Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Edição 158 – Janeiro/2014
Alessandra
Conceição de Itaguá quer hidrômetros nas casas
A reunião em Conceição de Itaguá, no dia 15 de janeiro, discutiu alternativas para a melhoria da distribuição de água no distrito e demonstrou de forma clara como toda a comunidade reconhece a importância da instalação de hidrômetros e a cobrança de uma taxa de distribuição de água.


Desde janeiro de 2013 os problemas de distribuição e abastecimento de água têm-se agravado na comunidade de Conceição de Itaguá. No início deste ano a falta d’água na comunidade alcançou picos nunca antes enfrentados pelos moradores. A primeira reunião que tratou deste assunto aconteceu no dia 10 de janeiro de 2013. De lá para cá os problemas se multiplicaram e recentemente a Prefeitura tem iniciado importantes obras para resolver, mesmo que temporariamente, a falta d’água na região.
Na reunião que aconteceu na Capela Nossa Senhora do Rosário, na Vila, compareceram os Secretários municipais de Educação, Neide Alves (que tratou de assuntos referentes à utilização do Centro Comunitário pela Escola Maria Nilza de Sales), e de Obras, Denilson Fontoura. Participaram ainda os Vereadores Alessandra do Brumado e Carlos Mendes. Cerca de 100 moradores do distrito também compareceram para discutir o problema.
A Vereadora Alessandra do Brumado fez uma apresentação detalhando todas as suas reivindicações durante o ano de 2013 referentes às melhorias no abastecimento de água de Conceição de Itaguá. Alessandra ressaltou a necessidade da perfuração de poços artesianos na localidade do Retiro do Brumado. Comunicou que já conseguiu autorização de cinco moradores da região para fazer a pesquisa hidrogeológica para a instalação dos poços e salientou ainda que os problemas de distribuição de água dificilmente serão sanados na comunidade se não houver conscientização por parte dos moradores e controle através de hidrômetros e a cobrança da distribuição de água.
Alessandra ainda mostrou aos presentes fotos das melhorias que estão sendo realizadas pela Prefeitura de Brumadinho na Fazenda do Tanque (onde está localizada a caixa que distribui água para toda a comunidade). Já estão instaladas três das quatro caixas d’água que serão utilizadas de reservatórios para o distrito. Cada caixa comportará 20 mil litros, totalizando um reservatório de 80 mil litros de água. Outras quatro caixas com a mesma capacidade já estão instaladas no Retiro do Brumado. Na fazenda do Tanque duas caixas de passagem já estão prontas, desta forma a água proveniente da serra será dividida por igual nestas duas caixas: uma para servir o Retiro do Brumado e outra para o restante da comunidade de Conceição de Itaguá.
Os moradores puderam falar e fazer perguntas e reivindicações com relação às obras que estão sendo realizadas pela Prefeitura. Vários dos presentes ressaltaram a importância da instalação de hidrômetros, o que, segundo os presentes, contribuiria para que a comunidade passasse a ter boas práticas de utilização da água, diminuindo o grande desperdício que existe por parte de alguns moradores. “Se não doer no bolso esse desperdício de água vai continuar e não vai adiantar furar poços ou aumentar a capacidade dos reservatórios”, disse um dos presentes, ressaltando a importância do pagamento pelo serviço de distribuição.
Alessandra informou os presentes que já existe uma Lei, aprovada na Câmara de Brumadinho em 2012 (Lei 1.931/2012), que permite à Prefeitura autorizar Associação de Moradores do Retiro do Brumado instalar hidrômetros e administrar a cobrança de uma taxa de água no bairro.
Ficou claro que todos os moradores concordam com a instalação de hidrômetros para que a população local economize e tenha mais cuidados ao gastarem a água da comunidade. E que qualquer obra ou ação de melhoria na distribuição de água não será eficiente se não houver uma mudança de hábito e uma educação ambiental por parte dos moradores para usar de forma positiva este recurso e acabar com o desperdício.
A Vereadora Alessandra do Brumado se comprometeu em se empenhar para que sejam instalados hidrômetros na comunidade e que as associações possam administrar os recursos provenientes destes serviços, de forma a contribuir com o uso mais consciente da água na comunidade. Alessandra ressaltou ainda a importância de que todos os moradores de Conceição de Itaguá se unam. “É importante unificarmos as três associações comunitárias existentes, unir forças para termos uma associação comunitária forte para lutar pelos interesses de nossa comunidade”, disse.
Parte das obras está pronta
Conforme informado pelo Secretário de Obras, Denilson Fontoura, na reunião realizada em Conceição de Itaguá no dia 15 de janeiro, a Prefeitura de Brumadinho já concluiu parte das melhorias para a distribuição de água na região. No dia 17 de janeiro já foi trocado o registro da rede de água na Rua Joaquim Alves, os reservatórios na Fazenda do Tanque já começaram a ser utilizados e a ligação do reservatório para a rede de Conceição de Itaguá finalizada. As caixas de passagem para o Retiro do Brumado e para Conceição de Itaguá também já estão funcionando.
Mesmo com todas estas melhorias ainda falta concluir outras obras como: instalação de registros nas Ruas São Sebastião e Manoel de Sales; perfurar poços artesianos no Retiro do Brumado; promover melhorias na rede de distribuição de água em todo o distrito; instalar hidrômetros; instalar caixa d’água para servir de reservatório para as Ruas do Recanto, Lourenço Moreira e Belmiro Vitor da Silva; e instalar a 4ª caixa para o reservatório de Conceição de Itaguá, doada pela Adorar Alimentos para que sejam equiparados os reservatórios de Conceição de Itaguá e Retiro do Brumado (o Retiro do Brumado já possui 4 caixas como reservatório).

Para a Vereadora Alessandra do Brumado, mesmo com todas essas melhorias promovidas pela Prefeitura é importante que a comunidade pare com o desperdício de água até que sejam instalados os hidrômetros. “Todos os moradores precisam se empenhar para utilizar a água de forma consciente e sem desperdício para que os problemas de abastecimento realmente acabem. Não adianta nada a Prefeitura promover todas essas melhorias se a comunidade continuar a desperdiçar água. Temos que agradecer o Prefeito Antônio Brandão por estar sensível a todos esses problemas enfrentados pelos moradores de Conceição de Itaguá e por não medir esforços para ajudar nossa comunidade”, disse Alessandra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário