Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

domingo, 8 de julho de 2012


Edição 137-Maio/2012
Editorial
A quem interessa calar o Editor do jornal de fato?

Minha família e eu fomos covardemente atacados, com tiro, na madrugada de domingo, 10 de junho. Duas horas antes, por volta das 22:20 horas do dia 9, sábado, minha casa já havia sido atacada a pedradas por dois bandidos. Poucos dias antes, 16 de maio, também de madrugada, outro tiro havia sido disparado por criminosos contra a janela de meu quarto.
O atentado deixou admirados não apenas a mim, minha família, mas também a centenas de pessoas que entraram em contato com a gente numa bela atitude de solidariedade.
O que mais preocupa a todos é a truculência dos adversários do jornal. Em circulação desde 1998, o jornal vivenciou e publicou notícias da cidade, fossem elas quais fossem, e nunca sofreu nenhuma ameaça de morte como acontece agora. Nesses 14 anos de existência, o jornal de fato noticiou fatos de todos os governos, como o impeachment de Gibiu; as irregularidades na Saúde no governo de Nery Braga; os inúmeros processos contra Tunico da Bruma, invasão de terreno público, e tantas outras notícias, e, nem por isso foi atacado a balas de revólver.
O Editor do jornal tomou, e continuará tomando, todas as atitudes necessárias para se proteger e para descobrir os culpados – diretos e/ou mandantes – desses crimes. Polícia Civil, Polícia Federal, Assembleia Legislativa, Câmara Federal, Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, Programa de Defensores de Direitos Humanos [Ameaçados] - PPDDH-MG, Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, acionaremos o que for necessário para isso.
Não podemos, ainda, apontar culpados. Por enquanto, temos suspeitos. Por enquanto, todos são inocentes. Porque assim determina a lei: “todos são inocentes até que se prove o contrário”. Ademais, todos têm o direito inalienável de defesa. No entanto, podemos e devemos perguntar: A quem o jornal de fato tem incomodado? A quem interessa que o jornal não mostre o que está acontecendo na cidade? Quem já ameaçou anteriormente o jornal? A quem está aliada a pessoa que, numa reunião na Câmara, disse que Reinaldo e sua família deveriam mudar-se de Brumadinho?  A quem interessa ameaçar o Editor? Por que essas ameaças estão sendo feitas? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário