Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

segunda-feira, 14 de novembro de 2011


Edição 129-Outubro/2011
Arca das Letras chega a comunidades de Brumadinho

No dia 1º de novembro, o Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA - entregou 5 bibliotecas do Programa Arca das Letras para comunidades quilombolas de Brumadinho. A solenidade aconteceu no Inhotim. “As bibliotecas Arca das Letras estão chegando às comunidades de Brumadinho graças ao apoio da vereadora Lilian Paraguai, que fez a doação dos móveis-bibliotecas (arcas) para as comunidades”, informou a assessoria da petista.
No mesmo dia, aconteceu a capacitação dos agentes de leitura que ficarão responsáveis pelas bibliotecas em suas comunidades. A intenção é que esses agentes recebessem a formação para aperfeiçoarem os seus trabalhos de incentivo à leitura, juntando-se a uma rede que está em formação na região para movimentar as ações do livro e leitura no meio rural. O Programa Arca das Letras já implantou bibliotecas em 764 comunidades de 290 municípios mineiros, beneficiando mais de 70 mil famílias, entre as quais de comunidades de Betim, Morro do Pilar, Pedro Leopoldo e Belo Horizonte (comunidade Mangueirais).

Presentes

Estiveram presentes ao evento a equipe técnica do MDA, Cleide Soares, coordenadora nacional do Programa Arca das Letras; Alcides Guedes , novo delegado federal do MDA em Minas Gerais; e Gildete Mafra, coordenadora estadual do Programa Arca das Letras, e a vereadora Lilian Paraguai (PT). A equipe do MDA coordenou o trabalho de capacitação, além de diplomar os agentes de leitura e entregar as bibliotecas aos representantes das comunidades quilombolas presentes.
           
 Arca das Letras no Brasil

O Programa Arca das Letras foi criado em 2003 pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e, desde então, já implantou mais de 8.700 bibliotecas rurais em mais de 3 mil municípios, atendendo comunidades de agricultores familiares, indígenas, quilombolas, ribeirinhos, assentamentos da reforma agrária, associações de crédito fundiário e colônias de pescadores, alcançando mais de 1,5 milhão de famílias com livros de literatura para crianças, jovens e adultos, livros técnicos e especializados nas áreas de interesse e necessidade das comunidades para desenvolver seus trabalhos, acessar seus direitos, avançar na educação e conhecer outras culturas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário