Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

segunda-feira, 14 de novembro de 2011


Edição 129-Outubro/2011
Moradora pede socorro

Romilda Aparecida Ferreira mora a pouco mais de 1 km do Centro de Brumadinho, no bairro Silva Prado II, no final da rua Maria de Lourdes Pereira, 498. É um lugar tranquilo, distante apenas 200 metros de uma igreja; 500 metros de uma academia de ginástica; 800 metros de uma escola, e mais 200 de outra; 400 metros de uma padaria. Mas, há 7 anos, desde que mudou para o bairro, Romilda, seu filho pequeno, seu esposo não possuem um bem importantíssimo na vida de qualquer pessoa: eles não têm água encanada. 
Quase três anos atrás, o jornal de fato denunciou essa situação (ver de fato nº 98, março de 2009). Segundo ela, a COPASA – responsável por levar a água até a rua das pessoas – disse que, se ela quisesse, teria que pagar uns 3 mil reais”, e que, quando a COPASA é procurada, diz que quem tem que resolver o problema é a Prefeitura. E quando a Prefeitura é procurada, diz que quem tem de resolver é a COPASA. Quando a reportagem do de fato procurou a COPASA, Aloísio Eustáquio de Souza Fernandes, o Zinho, responsável pela COPASA em Brumadinho, que “a rede não foi feita porque não tem acesso ao local” e que isso é responsabilidade da Prefeitura.
Passados esse tempo todo, pelo menos uma coisa mudou: no ano em que a inflação foi de 3,5%, o valor do IPTU de Romilda, que era de R$ 70,00, passou para R$ 460,00, um aumento de 560%. Mas a situação da rua não mudou: a rua continua sem pavimentação.
No entanto, não há dificuldade alguma para entrada e saída de veículos. Apesar disso, Romilda continua sem água. Segundo a moradora, ela pega água de um vizinho, que é transportada por uma mangueira até sua casa. Quando há problemas na mangueira e é tarde da noite, fica sem água, para não incomodar ao vizinho.

COPASA e Prefeitura continuam enrolando

Recentemente a prefeitura asfaltou, por cima do calçamento, uma rua na cidade. Foi a rua Artur Bernardes, no Centro. Porém, Romilda Aparecida Ferreira, sua família e vizinhos continuam sofrendo, ora com a poeira, ora com o barro deixado após a chuva. E continua sem água. Segundo Romilda, há aproximadamente um ano atrás ela procurou novamente a COPASA e a empresa manteve o mesmo discurso, dizendo que ele deve pagar canos e trabalho de máquina para abrir a rede, só assim a COPASA colocaria a sua água.

COPASA e Município

Em 2008, o Município assinou contrato com a empresa estatal para que ela pudesse explorar os serviços de água e esgoto. Nos termos do contrasto, a COPASA responsabiliza-se por fornecer água e coleta de esgoto, que deverá ser tratado, à população. Para isso, basta que no mínimo 100 pessoas de uma localidade ou bairro queira esses serviços e, obviamente, pague por eles. Em troca desse contrato, a população passou a pagar 40% a mais em sua conta de água. O então candidato a prefeito, Nenem da ASA (PV), em sua campanha eleitoral, prometeu acabar com a taxa de 40%, mas essa promessa também não foi cumprida. E Romilda Aparecida Ferreira continua sem água. Mas a população continua pagando a taxa de 40% a mais em sua conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário