Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Edição 154 – Setembro/2013
COPASA: os problemas não param!

Os problemas envolvendo a COPASA continuam por todo o Município. O esgoto corre a céu aberto nos bairros Centro, Santa Efigênia, Lourdes, São Judas Tadeu. O interior continua sem água. E a cidade também.

Moradores sofrem com o mal cheiro no Centro

Quem passa pela Av. do Bananal, próximo à rotatória, sente um terrível mau cheiro. O odor vem do córrego do Bananal, que recebe o esgoto de vários bairros e chega ali a descoberto. No entanto, é uma área com menos casas residenciais. Os que mais sofrem são os moradores que moram próximos ao córrego onde ele atravessa por debaixo da Rua Presidente Vargas, a chamada Estrada de Automóvel, quase com rua.
Segundo informou uma moradora, a COPASA e a Prefeitura estiveram recentemente no local mas nunca tomam as providências. Chegam, olham, concordam que é um absurdo mas não fazem o que é preciso.   

Moradores do bairro de Lourdes

O Lourdes é considerado por muita gente como o bairro “chique” da cidade. Ali moram o atual prefeito, dois vereadores, um ex-prefeito, um ex-vereador. E tem muitas fezes correndo a céu aberto. Atrás da rua Lízio Pacífico Homem de Andrade, no trecho em que ela vai da esquina da Rua José Fernandes da Silva (Motocar Oficina) em direção ao bairro do Carmo, corre o esgoto a céu aberto. Moradores reclamam ano após ano sem que as providências sejam tomadas. “São necessários apenas uns 150 metros de manilha para resolver o problema”, reclama um dos moradores. O morador já tentou até vender seu imóvel. “Várias pessoas já vieram ver a casa, mas quando veem o esgoto e sentem o mau cheiro, desistem”, conta.
A Prefeitura Municipal, quando é cobrada, “empurra” o problema para a COPASA, alegando que é função da empresa. Por outro lado, não toma providências e a COPASA continua fazendo o que quer, ou, no caso, continua sem fazer nada.

Santa Efigênia: esgoto na rua Aranha

Abaixo da Rua Aranha, esquina com rua Suzana, mais problema, mais um lugar em que o esgoto está correndo a céu aberto, há vários anos. Os moradores reclamam do mau cheiro e do descaso do Poder Público. Dizem que a COPASA já esteve no local, prometeu resolver mas tudo continua exatamente do mesmo jeito. Nossa reportagem esteve no local e, pelo visto, algum ou alguns moradores devem ter lançado a água que deveria estar na rede pluvial na rede de esgoto. O esgoto, farto e fedorento, corre para a mata ao lado, onde havia uma nascente.
Uma das moradoras reclama que o esgoto lhe ocasiona também prejuízos econômicos. “Meu filho não consegue alugar sua casa por causa do mau cheiro”, conta.
Aproveitando a presença da reportagem do de fato, moradores reclamaram de outro fato: a rua Aranha, neste trecho, teve parte levada pelas águas da chuva do início do ano, final do ano passado. Foi feita uma sinalização temporária mas a rua não foi consertada até o momento.

Taxa de Esgoto: Justiça ainda não julgou a Ação


Enquanto a COPASA “deita e rola” em Brumadinho, feito um rei soberano, a Justiça continua com sua costumeira lentidão. A reportagem do de fato esteve no Fórum, onde verificou a situação do processo referente à Ação movida pelo Ministério Público a pedido do Vereador Reinaldo Fernandes (PT).
Conforme já informado na edição de nº 152, jul/2013, do jornal de fato, a COPASA derrubou na Justiça a Liminar que suspendia a cobrança da Taxa. O Tribunal de Justiça de MG aceitou como correta a alegação da empresa de que ela pode cobrar pela Taxa porque presta serviços à cidade. O Ministério Público recorreu da decisão do Tribunal. Em 15 páginas, a Promotora Maria Alice Alvin defendeu a manutenção da Liminar concedida anteriormente em Brumadinho pela juíza Perla S. Brito, mostrando as razões para a manutenção do benefício. Mesmo assim, a juíza Juliana Beretta, em pouco mais de 5 linhas manteve a decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.    

Falta água no Salgado e Filhos

No bairro Salgado e Filhos, a COPASA não consegue resolver nem o mais básico: levar água todos os dias às casas. Moradores continuam reclamando da falta de água. A Caixa d’água que abastece o bairro é pequena. E como o bairro Pires não tinham água, a COPPASA resolveu levar água do Salgado e Filhos. Conclusão: “descobriu um santo para cobrir outro”. Há um ano, a COPASA prometeu resolver o problema. No entanto, mais uma vez, a promessa não foi cumprida e os moradores continuam sem água.
Em contato com a redação do de fato, uma moradora reclama que, além da falta de água, sua conta de setembro veio mais cara. Um morador acha que o problema é que na falta de água, o ar que chega pelo cano faz o hidrômetro girar, como se estivessem gastando a água, e acabam pagando por uma água que não consumiram.  

Falta água no Parque da Cachoeira


Outra localidade que tem sofrido com a falta de água é o Parque da Cachoeira. A denúncia foi feita pela presidente da Câmara, Renata Parreiras (PSB) na Audiência Pública com a COPASA, que discutia a tentativa de privatização do Sistema Rio pela empresa. Segundo Parreiras, moradores tem reclamado a falta de água por até 15 dias.  A localidade não é servida pela COPASA que já deveria estar oferecendo água aos moradores desde 2011, conforme Contrato de Programa assinado entre a empresa e o Município em 2008.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário