Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

quinta-feira, 10 de maio de 2012


Edição 136-Abril/2012
Dicas para armazenamento e conservação de alimentos
Por Aline Maciel
Como dito anteriormente, os alimentos são um veiculo de transmissão de várias doenças. Sendo assim, os cuidados para que essa transmissão não ocorra devem ser tomados desde a compra do produto até seu consumo.
Na hora da compra, você deve ficar atento a embalagem dos produtos, verificado se estão com bem lacradas e íntegras, com validade dentro do prazo.  As latas não devem estar amassadas, enferrujadas, com espuma ou com vazamento.
No armazenamento dos produtos, além de mantê-los longe da umidade, incidência direta do sol e em local ventilado, é importante que você observe a data de fabricação do produto, colocando o que tem fabricação mais antiga em uma posição onde possa ser consumido primeiro, fazendo um rodízio. Por exemplo: colocar o produto que data de fabricação foi a menos de um mês por baixo do produto que foi fabricado a mais de um mês. Quando você abre uma embalagem de um alimento sua validade muda, sendo assim deve-se conservá-lo em outra embalagem a qual permita a vedação do produto e observar sempre as recomendações do fabricante. Há casos de alimentos que após abertos só devem ser usados em até poucos dias ou horas depois e isso tudo é muito importante e deve ser respeitado.
Outro fator importante é a disposição dos alimentos na geladeira, os alimentos prontos devem ficar nas grades de cima, os semi-prontos nas grades intermediárias e os crus em baixo. Não superlotar a geladeira e não colocar papelão, paninhos ou plásticos nas grades para não atrapalhar a circulação de ar.
O descongelamento dos produtos é um ponto critico. Muitas pessoas colocam o alimento no sol, deixam de molho na água ou deixam fora da geladeira para descongelar mais rápido. Essas práticas não devem ser feitas. A dona de casa deve programar-se e retirar do congelador o alimento na noite anterior e deixá-lo na geladeira. Caso haja imprevisto, o melhor modo é o descongelamento ser feito em micro-ondas na função própria que o aparelho possui.
Não recongele alimentos crus que já foram descongelados, prefira prepará-lo para depois congelar. Não deixe o alimento esfriar para depois você colocá-lo em geladeira ou freezer, coloque o direto no local desejado. Nenhum alimento que foi preparado (cozido, frito, assado...) deve permanecer por mais de 2 horas em temperatura ambiente. Os alimentos que vão ser consumidos crus como as saladas devem permanecer em geladeira até a hora de servir. Não reaproveitem alimentos que ficarem mais de 2 horas em temperatura ambiente e os que foram adequadamente conservados devem ser aproveitados em no máximo 12 horas e reaquecidos em temperatura bem quente, semelhante àquela que foi preparado.
Uma das maiores ações de higiene é lavar as mãos constantemente.  Você deverá lavá-las pelo menos na hora que for trocar de atividade. Por exemplo: acabou de cortar a carne e vai picar os legumes ou preparou a massa e irá preparar o recheio. Não basta lavar toda hora e não lavar direito, você deve lavar as unhas com uma escovinha própria e se possível mantê-las bem curtas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário