio (Canto do Rio). Assim, as pessoas ficam impedidas de fazer a limpeza de suas casas e lojas. 

Como vários bairros ficaram sem água ontem, a COPASA está fazendo um tipo de revezamento para atender a todos minimamente. No caso do São Conrado e Canto do Rio ainda há problemas de vazamento.  

As informações são de Luiz Fernando, o Gagari, responsável da COPASA em Brumadinho. Segundo ele, o vazamento do São Conrado já foi localizado e a empresa trabalha no conserto mas do Canto do Rio ainda não. “Esses bairros receberam água ontem. Agora, só devem voltar a receber no fim do dia, depois das 17 horas”, explicou Luiz Fernando à reportagem do Jornal de fato.

Vergonha

Há, com certeza, um esforço dos trabalhadores da COPASA para resolver os problemas de abastecimento. No entanto, a postura da direção da COPASA é vergonhosa e criminosa. A COPASA teve faturamento líquido em 2020 de em torno de R$ 1 bilhão, aumento de 66% em relação ao ano anterior. Mesmo assim, a empresa não investe em tecnologia que daria conta dos problemas como os de Brumadinho. O lucro de 1 bilhão foi dividido entre os acionistas. O governo mineiro já privatizou metade da COPASA e  detém apenas 50,04% das ações, o que lhe dá o controle da “estatal”.     

Lama e ausência da Prefeitura em excesso


A população luta para limpar a lama tóxica da mineradora VALE.

Já a administração de Nenen da ASA (PV) não tem nenhum planejamento que minimize os problemas da população. Nenen da ASA gastou mais de um milhão de reais na Vila de Papai Noel. Naquela época, todo mundo já previa enchente. Por que esse dinheiro não foi gasto, por exemplo, em material de limpeza para ajudar a população agora? Por que não cobrou da COPASA – que fatura milhões em Brumadinho – um sistema de captação mais decente para enfrentar a enchente? Por que esse dinheiro não foi guardado para ajudar as pessoas que estão perdendo tudo agora? Ou essa Administração incompetente, com todas as informações de que hoje se dispõe, não sabia que poderia acontecer novamente uma enchente?

Agora, a população tem que se virar sozinha. E nem água tem!  

Acesso a BH

A população ainda não tem acesso a BH pela principal via, a MG 040. Ainda há barreiras caídas e muita água na região de Funil, impedindo a passagem. A saída é passar pelo Tejuco, saindo em Sarzedo; ou por Casa Branca, mas via Tejuco, já que não há passagem por Alberto Flores.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário