Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Edição 158 – Janeiro/2014
Prefeitura promove mudanças no trânsito
Teste está sendo feito no Centro da cidade


“Passei no sábado ao meio-dia no centro e não vi aquela fila de carros em direção ao Inhotim, como era comum. Sinal de que está funcionando”, disse no facebook uma cidadã. Ela referia-se às mudanças no trânsito, na região central da cidade, em regime de teste, que a Prefeitura começou a implantar desde meados de janeiro. A opinião da cidadã coincide com os objetivos da Administração. Segundo a Prefeitura, o objetivo “é melhorar o fluxo de veículos e diminuir os congestionamentos, tanto para quem entra, quanto para quem sai da cidade.” A Prefeitura diz ainda que “as alterações foram aprovadas pelo COMUTRAN – Conselho Municipal de Trânsito, com participação de engenheiros, Setransb, representantes de empresas de ônibus e taxistas, além de outros segmentos.” A informação é contestada por uma cidadã Cristhina Ferreira. Pela rede social facebook, ela afirma que “não houve a participação dos taxistas da Associação dos Taxistas de Brumadinho”.
Nos últimos anos, aumentou consideravelmente o número de veículos que circula diariamente em Brumadinho, impulsionado principalmente pelo crescimento do número de visitantes que vem ao Inhotim. Além disso, o aumento da renda da população nos últimos anos tem possibilitado o acesso bem fácil à compra de veículos. O resultado tem sido um trânsito caótico, conforme denunciado pelo de fato em diversas edições.
Segundo dados do DENATRAN – Departamento Nacional de Trânsito, Brumadinho têm hoje aproximadamente 16 mil veículos entre carros, caminhões, motos e ônibus. Somente nos últimos 10 anos houve um crescimento de mais de 260% no número de veículos. A Prefeitura parece ter consciência desse aumento dos veículos. De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação, cerca de outros 2 mil veículos circulam diariamente pelas ruas do município, entre turistas e prestadores de serviços, totalizando quase 18 mil automóveis por dia. “Nós sabemos que a solução para melhorarmos o trânsito de Brumadinho, assim como em qualquer outra cidade é a construção de mais vias de acesso. E por isso, a Prefeitura está empenhada na construção desses acessos, que até hoje não foram pensados para Brumadinho. Passamos décadas sem planejamento e agora estamos sentindo como a falta de infraestrutura é prejudicial. Mas, a boa notícia para nossa cidade é que já conseguimos aprovar no DER o projeto do complexo viário para a construção de um viaduto, alças de acesso e mais uma ponte para a cidade. A nossa expectativa é que as obras comecem ainda neste primeiro semestre”, afirma o Prefeito Brandão.
A Prefeitura diz ainda que está trabalhando para a criação da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, que irá cuidar especificamente das questões de trânsito e transportes no município.

População aprova o teste

A Administração, enquanto testa o trânsito, vai promovendo pequenas na própria mudança. Assim, no dia 29, a Rua Artur Bernardes, no trecho entre Pres. Vargas e a Igreja Matriz, passou a permitir a subida de veículos. Já na Avenida Vigilato Braga, o estacionamento mudou de 45º, de apenas um lado, para duas filas, aumentando a capacidade de receber veículos. A mesma avenida recebeu dois quebra-molas, antes e depois de uma farmácia.  
“Estou gostando das mudanças, todos têm que ter paciência e educação. Toda mudança tem seus transtornos. E seus benefícios”, diz uma internauta na página da Prefeitura no facebook.
Mas há também quem critique: “Achei péssima a mudança e acho que para os turistas pode ter sido bom, mas para os moradores ficou caótico. Não vai demorar acontecer batidas e atropelamentos, porque a palavra GENTILEZA e PREFERENCIA não existe nessa cidade”, declarou outra pessoa.
Há também quem ache algumas medidas esquisitas, como os cruzamentos em X para quem, ao sair da Av. do Bananal (Vigilato Braga) quer ir para o bairro do Jota e encontra com alguém vindo do bairro de Lourdes para o Centro. O mesmo cruzamento em X acontece no início da mesma Bananal, esquina com Quintino Bocaiúva: quem vem da região dos bancos e vai seguir para a Quintino Bocaiúva, no sentido Superluna, muitas vezes tem que cruzar com um veículo que vem do Canto do Rio e quer entrar na Bananal, complicando ainda mais a falta de visão de quem vem da Rua Presidente Vargas.

Por fim existem os que arriscam sugestões como o internauta que sugere a colocação de “um sinal quatro tempos na Praça.” A mesma pessoa completa: “Gente, pelo amor de DEUS, faça um teste mais inteligente e com um custo bem MENOR.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário