Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Edição 119- Nov-dez/2010



Inhotim realiza III Mostra Cultural
Evento acontece em BH, Betim, Brumadinho e região


O Instituto Inhotim promove, desde 26 de novembro até 23 de dezembro, a terceira edição da Mostra Cultural, evento que reúne diversas manifestações artísticas presentes no município de Brumadinho como música, teatro, dança e Congado. Um dos objetivos da Mostra, segundo Inhotim, é apresentar o resultado do trabalho desenvolvido pelo programa Brumadinho Musical durante todo o ano de 2010, realizado pela diretoria de Inclusão e Cidadania com as bandas e os corais da cidade.


De acordo com Maria Alzira Souza, coordenadora do evento e integrante da diretoria de Inclusão e Cidadania, a mostra é uma ação integrada que contribui para o fortalecimento e divulgação da arte e da cultura de Brumadinho. “Queremos promover o intercâmbio entre as diferentes manifestações culturais e artísticas, valorizando o grande potencial existente no município”, afirma.


Durante 27 dias, Inhotim, Brumadinho e região recebem apresentações das Bandas São Sebastião, Santa Efigênia, Nossa Senhora da Conceição e de Suzana, além dos Corais Inhotim Encanto infantil, juvenil, adulto e de funcionários do Instituto. Também na programação do evento exibições da Guarda de Congado de Sapé e Marinhos, a tradicional dança do Grupo Sorriso Negro de Sapé, dança da Peneira de Marinhos e também dança de salão da 3ª idade do Lar dos Idosos. Para encerrar a programação, o grupo de teatro Inhotim irá apresentar a peça “A Passagem – Morte e Renascimento”, no dia 23 de dezembro, às 15h30, no espaço Tamboril, no Instituto.


Neste ano, a III Mostra Cultural conta com o apoio do Governo do Presidente Lula, através do Ministério do Turismo, Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Esportes de Brumadinho, Lar dos Idosos Padre Vicente Assunção, Paróquia São Sebastião e comunidades de Marinhos e Sapé.
As informações são de Isabela Marschner, da Assessoria de Imprensa do Instituto.


Grupo de artesanato de Brumadinho participa de Feira Nacional


Cachecóis, pantufas, almofadas, tapetes e arranjos florais! A variedade de produtos extrapolou a criatividade e lotou o estande das artesãs brumadinhenses do grupo Descoberta, durante a 21ª edição da Feira Nacional de Artesanato. O evento, que aconteceu no Expominas, em Belo Horizonte, na última semana do mês de novembro, reuniu oito mil expositores, proporcionando cerca de 3 milhões de dólares em negócios com outros países. O objetivo do tradicional evento é consolidar o artesanato brasileiro como produto de exportação levando para os quatro cantos do mundo as cores, formas e as matérias-primas únicas da nossa terra.
Durante os seis dias de feira, cerca de 172 mil pessoas passaram pelo local. Segundo dados da assessoria de imprensa do evento, cerca de 150 lojistas internacionais, vindos principalmente dos Estados Unidos e da Europa, também participaram da feira que este ano homenageou a latinidade.
A artesã e expositora, Fátima Pereira, ficou encantada com o clima do evento. A empreendedora afirma que muitos estrangeiros ficaram encantados com os produtos. “Eu vendi para um canadense, uma francesa, um cubano e até para uma australiana. O produto mais procurado foram as minhas almofadas”, enfatiza a coordenadora do grupo Descoberta.
Esta foi a primeira vez que o grupo Descoberta, criado em 2009, por meio de uma parceria entre o Instituto Inhotim e o Sebrae, participou de uma feira nacional. Para Fátima, esta é uma oportunidade de fazer negócios com pessoas de várias nacionalidades. Artesã desde muito nova, ela conta que entrou para o grupo Descoberta por indicação de uma amiga. Pelo segundo ano consecutivo, artesãos da cidade de Brumadinho e região vêm recebendo apoio das duas instituições na produção e venda dos produtos artesanais.
As informações são de Renata Amorim, repórter de Inhotim.


PARCERIA
O grupo Descoberta possui uma produção diferenciada, alinhada ao repertório local e a conceitos contemporâneos do design. Criado em 2009 por meio de uma parceria entre o Instituto Inhotim, o SEBRAE e com apoio do Ministério do Turismo, o grupo Descoberta é composto por artesãs moradoras da cidade de Brumadinho.
Nos dois últimos anos, o Inhotim incentivou o grupo a qualificar os produtos com foco na comercialização da produção e na gestão de negócios por meio do PSA, Programa SEBRAE de Artesanato e do PAS, Programa Alimento Seguro. Desde então, mostras com vendas dos produtos vem acontecendo no Instituto Inhotim, sempre com boa aceitação do público visitante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário