Edição 107 – Outubro/2009
TREM DAS ARTES 2009
Caravana cultural desembarca mais uma vez em Brumadinho
O projeto Trem das Artes que está perto de encerrar a programação cultural de 2009 chega neste final de semana em Brumadinho. A cidade está pela segunda vez recebendo as atividades artísticas, culturais e educativas propostas pelo projeto.
A primeira atração a ser desenvolvida em Brumadinho será a oficina “Planejamento Cultural”, de 4 a 13 de novembro, na Secretaria Municipal de Educação. Ministrada pela gestora cultural Ana Flávia Macedo de Almeida, em 25h/aula, o objetivo da atividade é capacitar tecnicamente os gestores culturais da localidade para a utilização de técnicas de diagnóstico participativo e de planejamento.
Abordando os temas: “Técnicas de diagnóstico participativo (DRP)”, “Planejamento na Cultura” e “Um pouco da história do processo de institucionalização da cultura e das políticas de cultura no Brasil”, a oficina será desenvolvida em duas etapas. O primeiro momento será um exercício de mapeamento da cultura local, realizada em campo, tendo os participantes como pesquisadores e a segunda parte a realização da oficina de Planejamento Cultural, com aulas teóricas e exercícios práticos, com a aplicação de metodologia de diagnóstico participativo.
Ao final do processo participativo, a intenção é destacar diretrizes para a proposição de ações culturais para o município, contribuindo para uma futura implementação de um planejamento estratégico.
A oficina “Planejamento Cultural” é gratuita e destinada aos artistas, gestores públicos, agentes e produtores culturais de Brumadinho e região.
Arte, educação e cultura para todos
No final de semana (14 e 15 de novembro), o Trem das Artes promoverá gratuitamente para toda população de Brumadinho uma rica e diversificada programação que inclui teatro, espetáculo musical, contação de histórias e oficina para crianças.
No sábado (14/11) as atividades começam a partir de 20h, com o Grupo Gema de Teatro. Às 20h30 será a vez de “Titane e o Campo das Vertentes”. A atração representa a consolidação de todas as atividades, reflexões e processos vivenciados no projeto de mesmo nome. Neste espetáculo sobem ao palco a cantora Titane, o coro cênico-musical composto por participantes do projeto e o grupo Rosa dos Ventos. O repertório é composto por canções de Sérgio Pererê e Makely Ka, incluindo poemas, representantes da nova geração da música mineira que tem em seus trabalhos elementos diversos da música brasileira e do mundo.
No domingo (15/11), a primeira atividade inicia-se às 9h, com a oficina “Berimbalança”. Destinada ao público infantil e coordenada pelo professor de educação física Freddy Freiha, a oficina mistura técnicas da capoeira e do circo estimulando o desenvolvimento da criança em cinco pilares estruturais: motor, afetivo, social, cultural e cognitivo. Na oficina, músicas infantis cantadas na escola são transportadas para o universo da capoeira.
Logo depois, às 11h, será a vez da atração “Rúbia: brincando e contando histórias”. O espetáculo, apresentado pela animadora, educadora e contadora de histórias Rúbia Mesquita, promete transportar crianças e adultos para um mundo mágico. Atividades lúdicas, dinâmicas e cantigas fazem parte da peça dirigida por Renata Mesquita e Fernanda Andrade. A apresentadora também abordará o tema da segurança nas linhas do trem. Durante uma conversa divertida e educativa com um maquinista da MRS ela vai falar sobre a importância da ferrovia, informando e conscientizando as crianças com relação aos perigos que a linha de trem representa e sua essencial função como meio de transporte.
Todas as atividades culturais de sábado e domingo são gratuitas e acontecem no “Estacionamento”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário