Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Edição 154 – Setembro/2013
Curtas
 Piedade do Paraopeba: 300 anos de História
Nos dias 6, 7 e 8 de setembro, Piedade do Paraopeba comemorou 300 anos de História. Ao mesmo tempo, a Paróquia realizou o 106º Jubileu de Nossa Senhora da Piedade, com total apoio da Prefeitura de Brumadinho. No domingo, 8, aconteceu um coffee break, que em bom português – “onde a vida é simplicidade”, como diria o historiador Euler Cruz – quer dizer café da manhã mesmo. Depois, houve uma cerimônia de entrega de medalhas “às autoridades eclesiásticas, civis e militares”.
Dos 12 secretários municipais de governo, apenas dois receberam a medalha, Marta da Maroto (PSD), da Secretaria de Cultura e Turismo; e José Paulo (PSDB), da Saúde. Os outros 10 secretários não foram contemplados. Mas não se sabe ao certo as razões. Foram homenageados também o prefeito da cidade de Mariana e um vereador da mesma cidade. Os outros 14 vereadores não foram contemplados e nem mesmo o prefeito de Congonhas do Campo e de São João Del Rey. Mas não se sabe ao certo as razões. 
Outro que recebeu medalha foi um tal de “Pinheirinho”, prefeito de Ibirité. A reportagem do de fato conversou com romeiros e populares mas ninguém soube explicar porque o “Pinheirinho” foi homenageado. “Deve ser por causa dos serviços prestados ao Município”, arriscou uma pessoa a explicar. Na oportunidade, o deputado peessedebista Diniz Pinheiro anunciou a presença de outra autoridade importante para Brumadinho, o “Dinizinho”.
Em tempo: também não foram homenageados Juninho, prefeito de Mário Campos e nem Luciano, de São Joaquim de Bicas e Werther Rezende, de Sarzedo. Mas não se sabe ao certo as razões. Mas foi homenageada a gerente do banco Itaú em Brumadinho. Não se sabe ao certo as razões, mas parece que foi por causa “dos relevantes serviços prestados pelo banco Itaú aos servidores públicos municipais e estaduais e à população em geral, especialmente nos dias de pagamentos de salários”.

Bairro São Sebastião cria associação comunitária
O bairro São Sebastião acaba de eleger nova diretoria para sua associação comunitária. A assembleia de eleição da diretoria aconteceu na residência Sra. Amélia, na rua Itaguá e contou com presença de 31 pessoas. Uma associação comunitária atuante era um desejo antigo dos moradores que já fazem muitas atividades porém sem uma representação ativa. Agora a atual diretoria está acertando os últimos detalhes com a ex-presidência para efetivar novo período. Por unanimidade e por aclamação foi eleito o Sr Antonio Fernando Moreira para Presidente. Os demais cargos ficaram assim: Vice-presidente: Jayme Moreira; Tesoureira: Amélia; Vice-tesoureira: Letícia; Secretária: Naná; Vice-secretária: Idalina. O Conselho Fiscal ficou composto por Ana Rita, Luiza Brandão e Nadir, e o cargo de Diretor Patrimonial foi ocupado por Walter.
Segundo Fernando Moreira, brevemente “a diretoria fará sua primeira assembleia geral com reunião de posse.”

Sinopse de ocorrência em Brumadinho.
No dia 02 de setembro, militares de Brumadinho, durante patrulhamento, suspeitaram do veículo FIAT/Pálio, que transitava na região do Palhano, sendo este ocupado por quatro indivíduos, sendo 01 homem, 02 mulheres e um 01 menor. Ao realizarem a abordagem, os militares constataram que esses portavam 02 armas de fogo, sendo uma pistola .40, e um revólver Cal 38, 15 cartuchos de pistola . 40, 06 cartuchos de revólver 38, 05 celulares roubados e um tablete de maconha.
Foi constatado que os autores são moradores da Favela Marimbondo, município de Contagem.
O veículo FIAT/Pálio foi apreendido e removido ao pátio do Zé Cruz, os materiais ilícitos foram apreendidos, os 03 autores foram presos em flagrante delito e o menor foi apreendido por cometimento de ato infracional, sendo todos conduzidos para a Delegacia de Ibirité.
Podemos perceber que está cada vez mais frequente o movimento de pessoas suspeitas "estranhas" no município de Brumadinho, oriundas de outras cidades, sendo algumas destas "pessoas" com predisposição de cometer crimes em cidades pacatas e tranquilas como Brumadinho.
Desta feita solicitamos a todos os moradores de Brumadinho para ficarem atentos quanto ao movimento destes indivíduos suspeitos e para auxiliar a Polícia no trabalho de prevenção, realizando denúncias através dos Telefones 181 (Disque Denúncia) ou diretamente ao Quartel de Brumadinho, 3571-6066.
Colaborou: Douglas Leandro de Oliveira, 2º Sgt PM - Tel 3571-6066 - Auxiliar Adm/215ª Cia PM

Brumadinho tem novos conselheiros tutelares        
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA de Brumadinho realizou mais uma eleição para a definição dos novos conselheiros tutelares, para mandato de 2 anos. A eleição foi realizada no dia 21 de julho, em 7 localidades do município: Aranha, Conceição de Itaguá, Casa Branca, Marinhos, Piedade do Paraopeba, Sede e Tejuco.
Simone Gomes Brasil obteve 295 votos e ficou em primeiro lugar, seguida por Rosinalva de Jesus Nunes com 269 votos, Rosângela de Jesus Pedrosa com 201 votos, Rosilene Luzia Maciel com 178 votos e Geralda Valéria Maciel, em quinto lugar com 122 votos. Ficaram como suplentes: Reginaldo Itamar Mendes, Adriana Rezende Silva, Fátima Gonçalves C. Cardoso, Matildes de Jesus Pereira Gomes e Vânia Maria Gomes Soares. Segundo a Prefeitura Municipal, a posse dos novos Conselheiros aconteceu no dia 07 de agosto.
Os Conselheiros lutam agora para ter um aumento salarial. Segundo uma das conselheiras, em pesquisa realizada pelo Conselho, Brumadinho tem salário pior do que dos conselheiros de cidades vizinhas. Em Brumadinho, o salário é de R$ 1012,00.

Eleição na Regional Metropolitana A da UNDIME
A Secretária Municipal de Educação de Brumadinho, Neide Alves de Lima, foi nomeada para a Vice-presidência da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais, Regional Metropolitana A.
A Vice-presidência da Regional Metropolitana A é composta por 18 municípios: Barão de Cocais, Belo Horizonte, Belo Vale, Bom Jesus do Amparo, Bonfim, Brumadinho, Caeté, Catas Altas, Crucilândia, Moeda, Nova Lima, Nova União, Piedade dos Gerais, Raposos, Rio Acima, Rio Manso, Sabará, Santa Bárbara.
A UNDIME/MG (União dos Dirigentes Municipais de Educação) tem como missão, articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação para construir e defender a educação pública de qualidade para todos.
No último dia 27, a Vice-presidência reuniu-se em Inhotim para tratar, dentre outros assuntos, sobre Educação.





Nenhum comentário:

Postar um comentário