Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

segunda-feira, 24 de setembro de 2012


Edição 140-Agosto/2012
Editor do jornal de fato é agredido por aliado de Nenen da ASA
No dia 23 de agosto o Editor do jornal de fato, Reinaldo Fernandes, sofreu nova agressão. Desta vez a agressão foi física e foi feita por Elso Rodrigues dos Santos, o Chuchu, 36, que trabalha no CAPS - Centro de Atenção Psico-social e é aliado de Nenen da ASA. A agressão aconteceu na Câmara Municipal, durante sessão do Plenário, às 18:45 horas. O Legislativo Municipal estava lotado, tendo, de um lado, os partidários de Brandão - em maioria - e, de outro, servidores municipais, quase todos funcionários que ocupam cargo público sem terem prestado concurso, inclusive o próprio Elso. Duas questões estavam - ou deveriam estar em discussão: o pedido de abertura de CPI - Comissão Parlamentar de Inquérito - para investigar o prefeito Nenen da ASA e um projeto que tratava de regularização fundiária. O clima era de acirramento. Os partidários de Nenen da ASA não queriam que o prefeito fosse investigado; e os partidários de Brandão não queriam que fosse aprovada uma lei de regularização fundiária. Segundo os vereadores da oposição, se fosse aprovada a lei conforme queria Nenen da ASA, seria permitida venda de lotes de apenas um metro de largura, venda de áreas verdes, ruas de apenas 4 metros de largura e outros problemas sérios de parcelamento do solo.  

Editor é atacado

O Editor, Reinaldo Fernandes
Reinaldo Fernandes, Editor do jornal de fato, estava no local, fazendo a cobertura da sessão. Reinaldo Fernandes tinha feito algumas anotações e fazia algumas fotos dos presentes, tendo se posicionado ao final do salão, próximo à Mesa Diretora. Depois, estava próximo à mesa de café. Foi quando o aliado de Nenen da ASA saiu de perto da porta de entrada, onde estava ao lado de irmãos do prefeito, atravessou o salão e dirigiu-se até Fernandes. Elso Rodrigues dos Santos, o Chuchu, ao chegar ao local onde Reinaldo Fernandes estava, colocou a mão em seu peito, e empurrou-o, dizendo que não queria ser fotografado.

Polícia Militar comparece ao local: agressão foi a segunda em menos de 48 horas

Imediatamente após a agressão, Reinaldo Fernandes entrou em contato com a Polícia Militar através do 190, que compareceu ao local rapidamente. Reinaldo relatou os fatos e acrescentou outro fato acontecido no dia anterior, envolvendo o mesmo aliado de Nenen da ASA. 
No dia anterior, 22 de agosto, o Editor fora agredido pelo mesmo Elso, na rua Lízio Pacífico Homem de Andrade, em frente ao nº 531, onde mora um irmão do prefeito Nenen da ASA. Chuchu tinha acabado de estacionar o veículo Kombi, placa GMH 9796, que estava cheio de adesivos dos candidatos Nenen da Asa e Daniel Crentinho. Chuchu provocou Reinaldo Fernandes assim que o Editor acabou de passar pelo passeio, perguntando se ele não ia fotografar o veículo (O Editor é famoso por fotografar irregularidades na cidade, como uso indevido de veículos da Secretaria de Saúde). Reinaldo, para evitar qualquer tipo de confusão, fingiu não ter ouvido e seguiu seu caminho sem olhar para trás. O modo de agir de Reinaldo Fernandes deve ter irritado o rapaz que decidiu por agredi-lo no dia seguinte. A agressão foi registrada no Boletim de Ocorrência nº CIAD/P2012-1318817, na Delegacia de Polícia Civil de Brumadinho. Chuchu trabalha irregularmente no CAPS - Centro de Atendimento Psico-social - sem ter prestado concurso público, onde foi colocado pelo atual prefeito. 

“Não quero que minha casa receba tiros novamente”

“Não tenho nada contra esse rapaz, conheço-o e toda sua família”, declarou o Editor do de fato. “Mas ele não pode ficar por aí, agredindo as pessoas por vontade própria ou porque está recebendo ordens de alguém”, completou.  “Nunca ao menos conversei com esse rapaz, apenas cumprimento-o, nunca tivemos qualquer problema um com o outro. Por isso acho estranhas essas agressões. Acredito que elas só podem ter relações políticas, pelo fato de o jornal publicar matérias que desagradam a determinados setores da política de Brumadinho. Como não quero ser agredido novamente, e nem quero que minha casa receba tiros como aconteceu recentemente, estou tomando as providências necessárias para que parem essas agressões”, concluiu Reinaldo Fernandes.           
No dia 24 de agosto, Reinaldo Fernandes procurou a DEPOL - Delegacia de Polícia - de Brumadinho, onde fez uma Representação Criminal contra o aliado de Nenen da ASA, que responderá criminalmente pela agressão.

Editor foi atacado a tiros em maio e junho
Janela do quarto de casal do Editor, atingido por tiros duas vezes 

Não é a primeira vez que o Editor do jornal de fato é atacado. Reinaldo Fernandes e sua família foram atacados em 16 de maio e 10 de junho deste ano, quando sua residência recebeu tiros e pedradas. O Editor acionou diversas entidades e o atentado foi denunciado em Brumadinho, Minas e no Brasil. O Ministério Púbico Estadual, após reunião com o Editor, colheu seu depoimento e determinou ao Delegado de Polícia, Dr. Otávio Luiz de Carvalho, que o inquérito policial que investiga o atentado seja concluído em no máximo 90 dias. O caso está sendo acompanhado pelo promotor Dr. William Garcia Pinto Coelho, que exerce também o cargo de Controle Externo da Polícia Civil.
No dia 10 de julho, um mês depois do último crime, Reinaldo Fernandes e sua esposa participaram de um depoimento na Delegacia de Polícia, quando os suspeitos dos atentados foram apontados, considerando ameaças sofridas anteriormente pelo Editor e pelo jornal de fato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário