Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Edição 154 – Setembro/2013
Pesquisa de qualidade de vida insere Brumadinho no contexto mundial
Qualidade de vida é um conceito amplo que inclui a percepção subjetiva do indivíduo sobre seu bem-estar através de todos os domínios da vida, incluindo àqueles relacionados à saúde física e emocional, assim como o contexto social. Este conceito foi criado pelo economista J.K. Galbraith, em 1958, que veicula uma visão diferente das prioridades e efeitos dos objetivos econômicos de tipo quantitativo. De acordo com este conceito, as metas político-econômicas e sociais não deveriam ser perspectivadas tanto em termos de crescimento econômico quantitativo e de crescimento material do nível de vida, mas sim de melhoria em termos qualitativos das condições de vida dos homens. Isso só seria possível através de melhor desenvolvimento de infraestrutura social, ligado à supressão das disparidades, tanto regionais como sociais, à defesa e conservação do meio ambiente, entre outros.
Para garantir boa qualidade de vida, devem-se ter hábitos saudáveis, cuidar bem do corpo, ter uma alimentação equilibrada, relacionamentos saudáveis, ter tempo para lazer e vários outros hábitos que façam o indivíduo se sentir bem, que tragam boas consequências, como usar o humor para lidar com situações de stress, definir objetivos de vida que fazem com que a pessoa sinta que tem controle sobre sua própria vida.
 
Os pesquisadores na foto: Dra Isabela Almeida
Pordeus, Dra Andréa Antônia Costa, Dr Saul Martins
Paiva, Dra Júnia Maria Cheib Serra-Negra
Brumadinho

Foi nesse contexto que Brumadinho tornou-se palco de uma pesquisa que teve como objetivo avaliar se as condições bucais como má oclusão (dentes fora do alinhamento, tortos) e/ou o uso de aparelhos ortodônticos prejudicassem a qualidade de vida de adolescentes. Umas das profissionais envolvidas na pesquisa foi a Dra Andréa Antônia Costa. Cirurgiã-dentista graduada pela UFMG, mestre e doutoranda em Odontologia pelo Departamento de Ortodontia e Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da UFMG, com extensão em disciplinas pela USP, Dra. Andréa atua como dentista na empresa Clisil Odontológica em Brumadinho.
A partir de uma parceria entre a Universidade Federal de Minas Gerais e as Secretarias Estadual e a Municipal de Educação de Brumadinho, foi realizada pesquisa entre adolescentes de 11 a 14 anos que estivessem estudando em escolas públicas e particulares do Município.
A amostra constou de 728 adolescentes de ambos os sexos, em sua maioria de escolas públicas e observou-se que a má oclusão interferiu negativamente na qualidade de vida dos adolescentes principalmente no seu bem estar emocional (ficou irritado, com vergonha de falar, etc). O uso do aparelho ortodôntico interferiu negativamente nas limitações funcionais (dificuldade em morder, comer ou dizer alguma palavra, etc), no bem estar emocional e no bem estar social (evitou dar risada, chamaram por apelido, etc).
Dra Andréa Antônia Costa, juntamente com outros pesquisadores da UFMG, Dra Júnia Maria Cheib Serra-Negra, Dra Isabela Almeida Pordeus e Dr Saul Martins Paiva, já registraram os resultados em revistas científicas nacionais e internacionais e em congressos no Brasil, Europa e EUA. A pesquisa acaba de receber uma premiação com menção honrosa em uma apresentação oral, na 30ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO) no Estado de SP, concorrendo com pesquisadores de todo Brasil.

Apresentação que resultou
na premiação em São Paulo
Em outubro a pesquisa será apresentada na 20th Annual Conference ISOQOL, Conferência Internacional de Pesquisa sobre Qualidade de Vida em Saúde, em Miami (EUA), e concorrerá também a uma premiação. Em novembro os resultados serão levados para o 44º Encontro de Professores de Ortodontia e Odontopediatria em Belém/PA. Essa perfeita sintonia entre universidade, município e população promove o estreitamento da relação pesquisa e conhecimento, e coloca a cidade de Brumadinho no cenário científico nacional e internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário