Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

quinta-feira, 15 de março de 2012


Edição 134-Fevereiro/2012
Espaço Poético

Trazemos nesta edição mais 3 poesias do V Concurso de Poesias do Jornal de fato. Desta vez trazemos os trabalhos da poeta de Ribeirão das Neves, Dirlaine Mayre; e da brumadinense Juliana Aparecida Gomes Oliveira.
Dirlaine Mayre é graduanda do 8º período do Curso de Relações Públicas da Faculdade Anhanguera de BH. Além de amante do cinema, adora ver desenhos animados ao lado do filho, trabalha com recreação infantil e tem como um dos hobbies preferidos a dança. Participou pela segunda vez do Concurso de Poesias do de fato, desta vez com o poema “Eu me basto”.
Juliana Aparecida Gomes Oliveira é bacharel em Direito e participou com três poesias, “Brumadinho” (publicada na edição especial 131, dez/2011) , “Tempo” e “Língua”, que publicamos agora.
Vamos aos poemas.

Eu me basto!

Poeta: Dirlaine Mayre

Nem sei por onde começar...
Mas de início queria entender!
Entender o que faz uma pessoa entrar na vida de outra e simplesmente sair, sem a menor satisfação...
Entender que realmente a “outra” não precisa de satisfação...
E mesmo que merecesse não obteve nem um telefonema sequer...

Entender por que alguém consegue espontaneamente ser tão doce e gentil...
Entender os abraços envolventes e apertados...
Entender os calorosos beijos...
Entender os sorrisos simultâneos...
E entender o porquê de uma efusão de “amor tão grande”...
Pra nada...

Seja como for...
Fiz valer quem sou.
Não quis ser quem não sou, fui autêntica, fui eu o tempo todo!
Entendo-me sempre, mas nem sempre me faço entender!
Pode ser este um grande defeito entre minhas qualidades...
DOU-ME DEMAIS!

Dou os sentimentos que cultivo...
Dou as carícias que dedico...
Dou os beijos que tenho guardados...
Dou a atenção despretensiosa...
Dou o corpo que queima em desejos...
Dou o coração rastelado...

Perdi-me, e não sei onde estou
Não no meu caminho
Mas no caminho de que atravessou o meu
Entre iniciar, entender e doar
Algo de mim se perdeu...

Perdi a confiança no ser humano
Por ser o “ser” tão falso e medíocre
Perdi a fé nas citações de Clarice Lispector
Por achar que ela “viaja” demais.
Perdi a vontade de ouvir Paula Fernandes

Por achar cada nota um hino à falsidade!

Enfim
Faço das minhas palavras meus sentimentos
E dos meus sentimentos, minha atitudes
Que a felicidade me espere em algum lugar
Mas que não dependa de um ser pra se instalar
Pois que se há necessidade de alguém para desejar ser feliz...
Já sou,
Pois já me tenho e isso me basta!


Língua

Poeta: Juliana Oliveira

Palavras são só palavras,                                                                                                                                   
Mas ela, tudo pode mudar                                                                                                                            
Bastam alguns movimentos                                                                                                                                    
E o mundo pode desmoronar

Ele pode agradecer,                                                                                                                                      
Também pode exaltar,                                                                                                                                               
Ela pode ferir                                                                                                                                                          
E também magoar

Ela é bem pequena,                                                                                                                                              
 E dentro de nós está,                                                                                                                                  
Indomável, envenena                                                                                                                                   
Pode amaldiçoar

Usada de um jeito torto,                                                                                                                                          
Faz perder a calma,                                                                                                                                 
Contamina todo o corpo                                                                                                                          
Corrompe a alma

Varão perfeito,
É aquele que de algum jeito,                                                                                                               
Consegui-la domar                                                                                                                                    
Podendo bater no peito                                                                                                                                   
Se conseguir domesticar

Está dentro de todos nós                                                                                                                                     
E faz uso da voz                                                                                                                                                          
Para se pronunciar                                                                                                                                                                            
Par ter calma, ter paz                                                                                                                                       
Basta a Língua dominar

Nenhum comentário:

Postar um comentário