Edição 160 – Março/2014
Asfaltamento e projeto
social na COHAB
Por Gibran Dias
Nossa reportagem
tem acompanhado as lutas e também os problemas pelos quais os moradores do
bairro COHAB vêm passando. A população deste bairro sofre com poeira, barulho e
rachaduras em suas casas e ruas devido ao trânsito incessante dos caminhões
transportadores de minério de ferro. A Rua Belmiro da Silva Moreira é a mais
prejudicada, pois ela é o elo entre a Sede de Brumadinho e a Serra da
Conquistinha e BR 381, tornando-se a principal via de acesso e tráfego para os
caminhoneiros, além do Terminal Serra Azul. Note-se, porém, que a luta dos
cidadãos da COHAB é por qualidade de vida e bem-estar; não contra os
trabalhadores das mineradoras, nem ao menos contra as mesmas. De certo, podemos
dizer que as reivindicações são exclusivas no que diz respeito ao social e ao
meio ambiente. Sem embargo, os problemas foram agravados quando no final de
dezembro de 2013 o atual governo resolveu mexer no decreto 094 de 2011, que
proibia – salvo exceções – o trânsito de caminhões transportadores de minério
de ferro em toda Brumadinho, revogando-o. O Decreto 322/2014, somado ao decreto
323/2014, abriu as portas para a poeira e para a sujeira provocadas pelo pó de
minério. Tendo conhecimento destes problemas e buscando resoluções de curto e
médio prazo, a população do bairro reuniu-se, em 18 de fevereiro, com a
Prefeitura, esta representada pelos secretários Sr. José Bones (Secretaria de
Planejamento) e Sr. Hernane Abdon (Secretaria de Meio Ambiente) e também com
representantes da Odebrecht.
Reunião na
Associação da Cohab: Odebrecht e Prefeitura se comprometem a resolver os
problemas
A Prefeitura de
Brumadinho assinou, no dia 6 de dezembro de 2013, um termo de Compromisso de
Compensação Municipal com a empresa MMX Sudeste Mineração, do empresário Eike
Batista. A cláusula do objeto obriga a MMX a realizar o asfaltamento (incluindo
base, sub-base, massa asfáltica, drenagem, pintura, sinalização e revegetação
de taludes) da Estrada Municipal denominada "Conquistinha", num total
de 3,8 km, conforme projeto já existente. As obras tiveram início no dia 31 de
março. O secretário de Meio Ambiente informou que o projeto será feito em uma
pista apenas (existem duas pistas na estrada), já que não seria viável para o
bairro ter duas estradas chegando e saindo, pois o fluxo seria drasticamente
reduzido a uma rua, o que geraria problemas. A Prefeitura se comprometeu a
realizar reuniões e conversas com as mineradoras e transportadoras do
Município, no sentido de estabelecer e fazer cumprir a lei (Decreto 322/2013),
de modo que caminhões carregados ou vazios não possam trafegar na Cohab e na
Conquistinha (do trecho que sai da Cohab até o trecho que liga São Joaquim de
Bicas).
Já os
representantes da Odebrecht – empresa que está no Município cumprindo contrato
com a COPASA – se manifestaram e solidarizaram-se com a população da Cohab e,
mesmo não sendo de sua obrigação, comprometeram-se a ajudar com a umidificação
periódica diária da Rua Belmiro da Silva Moreira durante todo o mês de março –
o que vem acontecendo sem qualquer desvio ou não atitude. A Odecrecht repassou
cronograma para alguns moradores do bairro e vem cumprindo à risca o que ela
mesma propôs. Já a Prefeitura tem feito a limpeza das ruas algumas vezes e
ajudado no que pode, tendo em vista a “pequena equipe disponível que atua na
área de manutenção e conservação de vias públicas” – dizeres da própria
Secretaria de Obras e Serviços Urbanos. O sr Bones, então Secretário de
Planejamento, disse ao final da reunião que a Prefeitura tomaria iniciativas.
Segundo informou, seriam elas:
. Colocação de
placas de proibição do trânsito de caminhões, carregados ou vazios;
. Reuniões com as
mineradoras e transportadoras;
. Fiscalização
das vias do bairro Cohab com agentes de trânsito;
. Capacitação de
mais 30 agentes de trânsito para a cidade - que serão empossados depois de
terem passado em concurso público para a Guarda Municipal.
População
reivindica inserção do bairro no Decreto 323 de 2014
O decreto 323 de
16 de dezembro de 2014 que revoga o decreto 094 de 2011 “proíbe o trânsito de
caminhões […] carregados de minério de ferro […] ou descarregados provindo do
retorno do transbordo em parte da Sede Urbana de Brumadinho, a saber, nas ruas
Itaguá, Quintino Bocaiúva, Padre Eustáquio, Chicona e Ponte sobre o Rio
Paraopeba”. Entretanto, a principal via afetada – rua Belmiro da Silva Moreira
- não fora mencionada. Portanto, pela
lei, os motoristas de caminhões podem trafegar normalmente no bairro. Ainda
soma-se a isso que o decreto 322 de 2014 - que revoga o decreto 091 de 2011-
não autoriza e nem proíbe o trânsito de caminhões transportadores de minério de
ferro no trecho compreendido entre o bairro Cohab e até ao trevo de S. J. de
Bicas. Tendo estas informações, os moradores fizeram um abaixo-assinado solicitando
ao Prefeito que seja incluída a rua Belmiro da Silva Moreira no decreto 323 de
2014 para que a fiscalização tenha embasamento legal e, dessa forma, aplique
multas e penalidades se houver descumprimento da lei.
A petição foi
protocolada no dia 10 de março e um morador conversou com a Procuradoria Geral,
relatando as falhas dos dois decretos e solicitando a alteração no decreto
323/2014.
Asfalto da
Conquistinha e Centro de Artes e Esportes Unificados (C.E.U)
Duas notícias
boas que podem sair do papel (“para nossa alegria”) seriam o asfaltamento de
3,8 km da estrada Conquistinha, a ser feito pela MMX, que reduziria a poeira no
bairro Cohab e a continuação da construção do antes “Centro de Artes e Esportes
Unificados”. A primeira, que há anos é esperada não somente pelos moradores da
Cohab, senão por toda a população da Sede de Brumadinho, teve início no dia 31
de março. Sobre o C.E.U., a Prefeitura
realizará nova licitação para as obras e espera que até ao meio do ano que vem
o centro esteja funcionando em toda sua plenitude.
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