CEP inaugura unidade em São José do Paraopeba.
O Centro de Ensino Profissionalizante Voluntários Vale – CEP – inaugurou, no último 28 de agosto, uma unidade na localidade de São José de Paraopeba. Aproveitando a programação definida pela comunidade local, o CEP inseriu uma rua de lazer como ação dos voluntários. A atividade contou ainda com visita ao local onde funcionarão os cursos e oficinas, e stands do Corpo dos Bombeiros, do Conselho de Segurança Pública – CONSEP -, Banco Santander, e do próprio CEP
Porque uma unidade do CEP no interior
O Centro de Ensino Profissionalizante Voluntários Vale começou a trabalhar em São José em junho de 2010, quando a Promotoria da Criança e Adolescente de Brumadinho proibiu o uso do transporte escolar pelos adultos para virem à sede do município. Na época havia denúncias de abusos dentro dos ônibus, cometidos por jovens e adultos que colocavam em risco as crianças e adolescentes. Com esta decisão muitas pessoas que participavam de cursos e oficinas no CEP tiveram que parar devido as dificuldades de ligação da sede com a zona rural do município.
Algumas pessoas da região, com perfil para o ensino, foram selecionadas e ficaram em treinamento no CEP, participando de diversas oficinas e cursos, para serem as monitoras nesta nova unidade. Como cumpriram o período de 01 ano como voluntárias no CEP, passam a integrar o CEP, como sócias contribuintes, de acordo com o Estatuto da entidade. Assim, foi eliminada a necessidade do transporte dos alunos até a sede do município e diminuídos em 90% o transporte de professores, equipe de apoio e coordenadores, garante Ivanir Ribeiro, presidente da entidade. Os professores desta unidade virão no CEP uma vez no mês para reunião pedagógica e um o facilitador Geraldo de Oliveira irá uma vez por semana para dar o suporte aos cursos e oficinas.
Local de funcionamento e ações desenvolvidas
O CEP funcionará em um salão cedido pela Paróquia São José do Paraopeba. A prefeitura de Brumadinho doou materiais e alguns funcionários para a reforma, que contou com a ajuda de voluntários do CEP e da comunidade. Já os alunos e professores do CEP, curso de elétrica predial/industrial fizeram a revisão na parte elétrica; a oficina de informática foi montada com computadores recuperados na oficina de manutenção de micro do CEP e mesas, cadeiras e bancadas foram reformadas e/ou feitas na marcenaria do CEP.
Além dos parceiros já citados, a TB TELECOM, empresa prestadora de serviços à Caixa Econômica Federal, instalará sistema que viabilize acesso a internet.
Cursos e oficinas
Foram definidos em levantamento feito pelos voluntários e serão implantados gradualmente os cursos de artesanatos, informática / Internet, manutenção de micro, elétrica Predial e Apicultura, Psicultura e Produção de mudas, todos buscando atender a grande demanda local já existente, além do aumento de obras, e aproveitando os recursos naturais, proporcionando geração de renda.
O público alvo são as crianças, adolescentes, jovens, adultos e pessoas da terceira idade. A intenção, explica Ivanir, é iniciar as atividades com 90 alunos em um universo de mais 5 mil pessoas na região.
Características de São José do Paraopeba
O distrito de São José do Paraopeba possui cartório de registro cívil e posto dos Correios, sendo referência para os povoados de Marinhos, Sapé, Rodrigues (comunidades quilombolas); Massangano, Casinhas, Ribeirão, Colégio e Martins.
A construção da igreja São José do Paraopeba, feita por escravos, foi iniciada em 1707 e terminou em 1751. Pertence a Arquidiocese de BH, Congregação Padre Eustáquio - Sagrado Coração.
O Pároco local, Walterson José Vargas, com apoio de Dom Valmor, Bispo da Arquidiocese e de um maestro que reside na região buscam parcerias para fundar a Banda São José, o que poderá vir a ser mais uma oficina desenvolvida pelo CEP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário