Edição 127-Agosto/2011
Tamara Oliveira participa de Congresso no Maranhão
A bolsista de Iniciação Científica Júnior do Inhotim, Tamara Oliveira, teve o projeto de pesquisa que desenvolveu na equipe de Arte e Educação do Instituto aprovado pelos organizadores do 21º Congresso Nacional da Federação de Arte-Educadores do Brasil (Confaeb). A estudante do terceiro ano do ensino médio participará do evento como convidada, apresentando um painel sobre a pesquisa desenvolvida no Instituto em 2010.
“Tenho uma oportunidade única de poder expor um trabalho e ainda representar o Inhotim e também a juventude”, comemora a estudante. No evento ela irá apresentar um painel relatando a pesquisa que resultou em um curta-metragem sobre o a história do brumadinense José Quintino. O vídeo intitulado Zé Quintino – uma memória na cidade de Brumadinho tem roteiro, edição e direção da própria estudante.
De acordo com a curadora de arte e educação do Instituto, Janaína Melo, “esta é a primeira vez que um dos trabalhos de iniciação científica Júnior realizados pelos nossos bolsistas é inscrito e aprovado num congresso científico da área. Vale enfatizar que a Confaeb é o encontro mais importante de arte-educadores brasileiros”.
Empenho e dedicação
Para a coordenadora de arte e educação do Inhotim, Maria Eugênia Salcedo, o esforço e a dedicação da estudante foram reconhecidos com este convite. “Tamara é uma bolsista fantástica e a opção de enviar uma pesquisa na perspectiva dela em relação ao Eixo 1 e a todo o trabalho do projeto Laboratório Inhotim e BIC Júnior foi uma opção por valorizar o pensamento crítico que ela vem desenvolvendo com muita autonomia”, afirma.
Tamara aspira uma vaga na Universidade Federal de Minas Gerais no curso de Artes Visuais. “Estou completando quatro anos de participação em programas do Inhotim, esse curso é o que eu quero para me tornar profissional”, conta.
O 21º Confaeb reúne, em novembro, em São Luís (MA), pessoas e instituições ligadas a arte-educação e áreas afins. O tema para 2011 é Culturas da Pesquisa – Arte, Educação e Tecnologia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário