Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

domingo, 8 de julho de 2012


Edição 137-Maio/2012
Editor do Jornal de fato é ameaçado a tiros

O Editor do jornal de fato, Reinaldo Fernandes, e sua família, foram atacados com tiro na madrugada de domingo, 10 de junho. Duas horas antes, por volta das 22:20 horas do dia 9, sábado, sua casa já havia sido atacada a pedradas. Poucos dias antes, 16 de maio, também de madrugada, outro tiro havia sido disparado contra a janela de seu quarto.

O atentado

O atentado contra o Editor do jornal de fato, Reinaldo Fernandes, e sua família, aconteceu por volta de meia noite e vinte minutos. Segundo relatou Reinaldo Fernandes, ele estava no quarto de seu filho, de apenas 6 anos de idade, esperando-o dormir e sua filha adolescente estava também preparando-se para deitar-se. Já no quarto do casal, sua esposa tinha acabado de desligar as luzes para deitar-se e foi à janela. Ao abrir a cortina, e ver um veículo parado próximo à garagem da casa, um dos bandidos disparou em sua direção. O projetil atravessou a vidraça e acertou o lustre do quarto, passando próximo à sua esposa. No quarto ficaram os pedações do lustre estilhaçado e o projetil.
A Polícia Militar foi chamada ao local e registrou tudo no Boletim de Ocorrências Nº CIAD/P 2012-1219766.

Ousadia dos bandidos

Os bandidos agiram de forma bastante ousada. Por volta das 22 horas e 20 minutos, Reinaldo Fernandes, seus filhos e sua esposa estavam na sala da casa, vendo TV, quando ouviram um estrondo na área de serviço da casa. Saindo de casa e indo verificar, Reinaldo percebeu que os bandidos tinham atirado 3 grandes pedras no telhado da área e nas grades de uma escada que leva ao lote de cima de onde está sua residência.  O chão estava cheio de telhas quebradas e pedaços de pedras. No corredor da lateral da casa, os bandidos tinham atirado torrões de terra, o que foi percebido mais tarde pelo Editor do jornal de fato. Os meliantes tinham descido pelo lote do bairro do Carmo. De acordo com o relato de uma vizinha, eram 2 e saíram “cantando os pneus” do carro em que estavam.
O ocorrido foi registrado no mesmo B. O. Nº CIAD/P 2012-1219766. A polícia militar saiu da residência do Editor por volta das 23 horas e 20 minutos. Os bandidos não se intimidaram e voltaram uma hora depois para dar o tiro na janela de Reinaldo Fernandes.
O Editor do de fato se viu obrigado a sair de sua própria casa e retirar sua família, especialmente à noite.

Cada do Editor foi atingida a tiro na madrugada do dia 16 de maio

Na madrugada do dia 16 de maio os bandidos tinham atentado contra Reinaldo Fernandes no mesmo local. Nesta madrugada, Reinaldo e sua esposa acordaram com um barulho. Sua esposa achou que era um tiro, mas o Editor achou que não era, porque achava absurdo esse tipo de ataque. Acreditando que não deveria ser um tiro, os dois não verificaram na hora. Só na manhã seguinte, a esposa de Reinaldo observou a janela quebrada no alto, na vidraça já encostada na ferragem. Viu também que havia resto de projetil no quarto, que parecia bala de espingarda de chumbinho, ou uma chumbada dessas que se usa em vara de anzol. Acreditando que tratava-se de objeto atirado por algum bêbado, moleque ou drogadito que passara por ali e atirara na janela, acabaram por não fazer boletim de ocorrência do caso. Reinaldo e sua família não acreditavam que alguma pessoa ou algum político que não gostasse do jornal de fato chegasse ao absurdo de atirar em sua casa.

Jornal já foi ameaçado antes
Não é a primeira ameaça sofrida pelo jornal de fato

O jornal de fato, que circula há 14 anos na cidade, já foi ameaçado outras vezes. No entanto, em 14 anos, é a primeira vez que alguém atira ou manda outros atirarem contra seu editor e sua família.
Uma outra ameaça aconteceu em 19 de julho de 2011, há menos de um ano atrás. Na época, uma pessoa que trabalhava entregando o jornal foi ameaçado por Ricardo Willians Maciel, conhecido por “Rick”. Rick abordou a pessoa e disse que ela não poderia entregar o jornal de fato. Disse que o prefeito Avimar de Melo Barcelos, o Nenen da ASA (PV) quer ia falar com o trabalhador e passou a ele telefone celular. Do outro lado da linha o suposto Avimar de Melo Barcelos, o Nenen da ASA (PV), teria dito à pessoa que ela seria demitida da prefeitura. O entregador, servidor público municipal concursado, estava cumprindo férias.
Neste período, a edição nº 136 do jornal de fato estava sendo entregue de casa em casa. A edição trazia informações sobre muros de prédios públicos e carrinhos de coletas de lixo da Prefeitura Municipal que estavam sendo usados com propaganda da Faculdade ASA, de propriedade da família do prefeito Nenen da ASA (PV). Trazia também informações sobre uma CPI - Comissão Parlamentar de Inquérito – realizada no Legislativo que concluíra que o ex-Presidente da Câmara, sobrinho de Henrique Maciel, o Rick, e aliado do prefeito Nenen da ASA, comandaria o que a CPI chamou de “esquema criminoso”. O relatório Final da CPI pedia o indiciamento da sobrinha do prefeito Nenen da ASA (PV), Daniele Rose Barcelos.  
A ameaça foi registrada em no Boletim de Ocorrência Nº MO275-2011-1258547. 
Henrique Maciel, o “Rick”, é cunhado do prefeito Avimar de Melo Barcelos, o Nenen da ASA (PV), e é casado com Sônia de Melo Barcelos, irmã do prefeito e Secretária de Educação de Brumadinho.    

Outras ameaças

O Editor do Jornal de fato, Reinaldo Fernandes, foi ameaçado por pelo menos outras duas vezes. Uma vez em 2008, ainda no período eleitoral, quando uma pessoa mandou dizer que ia mandar matá-lo. E recentemente, há uns 50 dias atrás, quando uma outra pessoa foi flagrada dizendo que era preciso “quebrar os dentes desse Reinaldo”, por causa das matérias publicadas no jornal.
No ano de 2010, numa reunião na Câmara que discutia sobre o IPTU, depois de Reinaldo ter feito um discurso na tribuna, uma pessoa que defendia o aumento do IPTU disse que Reinaldo e sua família deveriam mudar-se de Brumadinho.  

Editor toma providências

Logo após o atentado da madrugada de domingo, 10, o Editor do jornal, com a colaboração de amigos e familiares, tomaram providências sobre a bandidagem. A primeira providência foi fazer um vídeo na cena dos crimes para ter o registro e provas contra a quadrilha de bandidos (o vídeo pode ser visto copiando na barra de ferramentas de um navegador de internet o link: http://www.youtube.com/watch?v=eaMuL6eDVMk). Colocado na internet, o vídeo teve centenas e centenas de acesso até o fechamento da edição. Fotografias do local do crime também foram feitas para garantir provas contras os criminosos e foram divulgadas.
Um texto tratando do assunto foi produzido e divulgado para milhares de pessoas, de Brumadinho e de outras cidades brasileiras (as fotos e o texto foram publicados também na página do Editor no facebook: https://www.facebook.com/reinaldo.fernandes.5496)
As informações sobre os crimes foram repassadas para todos os meios de comunicação de Minas Gerais e nacionais como as revistas VEJA, ISTO É, ÉPOCA, CARTA CAPITAL; jornais Estado de Minas, O Tempo, Super Notícia, Aqui, Hoje em Dia, Estado de São Paulo, O Globo; e rádios como Itatiaia, Inconfidência e CBN. Uma denúncia foi feita para a revista eletrônica “Fantástico”, da Rede Globo de Televisão.
Várias ações estão sendo articuladas de fora do Município para cá. Foi feita uma conversa com a TV Bandeirantes e o Sindicato dos Jornalistas de MG. O jornal está em um contato desde o segundo dia após do segundo atentado com a ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo -, que prepara matéria par ser publicada pela entidade. 

Programa de Defensores de Direitos Humanos Ameaçados

Um processo está sendo montado para o ser apresentado ao Programa de Defensores de Direitos Humanos [Ameaçados] - PPDDH-MG. O Programa visa atender defensores de direitos humanos – como o direito à informação - que sofrem de variados níveis de ameaças por conta da atividade.

Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa da ALMG, Câmara Federal e Polícia Federal

Outra ação é junto à Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais – ALMG -, que está sendo intermediada por Nilmário Miranda, ex-Ministro dos Direitos Humanos (governo Lula, 2007 a 2010), e Relator na Comissão da Verdade (instituída recentemente pela Presidenta Dilma Rousseff). Na próxima semana, um grupo de deputados, entre eles, Paulo Lamack (vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais) e Rogério Correia, líder do Bloco Minas Sem Censura (PT/PMDB/ PCdoB) virão a Brumadinho fazer uma visita ao Editor Reinaldo Fernandes, juntamente com o ex-Ministro. Esta Semana, o Líder do Bloco Minas Sem Censura e do PT fez um pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa. Em seu site, Rogério Correia denunciou o atentado (http://www.rogeriocorreia.com.br/noticia/editor-do-jornal-de-fato-reinaldo-fernandes-e-ameacado-e-sua-casa-e-alvejada-por-tiros/)
O jornal foi informado de que o assunto chegou também à Câmara de Deputados Federais, em Brasília.    
No dia 13, o Editor reuniu-se com o Delegado de Polícia de Brumadinho, Dr. Luiz Otávio. O delegado se comprometeu a investigar o atentado imediatamente. Neste 15/6, o Editor Reinaldo Fernandes esteve no Ministério Púbico Estadual para tratar do assunto e acertou uma reunião para o dia 18 de junho. Outra ação é uma reunião com a Polícia Federal.

Ex-Ministro entra no caso, denuncia em Brasília e aponta suspeitos

“O líder do PT na Assembleia, deputado Rogério Correia, denunciou o atentado. Eu estou comunicando o atentado a várias autoridades, inclusive indicando suspeitos que já tinham feito ameaças”, comunicou Nilmário Miranda em seu blog (http://www.blogdonilmario.com.br/conteudo.php?LISTA=detalhe&ID=4038) - e pessoalmente a Reinaldo.
Miranda informou que está preparando um documento que será apresentado a Rui Falcão, Presidente Nacional do Partido dos Trabalhadores – PT. Segundo o ex-Ministro, o documentado será apresentado por ele também na Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Deputados Federais, da qual já foi Presidente.  
O ex-Ministro informou ainda que apresentará o documento na Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.
“Considero o atentado da maior gravidade”, declarou Nilmário Miranda. “Atentar contra o direito constitucional da liberdade de expressão é muito sério. Se há pessoa ou pessoas que discordam do jornal de fato, devem recorrer à Lei e não à barbárie”, disse.


Quem é Nilmário Miranda

Filiado ao Partido dos Trabalhadores, foi deputado estadual (1987-1990), deputado federal (1991-2003), quando ocupou o cargo de presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara e recebeu Nota 10 do DIAP. Foi Ministro dos Direitos Humanos no governo Luís Inácio Lula da Silva, candidato ao governo de Minas Gerais em 2002 e 2006. Foi preso político durante três anos e um mês, durante a Ditadura Militar, tendo sido libertado em 1975.
Sempre esteve envolvido pessoalmente, durante todo esse período, na luta pelos direitos humanos em situações cruciais, como nos casos do massacre de lavradores sem terra em Corumbiara/RO, da escravidão no trabalho e dos mortos e desaparecidos políticos. É autor de várias publicações sobre o assunto, como o livro Dos filhos deste solo, de 650 páginas, lançado em agosto de 1999 –inclusive em Brumadinho -, juntamente com o jornalista Carlos Tibúrcio. Nilmário considera uma das maiores vitórias no campo dos direitos humanos no país a aprovação da lei que reconheceu os mortos e desaparecidos pelo regime militar. Classifica os direitos humanos como uma das maiores bandeiras mundiais da atualidade, que ultrapassa fronteiras, partidos e ideologias.
Recentemente esteve na mídia nacional por ter ocupado o cargo de Relator na Comissão da Verdade criada pela Presidenta Dilma Rousseff (PT). É presidente da Fundação Perseu Abramo.

Reinaldo e família recebem centenas de mensagens de solidariedade

“Fiquei admirado com a solidariedade das pessoas”, relatou o editor do jornal de fato, Reinaldo Fernandes. Ele informou que foram dezenas e dezenas de telefonemas recebidos, e-mails e mensagens em sua página no site de relacionamentos facebook (https://www.facebook.com/reinaldo.fernandes.5496). “As pessoas nunca viram isso acontecendo em Brumadinho. Aqui as pessoas sempre tiveram civilidade, mesmo quando não gostavam de alguma publicação do jornal, nunca atiraram ou mandaram atirar em ninguém. Acho que é isso que mais deixa as pessoas de Brumadinho admiradas. Uma cidade como a nossa, onde as divergências políticas sempre foram tratadas no campo das ideias, de repente se transformar em cenário de século XVIII, é lamentável, e muito preocupante. Hoje fui eu e minha família. Mas, e amanhã, quem será atacado a balas? Acho que é isso que está deixando as pessoas admiradas e preocupadas”, declarou o Editor.

    
Boa tarde sr Reinaldo Fernandes estou muito assutado com este fato que esta acontecendo nesta Cidade de Brumadinho. Mais espero que em-breve este fato seja esclarecido mais breve possível este e meu desejo.

Abraço. 


Prezados,
Sou Karin Salomão e trabalho na Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
Ficamos sabendo das ameaças que o editor do jornal De Fato sofreu, no dia 10 de junho. Gostaria de conversar com Reinaldo Fernandes sobre esses eventos e outras ameaças para escrever uma notícia para o site da Abraji. Para isso, gostaria de um número de telefone para contato, pessoal ou da redação.
Agradeço pela atenção e espero que a situação seja logo esclarecida.

Atenciosamente,
Karin Salomão
Abraji
+ 55 11 xxxx.0344

Adriana Nadaes
Meu amigo que pena o ocorrido. Fiquei super preocupada contigo e sua família, espero que estejam todos bem. Que Deus os proteja e precisando estou as ordens. Abraços
há 20 horas · Curtir
.......................

Lívia Santos
há 22 horas
È um absurdo...Onde as autoridades estão nesse momento? Viva a Liberdade de expressão.Que Deus abençõe e proteja você Reinaldo Fernandes e toda a sua família.Força
......
Afranio Pinheiro Dutrapublicadou emReinaldo Fernandes
terça
Verdade... isso é oque um bom editor de jornal publica... rezo por vc todos os dias... força no trabalho não desanime...

abraço de admirador
.........

cuidado Reinaldo, nunca se sabe do que essas pessoas são capazes.Que Deus proteja vcs.bju
Ontem às 14:32 · Curtir

Fernando Silva
Ai tio reinaldo, to com vcs para o q/ der e vier, oro aqui pela sua,,, proteçao, que deus o livre de todos esses ..... bença, fica com deus.
há 23 horas · Curtir
.............

Oi Rei, desejo muito que vc e sua familia tenho tido uma noite melhor, apesar do susto ainda incomodar. Deus está com vcs, tudo se resolverá. vc Rei é um professor, uma pessoa extremamente querida por nós alunos, estamos com vc no que precisar. Se precisar de qualquer ajuda, apoio estou aqui do lado viu (Betim). Fiquem com Deus!!!
.........
Deus estará sempre com vocês. A justiça dele nunca falha. Abraços a você e sua familia. Em especial a minha querida professora Jane Alves.
.......
sim sim Jane se depender de mim pode ter certeza um absurdo desse não pode ficar escondido mesmo não,o perigo ta ae e ngm acredita não é verdade;mas essas pessoas terão suas punições porque Deus é justo confie nele .beijão ficam c Deus e que ele os protegem =)
segunda às 19:13 · Curtir · 2
..................
Pode dxar Jane vamos divulgar msm. Bandidos ñ podem tomar conta da cidade. Cada um tem o direito de expressar o que sente. Fiquem com Deus que ele proteja vc e sua familia. Conte sempre conosco!
segunda às 19:40 · Curtir · 2
............
Caro Tom Paixão, acompanho seu trabalho desde minha infância assistindo o "Aqui Agora" e como me identifico muito com suas idéias e textos divulgados no Facebook, gostaria que assistisse este vídeo postado por meu professor, Sr. Reinaldo Fernandes que vem sendo ameaçado por não se calar diante de fatos ocorridos na cidade de Brumadinho-MG, onde o mesmo é editor do "Jornal de Fato". Se possível, divulgue o vídeo pois a situação pela qual o Sr. Reinaldo vem passando é inadmissível nos dias de hoje. Desde já agradeço. Um abraço. Segue o link do vídeo
..............
BRASIL, ACABOU A DEMOCRACIA E A LIBERDADE DE EXPRESSÃO. IMPUNIDADE? ATÉ QUANDO? 
Este é o vídeo produzindo por 
Reinaldo na noite em que sofreu um atentado. Por favor, compartilhem para que outras pessoas tomem conhecimento e,assim possamos lutar pelos nossos direitos.
................
Editor do Jornal De Fato,Reinaldo Fernandes,é ameaçado e sua casa é alvejada por tiros. (Brumadinho) 
Estou chocada! É assim a nova (ou não tão nova assim) forma de silenciar. E o pior é que estamos cada vez mais desacreditados na justiça. 
#CHOCADA com tamanha barbaridade!
.......................
Mariana Malta
Rei, todos na EMASB estão com vc em solidariedade e indignação!!
...........
Gugu Rodrigues
Rei, Como algumas pessoas reagem frente às dificuldades, heim? Não conseguem dialogar e usam a força externa. Não podemos deixar isso acontecer mais e com ninguém mais neste país. Afinal lutamos muito contra isso. Força a vc e todos aí.
..................
Leonardo Marques publicadou em Reinaldo Fernandes
há 9 minutos
Reinaldo Fernandes, me coloco a sua disposição no que for preciso, vc sabe né! Abraço e força sempre!
................
Pedro Sérgio Silva Impunidade jamais!!!!Estamos contigo caro amigo!!!
há 20 horas · Curtir
...................
é isso aí amigo estou aqui torcendo por você, boa sorte.
há 19 horas · Curtir

Raquel Valéria Fernandes
Reinaldo Fernandes,conte sempre comigo.Se tiver algo que essa aprendiz de Reinaldo possa fazer,o farei com muito prazer!Te adoro!A luta continua!
há 11 horas · Curtir


Hellen Cristina Rodrigues
Tenho muita fé que tudo vai dar certo! Deus esta com vocês!!!
há 10 horas · Curtir


Rudneia Batista
Esse é o caminho, Rei! Abaixo a impunidade!
há 8 horas · Curtir


Alessandra Lana
Isso mesmo Reinaldo Fernandes!Não se pode deixar impune uma violência tão grande!
há 4 horas · Curtir (desfazer) · 1


Do jeito que são as coisas aqui nessa terrinha, pode ser que vc precise recorrer à Interpol e ONU!!!
há ± 1 hora · Curtir


O DELEGADO AGORA TEM A CHANCE DE PROVAR QUE NÃO FAZ PARTE DO "SISTEMA".SE QUISER CONSEGUE.
há 6 minutos · Curtir
....................
Editor do de fato, Reinaldo, é ameaçado e sua casa é alvejada por tiros
Curtir · Compartilhar
T. F. , Rebeca Talita, Jean Carlos e outras 4 pessoas curtiram isso.
24 compartilhamentos


Pelo amor de Deus! Isso é muito triste.
10 de Junho às 21:23 · Curtir (desfazer) · 2

Narla Polyanne Rodrigues
O meu Deus! Estamos voltando a ditadura é isso msm??? Deus te proteja sempre!!!
10 de Junho às 21:31 · Curtir (desfazer) · 3

Nossa! Que triste, a que ponto chegamos, hein! Deus os proteja.
10 de Junho às 21:37 · Curtir · 1

Que mundo é esse ... pelo amor de Deus! =/
segunda às 00:00 · Curtir (desfazer) · 3

Triste demais isso... :(
segunda às 07:50 · Curtir (desfazer) · 2

Nancy Diniz Credo
Rei, que isso?????
segunda às 08:36 · Curtir (desfazer) · 2

vergonha!!
segunda às 09:51 · Curtir (desfazer) · 2

Nossa!Isso foi em Brumadino?
segunda às 10:05 · Curtir (desfazer) · 2

Luanna Avelar
Chocada!
segunda às 10:28 · Curtir (desfazer) · 2

QUe história mais ridícula para Brumadinho. Parecendo capitulo da ditadura!!
segunda às 10:58 · Curtir (desfazer) · 2

o jogo começou,tiros,ameaças,mentiras.e só quem tem a vida ameaçada sabe que no Brasil não existe democracia,mas na verdade é que todos estamos jogando,e no tabuleiro desse jogo é preciso proteger o rei(reinaldo)que é a voz da democracia legítima ,que leva informação aos Brumadinenses de forma legítima sem perseguição a ninguém
segunda às 11:27 · Curtir (desfazer) · 2

Ronaldo Gonçalves Muito triste isso...a que ponto chegamos!!!
segunda às 11:56 · Curtir (desfazer) · 3

a justiça divina não falha,pena que muitos se achem Deus e não temem.
segunda às 12:04 · Curtir (desfazer) · 2

palhaçada isso... daqui a pouco não poderemos mais nos manifestar politicamente.. ditadura militar de novo?? Brumadinho, Quem te viu, quem te vê!
segunda às 12:23 · Curtir (desfazer) · 4

Meu Deus, que coisa triste. Reinaldo você não merece isso. que Deus te guarde a você e toda sua família.
segunda às 14:29 · Curtir (desfazer) · 2

Misericórdia!Deus proteja a família toda e tenha perdão dos que praticam tal ato de covardia!
segunda às 14:54 · Curtir (desfazer) · 2

Eles querem intimidar, não são gente obastante para escrever igual ao Reinaldo.
segunda às 21:33 · Curtir (desfazer) · 2

Quem fere com a pena corre o risco do ferimento a bala. Vergonhoso! Só quem já sofreu ameaças sabe como é.
segunda às 23:13 via celular · Curtir (desfazer) · 3

Esta é uma BRUMADINHO cada vez melhor pra todos kkkkkk
segunda às 23:18 · Curtir (desfazer) · 3

Ricardo Kelmo Alcantara
Sua luta nunca será em vão Reinaldo Fernandes e sempre aqueles que se doam por uma causa são perseguidos. Peço que o Senhor Jesus o proteja e a sua família, porque se depender das autoridades do nosso estado democrático de direito estaremos todos perdidos.
terça às 19:19 · Curtir (desfazer) · 1

É, Brumadinho voltou aos tempos dos coronéis!!!!!!! ABSURDO
terça às 19:38 · Curtir (desfazer) · 2

Nossa Reinaldo,imagino o qnto é difícil! Q Deus abençõe vc e toda sua família,e te dê força p n desistir d ser justo cmo sempre foi!
terça às 23:20 via celular · Curtir (desfazer) · 2

Pedro Sérgio Silva ‎
"Se calarem a voz dos profetas...As pedras falarão!!!Se restarem uns poucos caminhos ...Mil trilhas nascerão!!!!"
Ontem às 09:38 · Curtir (desfazer) · 3

Que Deus proteja vc e toda a sua família.
Ontem às 18:46 · Curtir (desfazer) · 1

Os humanos estão ficando desumanizados a que ponto chegamos.
há 22 horas · Curtir (desfazer) · 1

vc é mais forte do que essas ameaças.Ora ou reze por eles
há 22 horas · Curtir (desfazer) · 1

Suka Felipe
Jesus!!
há 20 horas · Curtir

Raquel Quel
Nossa proffe muito triste viu...que mundo é esse infestado de INVEJA, ÓDIO, RANCOR e MALDADE.Que Deus abençoe você e toda sua família proffe!!!
há 9 horas · Curtir

Rebeca Talita
Força Reinaldo Fernandes, vc sabe que sempre te admirei por sua coragem! Tá fazendo falta pessoas como você!! Estamos aqui para o que der e vier, ok? Forte abraço!! Que Jesus continue lhe protegendo, pois você está lutando para o bem!!
há 8 horas · Curtir
..................

Marcar fotoAdicionar localEditar
Curtir ·  · Seguir (desfazer) publicação · Compartilhar · Editar
Raquel Valéria Fernandes, Conrado Pimenta e outras 2 pessoas curtiram isso.
23 compartilhamentos

Suka Felipe
Gente que horrivel. =/
segunda às 08:42 · Curtir (desfazer) · 2

Hellen Cristina Rodrigues
Que isso Rei!!!! Estou te enviando muita oração!!! Deus esta com vc e vai continuar te abençoando!!!
segunda às 09:12 · Curtir (desfazer) · 3

Sandra Teixeira
Que coisa feia. Rei Deus está contigo e toda sua familia.
segunda às 09:16 · Curtir (desfazer) · 3

Você, que é um forte, jamais se curvará frente aos atos de intolerância. Estamos com você no combate ao banditismo. Confiamos que a polícia prenda esse pessoal.abraços em todos da família
segunda às 11:06 · Curtir (desfazer) · 2

Através deste tipo de situação, vemos claramente que ainda há Ditadura no Brasil. As pessoas tem direito de se expressar poxa. A sua atitude de denunciar na Polícia Federal e na Comissão de Direitos Humanos foi corretíssima.
segunda às 11:09 · Curtir (desfazer) · 2

É uma vergonha que ainda aconteça este tipo de coisa em nossa sociedade.
segunda às 12:04 · Curtir (desfazer) · 2

Que isso! Brumadinho virou cidade dos coronéis agora? Uai, em que época estamos?
segunda às 12:11 · Curtir · 1

dpois é vc qm persegue Reinaldo Fernandes.. Brumadinho ja virou bagunça..mto triste isso e lamentável!!
segunda às 12:21 · Curtir (desfazer) · 2

Amigo que horror.. Estou completamente tonta com tanta falta de respeito para com ás pessoas. Nunca imaginei um horror deste em nossa cidade. Não é atoa que mudamos dai. Espero que se esclareça tudo isto. Cuide - se e que DEUS lhe proteja e a tua familia, beijos dos amigos ROSÂNGELA e DR,LUIZ
segunda às 15:32 · Curtir (desfazer) · 2

Fico muito triste por tudo que vem acontecendo com você Reinaldo, lembra do que eu falava pra você a anos atraz? pois é companheiro, como dizia o mestre Raul quando se quer entrar no buraco do rato, de rato você tem que transar, mais você é corajoso e não esconde a verdade então amigo estou do teu lado e vou pedir a Dêus e oração pra que ele te proteja junto com toda sua familia. Abraços.
segunda às 18:20 · Curtir (desfazer) · 2

Tá encomodando muita gente. Que coisa triste, não se pode mais falar a verdade.
segunda às 21:30 · Curtir (desfazer) · 2

Que vergonha para a população de Brumadinho (toda em geral) Prefeitura Brumadinho,Prb Brumadinho, viver uma situação de ditadura! Poxa estamos no seculo XXI, deveriamos ser livres com nossas palavras. Estou orando por todos vocês Jane Alves, Reinaldo Fernandes,(...). QUE O SENHOR PROTEGA COM CADA UM DE VOCES, SEMPRE, E PRINCIPALMENTE NESTE MOMENTO TÃO COMPLICADO! Abraço..
terça às 18:14 · Curtir (desfazer) · 2

lamentável... =\
Ontem às 08:06 · Curtir · 1
................

Editor do Jornal De Fato, Reinaldo, é ameaçado e sua casa é alvejada por tiros
Curtir · Compartilhar
Taiguara Fernandes, Rebeca Talita, Jean Carlos e outras 4 pessoas curtiram isso.
24 compartilhamentos

............
Agora sim temos que manifestar mesmos pois esse atentado e um absurdo se eles forem olhar bem. Vão ter que apedrejar muitas pessoas 'por que eu não tenho medo de falar e nem debater coisas erradas tem que ser mostradas e principalmente divulgadas! Parabéns Reinaldo!

.....
Leandro Oliveira
há 3 minutos próximo a Rio de Janeiro ·
Caros colegas... Esse video que compartilho com vocês é (infelizmente) a realidade que enfrentamos hoje... Eu me pergunto, cadê a tal da liberdade de expressão???
o Prof. Reinaldo Fernandes me deu aulas em Belo Horizonte e hoje vem sendo ameaçado por não se calar diante de fatos ocorridos na cidade de Brumadinho-MG, onde o mesmo é editor do "Jornal de Fato". Se possível, divulguem o vídeo pois a situação pela qual o Sr. Reinaldo vem passando é inadmissível nos dias de hoje. Desde já agradeço. Um abraço.

.........
Peço a todos os que se preocupam com a liberdade de imprensa / liberdade na imprensa para ajudar na divulgação do ocorrido para suas respectivas listas de contato.
O Reinaldo me pediu para ajuda-lo, se possivel, a entrar em contato com algum jornalista ou orgão de imprensa em BH que possa dar uma maior divulgação do ocorrido, mas como estou meio desatualizado, peço a vocês para ajuda-lo pois, pelo visto, sua vida corre perigo.
O email dele é: "Jornal DE FATO" 
defatojornal@yahoo.com.br 
...................

Reinaldo boa noite,
Venho manifestar minhas solidariedades a você e sua família pelo atentado e ameaças ocorridas. Não tenha medo, pois agora mais do que nunca é o momento da verdade, da transparência, pois o planeta está se movendo, se transformando e trazendo à tona tudo que ainda está obscuro, dentro e fora do ser humano.

Abraços solidários,
C. V. e família.

‎"E então, que quereis?...
Fiz ranger as folhas de jornal abrindo-lhes as pálpebras piscantes. E logo de cada fronteira distante subiu um cheiro de pólvora perseguindo-me até em casa. Nestes últimos vinte anos nada de novo há no rugir das tempestades. Não estamos alegres, é certo, mas também por que razão haveríamos de ficar tristes? O mar da história é agitado. As ameaças e as guerras havemos de atravessá-las, rompê-las ao meio, cortando-as como uma quilha corta as ondas" [Poema de Maiakóvski, em 1927].

Prefeito processa de fato
Justiça não aceita argumento e considera jornal inocente, por duas vezes

O prefeito Nenen da ASA (PV) processou o jornal de fato e seu Editor, Reinaldo Fernandes. Segundo Nenen da ASA, o Jornal o teria caluniado e difamado ao publicar, na edição de nº 121, fev/2011, notícias sobre denúncias apresentadas na Câmara Municipal de Brumadinho por Cláudio Teixeira, seu ex-aliado político. O de fato publicou as denúncias que acusavam o prefeito de uso de caixa dois na campanha eleitoral; compra de votos e, ainda, de ter escrito uma carta anônima difamando cidadãos brumadinenses, inclusive juíza, policiais, vereadores e outras autoridades. Além de noticiar as denúncias, o Editorial da edição foi a respeito do assunto.
A Justiça julgou como improcedente o pedido do prefeito. Além do jornal de fato – impresso e on line - publicaram a notícia pelo menos outros dois jornais de Brumadinho, e, ainda, o jornal HOJE EM DIA, um jornal de Mantena (MG), além de ter sido postado, no site youtube, um vídeo em que as denúncias eram apresentadas no Legislativo.
Em sua sentença, favorável ao jornal de fato, o juiz Dr. Paulo Sérgio Ferreira, citando o Ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal, disse que “a publicidade aos fatos é direito assegurado por lei” e que “é preciso advertir, bem por isso, notadamente quando se busca promover, como no caso (processo movido pelo prefeito Nenen da ASA (PV) contra o jornal de fato e seu Editor), a repressão à crítica jornalística, mediante condenação judicial ao pagamento de indenização civil, que o Estado, inclusive o Judiciário – não dispõe de poder algum sobre a palavra, sobre as ideias e sobre as convicções manifestadas pelos profissionais dos meios de comunicação social.”
No dai da audiência, o prefeito prometeu processar o jornal “todos os meses”, dizendo que dispunha de advogados para isso.
A sentença foi dada no dia 10 de agosto de 2011.

Prefeito recorre e perde novamente

Depois de perder a causa em primeira instância ( Brumadinho), o prefeito recorreu ao Tribunal de Justiça de MG. Lá, perdeu novamente e, desta vez, foi condenado  pagar custas da advogada do jornal de fato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário