Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

segunda-feira, 23 de julho de 2012


Edição 138-junho/2012
Leitores reclamam de jornal da Prefeitura

Recentemente a Administração Nenen da ASA (PV) distribuiu milhares de jornais, pagos com dinheiro de impostos do contribuinte (como do IPTU abusivo de até 2000%, ISS e outros), cheio de informações confusas e várias delas em que as fotos apresentadas não coincidem com as obras apontadas. Na capa do “Informativo” a administração Nenen da ASA (PV) diz que vai apresentar “117 obras de médio e grande porte que a Prefeitura está realizando”. Alguns leitores ligaram para a redação do de fato falando se sua indignação e solicitando ao jornal que analisasse o material. 

Obras de grande e médio porte

Segundo a Barros Construtora, obra de grande porte é um “hipermercado, hangar, indústria”, obras que envolvem “complexo planejamento logístico e tecnologia de ponta”. 
Já para o site amazonia.org.br, exemplo de obra de grande porte é a Usina de Belmonte, que foi “oada preliminarmente em cerca de R$ 10 bilhões de reais”. Outro exemplo é a Ponte Arthur Ravanel Jr, a maior ponte suspensa por cabos dos Estados Unidos.
No entanto, Nenen da ASA (PV) diz que está realizando “obras de grande porte”. Das apresentadas no jornal, se formos bastante generosos, podemos avaliar no máximo uma como sendo de médio porte, a da UPA, mesmo assim feita com recursos repassados pelo Governo Federal. O jornal da Prefeitura apresenta obras como o desvio de 3 manilhas no bairro de Lourdes (foto 52... ou 75, é a mesma) como “obra de grande ou médio porte”. 

117 supostas obras

As obras apresentadas, num total de 117, na verdade não é bem assim. Quem analisou com algum cuidado a publicação percebeu que o prefeito usou de subterfúgios, algumas manobras e expedientes nada honestos, para tentar passar à população uma imagem que não é correta. Um exemplo são os asfaltamentos. A Administração Nenen da ASA (PV) coloca12 fotos como se fossem de obras diferentes. Na verdade, as fotos 18, 19, 20, 21, 22, 23,24, 27, 28, 29, 40 e 41, são todas de asfaltamento. Já as fotos 26, 30, 80, 96, 103, 112, 113 e 114 não passam de pinturas de prédio públicos, na maioria escolas.
Outro exemplo de tentativa de fazer a população acreditar que muitas obras estão sendo feitas pela Administração são as fotos de números 7, 17, 42, 43, 46, 45, 44, 74, 83, 87, 105, 11 fotos de um mesmo tipo de obra, calçamento de rua, sendo que uma delas – no bairro Dom Bosco - é, segundo o próprio boletim, apenas “reforma de calçamento”. Outro exemplo são as fotos de academias que aparecem como se fossem obras diferentes: 34, 35, 36, 37 e 38. Sobre as academias, segundo um funcionário da Secretaria de Meio Ambiente, a da entrada da cidade (foto 34) foi construída ilegalmente em cima de duas nascentes.
As fotos 61, 78, 95, 104 e 111 são de construção de quadras. Em outras palavras, das 117 “obras de grande e médio porte”, há, no mínimo, 42 fotos que dizem respeito apenas à pavimentação, pintura e colocação de academias.

Dinheiro do governo federal

Algumas obras aparecem como se fossem da Prefeitura quando na verdade não é bem assim. Uma delas é a Estação Conhecimento. A estação foi custeada pela Fundação Vale. Segundo um funcionário da empresa, a Vale não vê com bons olhos o fato de seu nome ser excluído das publicações que falam da Estação, como se ela não tivesse patrocinado o empreendimento.
Outro exemplo é o aterro sanitário, feito com 7 milhões repassados pelo Governo Federal, aprovados ainda na gestão anterior, em dezembro de 2008. A foto de número 56 mostra “contenção de barrancos no Rio Paraopeba”. Essa obra foi realizada pelo Governo Federal, através do Ministério da Integração Nacional e nem mesmo foi coordenada pela Prefeitura Municipal.  

Estranheza: bairro que não existe

A análise do “Informativo” causa algumas estranhezas. Aparece uma foto de “asfaltamento Parque das Rosas” (nome do cemitério novo) e também “Revitalização do cemitério Parque das Rosas”, como se fossem duas “grandes obras” diferentes.
Outras duas “grandes obras” de Nenen da ASA (PV) são a “passagem elevada no Bairro COHAB” – um tipo de quebra-molas – e outra em frente à Policlínica Municipal.
A foto 99 diz que é “Instalação da Regional de Marques”. Mas lá nem é regional e nem houve obra. Segundo a Associação de Moradores de Marques trata-se de um depósito de máquinas. E a escola já existia, não foi construída agora. E a foto 100 garante que é uma ETE – Estação de Tratamento de Esgoto -, mas não se tem notícia de ETE’s em Brumadinho. O “Informativo” não diz onde estaria localizada essa da foto 100...    
Estranho também é a foto do bairro “São Lucas”. Não existe bairro São Lucas em Brumadinho.

Mesma foto e obras diferentes




Quatro “grandes obras” chamam a atenção do leitor. A foto 52 aparece como sendo a “grande obra” ou “obra média”, não foi explicitado pelo “Informativo”, chamada “Drenagem pluvial no bairro Jardim Casa Branca”.  Trata-se de uma manilha, apenas isso. Mas isso não é o pior. A mesma foto aparece depois, com o número 75, como se fosse outra obra, com outro nome, de outro lugar: “Canalização de rede pluvial em Melo Franco”. E mais: aparece também com o número de 67, “Canalização de água pluvial em Lagoa Dantas”.
Para usar a mesma foto como se fossem obras diferentes, a Administração Nenen da ASA (PV) espelhou a foto, ou seja, num programa de computador, do tipo “photoshop”, inverteu o ângulo da foto. E fez mais: para parecer outra foto, recortaram a foto 52 e a colocaram como 75, ficando uma imagem do mesmo tamanho porém mais próxima para dar a ilusão ao leitor desatento de que eram “obras” diferentes. No caso da foto 67, a “grande obra” é a mesma, mas fizeram uma segunda foto, no ângulo contrário: basta observar bem para ver que as duas pedras do lado da manilha, a terra, o cimento que escorre, e o leitor virá que são exatamente as mesmas fotos!  
 
Jogo dos sete erros

Em contato com a redação do jornal, uma leitora sugeriu que os professores municipais pudessem usar o “Informativo” da Prefeitura – pago com dinheiro público – em sala de aula. Um uso que poderia ser feito do “Informativo” seria usá-lo naquela brincadeira que as crianças adoram, o “Jogo dos 7 erros”, sugeriu a leitora que pediu para não ser identificada, com medo de ser perseguida. Para isso, professoras e professores podem usar as fotos de números 16 e 53. A 16 aparece como “Drenagem pluvial no bairro de Lourdes” e a 53 como “Drenagem pluvial no bairro de São Judas”. São exatamente a mesma foto, e a Administração Nenen da ASA (PV) usou exatamente o mesmo “expediente” para tentar convencer o leitor de que eram obras diferentes, exatamente como fez com as fotos 52 e 75.
Se fossem apenas a mesma foto, poderia-se até acreditar em engano da Administração. Mas o fato de a mesma foto ter sido recortada e ampliada, e isso ter sido feito 2 vezes, em ”quatro” “obras”, deixa ao leitor a dúvida se houve ou não má-fé da Administração de Nenen da ASA (PV).     
   



Nenhum comentário:

Postar um comentário