Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Edição 187 – Junho 2016 Editorial

Editorial

Colocar Brumadinho no século XXI. Nosso município precisa é desse tipo de atitude. Vamos começar acabando com a roubalheira e a corrupção. Nada de enriquecer nossa família e nossos amigos! Mas isso não basta: vamos dar agilidade à Prefeitura: formar equipe de governo com profissionais competentes e qualificados, estabelecer metas para secretários e servidores e cobrar resultados; Implantar o Orçamento Participativo; Criar uma Comissão Permanente de Projetos para viabilizar recursos estaduais, federais e internacionais para o Município; Criar a Ouvidoria Municipal para receber reclamações e sugestões da população; Criar o Conselho Municipal de Acompanhamento do Governo que se reunirá periodicamente para avaliar o governo e apresentar sugestões para melhorá-lo; Descentralização: implantar Regionais da Prefeitura no interior; Respeitar e implementar as propostas feitas pela população na construção da Lei de Diretrizes Orçamentárias.

EMPREGO E RENDA: Turismo e Agricultura como prioridades: Investir na criação de novas alternativas de geração de emprego e renda; Criar, junto aos interessados, grupo permanente de discussão sobre políticas de turismo; Criar o Fundo Próprio para apoio à Geração de Emprego e Renda; Reformar passeios e revitalizar a área central, Ruas Pe. Eustáquio, Quintino Bocaiúva e Itaguá, e Av. Inhotim, melhorando e embelezando o acesso do turista a Inhotim; Criar portais nas principais entradas da cidade; Agricultura Familiar: mais incentivos, mais apoio ao agricultor, com mais investimento nas questões técnicas, na venda e na agregação de valor aos produtos; Criar programas e investimentos para Startups. É isso que tem que ser feito!

SEGURANÇA: Cobrar, do Governo do Estado, um efetivo maior de PM e de Policiais Civis; Criar e implementar o Fundo Municipal de Segurança Pública; Incentivar a população para adoção da Rede de Vizinhos Protegidos; Apoiar a restruturação e funcionamento dos CONSEPS; Cuidar da Iluminação Pública: aquisição e instalação de 1.000 postes de energia solar e câmeras de vigilância; Combater o tráfico de drogas; Desenvolver políticas para a juventude como forma de combate à entrada no mundo das drogas e por uma vida saudável e participativa; Implantar pontos de apoio à polícia militar na zona rural do município; Implantar sistema de vídeo monitoramento; Estudar a implantação de consórcio intermunicipal de segurança pública, com municípios limítrofes à Brumadinho.

ÁGUA, MEIO AMBIENTE E SANEAMENTO: Resolver o problema de falta de água, levando-a a 100% dos brumadinenses; Proteger a Mãe d’Água e todas as nossas águas; Iniciar a implantação da Estação de Tratamento de Esgoto, em parceria com a COPASA.

TRÂNSITO / ESTRADAS: Acessos decentes: pavimentar e dar manutenção nas vias de acesso para os distritos, localidades e condomínios; Criar novas linhas de ônibus para o interior do Município, com mais horários, em mais dias da semana; Criar mais acessos para Brumadinho - Asfaltar a Estrada Conquistinha até a BR 381 e de Aranha até Moeda; Construir a Nova Ponte sobre o Rio Paraopeba;
Realizar, sistematicamente, a Educação para o trânsito; Asfaltar estrada de Casa Branca a Brumadinho; investir no Setransb, melhorar a acessibilidade e a mobilidade urbana; Melhorar toda sinalização de trânsito, inclusive com semáforos.

SAÚDE: Priorizar o tratamento preventivo e buscar agilidade para as consultas especializadas; Hospital Municipal: terminar a construção e buscar solução de ocupação; Buscar a implantação do SAMU; Retomar o atendimento odontológico móvel.

CULTURA: Apoiar os artistas locais, implementando a “Lei dos 50%”; Criar e implementar Lei Municipal de Incentivo à Cultura; Alocar recursos no Fundo de Cultura para que Bandas e artistas locais possam apresentar projetos para os Editais Públicos de Cultura; Construir o Teatro Municipal na Sede e Espaços de Cultura nos distritos e povoados; Criar o festival de Música e o Concurso Nacional de Poesias e Contos.

EDUCAÇÃO: Incentivar e investir em projeto educacional que amplie a participação popular da comunidade; Garantir que nenhum profissional da Educação ganhe menos do que determina a lei do Piso Salarial dos Profissionais do Ensino Fundamental; Criar creches (umeis) nas sedes dos distritos; Distribuir kits literários para os alunos da rede municipal; Construir bibliotecas (cinematecas e webtecas) municipais na sede e nos distritos com livre acesso para a população; Fornecer vale-cultura anualmente aos profissionais da Educação.

TRANSPORTE E TRÂNSITO: Melhorar o transporte coletivo municipal, aumentando linhas e horários;
Investir em ciclovias e no uso cada vez maior de bicicletas; Atuar junto ao DER para Melhorar o transporte coletivo intermunicipal.

ASSISTÊNCIA SOCIAL: Construir no mínimo 300 moradias para a população de baixa renda, buscando financiamentos estadual e federal e/ou utilizando recursos próprios; Criar e implementar o Banco de Materiais de Construção; Criar Casa de Acolhimento de mulheres vítimas da violência doméstica.

ESPORTES E LAZER: Criar áreas públicas dotadas de instrumentos para convivência, esporte, lazer e diversão; Preservar as áreas verdes para uso comum da população.

SERVIDORES: Implantar politica de valorização permanente do servidor;

MODERNIDADE: Instalar balanços e promover apresentações musicais em pontos de ônibus; Instalar redes de wi-fi nas praças, escolas e pontos de ônibus; Implantar linha experimental de ônibus movido a biogás e/ou energia solar – o Biobus;
Brumadinho precisa da implementação dessas políticas públicas. Para entrar de vez no séc. XXI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário