Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

domingo, 27 de abril de 2014

Edição 160 – Março/2014
Câmara Cidadã entra na Toca
No último 29 de março, os vereadores esteviram na localidade de Toca de Cima para realizar a segunda reunião do projeto Câmara Cidadã. A reunião sempre envolve um conjunto de localidades. Desta vez, estiveram presentes também moradores de Maricota e Pires. Ausentes os convidados de Ponte das Almorreimas, Guaribas, e Varjão. Participaram cerca de 50 moradores, ocasião em que tiveram oportunidade de apresentar suas reivindicações aos vereadores presentes: Alessandra de Oliveira (PPS), Aurélio de Oliveira Porto (PDT), Helbert Firmino Pena, o Betinho (PROS), Hideraldo Santana (PSC) e Reinaldo Fernandes (PT), além da Presidente da Câmara, Renata Parreiras (PSB).
O objetivo do Projeto é permitir maior aproximação entre vereadores e cidadãos da zona rural de Brumadinho, "permitindo um contato direto com os representantes políticos e possibilitando ao Vereador conhecer de perto a realidade de cada região do Município", registrou em seu site a Câmara Municipal. O Município é muito extenso, com 634 km, o que dificulta muito o contato da população a área rural com a sede.

Reivindicações

Entre as reivindicações apresentadas, a comunidade de TOCA DE CIMA quer a construção de escola de educação infantil, uma vez que as crianças de 3 a 6 anos têm que se deslocar para Brumadinho para estudar, num trajeto cansativo, em estrada de chão, além de os horários serem penosos (o transporte circula às 5h30min); transferência da academia ao ar livre para próximo à igreja; melhoria das estradas da localidade e acesso a Brumadinho; melhoria do transporte público para Brumadinho, com mais um horário, especialmente nos meses de férias escolares – atualmente, a Saritur atende somente em 3 dias da semana.
Cleuza Lúcia reivindica melhorias para 
sua comunidade, Pires
A comunidade ainda reivindica tratamento do esgoto; melhoria no atendimento à saúde (o médico vai somente uma vez na semana); alambramento do campo de futebol; colocação de lixeiras e caçambas para coleta de lixo; instalação de uma parada de ônibus em frente à Fazenda Bahia; construção de quadra de esportes; disponibilização de mais fichas e prioridade de atendimento para a zona rural no atendimento médico em Brumadinho; disponibilização de medicação na Unidade de Saúde, pois moradores têm que ir a Brumadinho para receber medicação; agilidade no atendimento odontológico e de medicina especializada, pois moradores fizeram cadastro, mas está demorando cerca de 2 anos para ser atendido; e iluminação pública, com a retirada de um poste do meio da rua próximo à igreja.
A comunidade de MARICOTA reivindica iluminação Pública; melhoria da estrada, pois quando chove não há transporte público; colocação de lixeiras nas ruas; construção de um campo de futebol e área de lazer; e reforma da igreja local.
Moradores de Pires presentes à reunião reclamaram dos inúmeros problemas da localidade, começando pela  Regularização Fundiária do bairro. Além disso, querem correta destinação e tratamento do esgoto, que hoje corre a céu aberto, misturado com água de chuva e das casas; pavimentação e alargamento das ruas, que são muito estreitas, dificultando a passagem de veículos; limpeza do córrego; aumento dos horário de transporte público (hoje circula somente duas vezes ao dia), colocação de postes e melhoria da iluminação pública; criação de escola de educação infantil; colocação de linha de telefonia fixa; construção de áreas com opções de lazer; instalação de academia ao ar livre; e transporte para as crianças que participam de atividades na Quadra de Esportes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário