Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

domingo, 8 de julho de 2012


Edição 137-Maio/2012
Opinião
Na cidade dos meus sonhos, há paz, vida, respeito e liberdade de expressão
João Flávio

Na cidade dos meus sonhos, as pessoas caminham em segurança pelas ruas. Veículos e pedestres convivem em harmonia, há espaço organizado e bem dividido para todos. As pessoas transitam na cidade e na zona rural com rapidez e segurança. Os equipamentos de transporte são tão bons que nem dá vontade de sair de carro. A população se senta nos vários espaços públicos para conversar, se divertir e ler seus jornais com tranquilidade.
Na cidade dos meus sonhos, os trabalhadores têm oportunidade de trabalho e de crescimento profissional, com incentivos para desenvolver as vocações locais e ter renda com elas. Cada região do município desenvolve um conjunto próprio de atividades, que atraem compradores e visitantes, garantindo o sustento das famílias em suas próprias comunidades. Os jornais locais divulgam roteiros para os moradores e turistas.
Na cidade dos meus sonhos, além das matérias comuns, as escolas ensinam a ter respeito, disciplina, cortesia, tolerância, bom senso. São criados eventos e oportunidades de convivência nas quais os estudantes conhecem gente nova, trocam experiências, se organizam para tocar projetos em comum e promover a cidadania. Por retratarem a história cotidiana, os jornais são largamente utilizados como fonte de pesquisa.
Na cidade dos meus sonhos, os equipamentos de saúde funcionam e há respeito mútuo entre pacientes e profissionais. Os jornais dão informações constantes sobre os serviços oferecidos e sobre o que cada um precisa fazer para ter acesso a eles.
Na cidade dos meus sonhos, os Conselhos Municipais são formados por pessoas comuns que doam parte do seu tempo para ajudar a pensar e a planejar o que é melhor para todos. Os conselheiros têm nos jornais locais importantes aliados para fazer valer os direitos das parcelas da população que representam.
Na cidade dos meus sonhos, as bandeiras políticas de todas as cores se respeitam — mesmo pensando e agindo diferente. Todos os partidos são compostos de gente honesta, que respeita os eleitores. Não há corrupção nem favorecimento de uns poucos grupos. Ninguém fica rico com a política. Quando há eleições, a disputa acontece no campo das ideias e dos projetos. Não há compra de votos. O voto é conquistado pelos candidatos na base da confiança, do convencimento, do argumento, do diálogo. As ações dos grupos políticos locais são constantemente tema de reportagens nos jornais locais.
Na cidade dos meus sonhos, a Prefeitura e a Câmara Municipal prestam contas periodicamente dos seus gastos, investimentos e ações. Cada centavo do dinheiro público é utilizado para o bem comum. Prefeito, vereadores e secretários municipais conversam permanentemente com a população para ter sugestões e propostas que, depois, são colocadas em prática para o bem de todos. E usam os jornais como importantes ferramentas de divulgação e troca de informações.
Na cidade dos meus sonhos, os meios de comunicação garantem à população o livre acesso à informação de seu interesse. Cumprem o papel de informar, questionar, criticar, claro que de forma bem fundamentada e responsável. As rádios e os jornais buscam a verdade, sempre, doa a quem doer. Cobram de quem governa. E têm o legítimo direito à liberdade de expressão, sem sofrer ameaças nem atentados. Não há bandidos que saem dando tiros nem pedradas nas casas de quem edita os jornais locais. Os profissionais e voluntários de mídia são respeitados, são tidos como referência por todos.
Esta é a Brumadinho dos meus sonhos.

João Flávio Resende,Jornalista, co-fundador do jornal de fato - joaoflaviopt@yahoo.com.br - www.facebook.com/joaoflavioresende

Nenhum comentário:

Postar um comentário