Edição 123-Abril/2011
Editorial
Eleições 2012: começou a corrida!
A CP2 Consultoria Pesquisa e Planejamento Ltda esteve em Brumadinho no último final de semana. Objetivo: fazer uma pesquisa sobre os prováveis candidatos a prefeito e a vereadores de Brumadinho em 2012. Isso quer dizer que o processo eleitoral do próximo ano realmente começou!
Na pesquisa induzida para prefeito (aquela em que o entrevistador apresenta os nomes ao entrevistado) foram colocados os nomes de Nara Paraguai (PT), Tunico Brandão (PSDB), Zé Paulo (também do PSDB), Emílio Jardim (DEM) e de Nenen da Asa (PV). Isso quer dizer que, quem encomendou a pesquisa – provavelmente o próprio prefeito – trabalha com a ideia de que esses serão os possíveis candidatos, ressalvando a possibilidade de, no PSDB, a escolha ficar entre Tunico Brandão ou Zé Paulo.
No entanto, a um ano e meio das eleições, a pesquisa apenas captará um sentimento momentâneo de parcela do eleitorado.
Nos bastidores – o que nem sempre é levado em conta na hora da encomenda da pesquisa -, a conversa segue um pouco diferente. Há um sentimento bastante generalizado no meio político de que a estratégia para derrotar o prefeito passa pela união de todas as forças que atualmente – ou supostamente – se opõem ao prefeito, colocando no mesmo barco PSDB, PT, PTB, PR, PRP, PMDB (o do Tunico da Bruma; o de Breno Carone e o de Tunico Brandão). Porém, se há muita conversa, não há consenso. Depois dos dados da última eleição municipal, resultado da coligação PT/PSDB, não se sabe se Nara Paraguai (pré-candidata do PT) entraria numa nova coligação com esse partido, além de que a petista dá mostras de que seu desejo é ser candidata a prefeita e não a vice. Já o PMDB vive uma confusão, com saídas para o PSDB e para o PRP e já nem se sabe quem ficará com Breno Carone. Tunico da Bruma continua firme. Mesmo impedido de ser candidato, faz balão de ensaio com outro nome e organiza o PR de Jaiminho Martins. Outra linha de pensamento argumenta que o prefeito está muito desgastado, em função do IPTU abusivo, da falta de obras significativas e por não ter cumprido quase nada de suas promessas de campanha. Nesse sentido, somando-se às pesadas denúncias de corrupção contra ele e a investigação delas, o prefeito pode mesmo não chegar ser candidato e ter de ser substituído por alguém de seu grupo, tarefa difícil, uma vez que não há nomes de destaque além do seu.

Por enquanto, enquanto os políticos se articulam, vamos comemorar o Dia das Mães. Que esse dia seja feliz para todos. Especialmente, para todas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário