Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

terça-feira, 13 de abril de 2010

Edição 111-Março/2010
Editorial

Acabou o BBB 10. Graças a Deus!!

Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), os do Brasil inteiro e os milhares de Brumadinho, alguns, amigos muito queridos meus. Mas o BBB, e todo tipo de reality show, é o que de pior criou a televisão brasileira nos últimos 50 anos. E olha que tem muita porcaria por aí, em todos os canais!
Nesta edição, trazemos “uma crônica sobre o BBB”, “Uma vergonha”. Agora que o BBB 10 chegou ao fim, é um texto importante para que reflitamos sobre a TV brasileira, sobre seus programas e suas reais intenções. E mais: sobre o nosso papel diante do lixo que entra em nossas casas, como se nossos lares fossem “lixão”, ou aterro sanitário – outro assunto desta edição do de fato.    
O BBB 10 é a pura e suprema banalização do sexo. Impossível assistir/ver este programa ao lado dos filhos. Os personagens desse reality show – como se nossas vidas fossem esse lixo, esse “não-ter-o-que-fazer” - são chamados de “heróis” por Pedro Bial. Bial prometeu aos participantes do BBB um “zoológico humano divertido”. Zoológico?! É isso, estamos virando bichos, nos animalizando, deixando de ser humanos, nos distanciando de Deus?   
Quando lembro-me de quem é Pedro Bial, gostaria, eu também, de lhe perguntar como é ser apresentador desse tipo de coisa. Dormirá o apresentador, ao final de cada “programa”, tranqüilo com o que acabou de dizer para milhões e milhões de brasileiros? Eu também gostaria de lhe perguntar “se ele não pensa que esse programa é a morte da cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da dignidade.”
“Heróis”, Pedro Bial? Heróis são os centenas de brumadinenses que tomam o 3387 todo dia de manhã para “ralar” em BH;  heróis são nossos professores municipais, estaduais e particulares, enfrentando alunos cada vez mais difíceis de serem educados; heróis são os funcionários públicos municipais com seus salários de fome, pouca valorização e promessas de sobra; são nossos irmãos trabalhando muito e ganhando pouco para cuidarem de suas famílias. “Heróis são milhares de brasileiros que sequer têm um prato de comida por dia e um colchão decente para dormir, e conseguem sobreviver a isso todo santo dia. Heróis são crianças e adultos que lutam contra doenças complicadíssimas porque não tiveram chance de ter uma vida mais saudável e digna.”
Heróis são os que se organizam e vão à luta, às vezes, contra tudo e contra todos!
O Big Brother Brasil é o lixo! É a propaganda subliminar. É a tentativa da TV brasileira de nos provar que ninguém tem direito à intimidade. Ora, a Constituição Federal, em seu artigo 5º, inc. X, nos dá uma das garantias mais importantes num mundo de globalização, de orkuts, twitters, facebooks, e toda sorte de exposição pública a que estamos submetidos: o direito à intimidade! Você acha bonito “dar uma espiadinha”? E no dia em que os outros acharem bonito “dar uma espiadinha” em você fazendo suas necessidades no seu banheiro, você vai achar bonito? E se seu vizinho resolver “dar uma espiadinha” em você, se trocando em seu quarto, com binóculos, você vai gostar? E se todo mundo resolver entrar no seu quarto sem bater, só para “dar uma espiadinha”, você vai gostar? Não é isso que o BBB ensina, que todo mundo pode – e deve - “dar uma espiadinha”?   
Ao invés de assistir ao BBB, que tal ir dormir? Pelo menos você não se submeterá a um programa que quer “destruir o que ainda resta dos valores sobre os quais foi construída nossa sociedade.”
Feliz Páscoa a todas e a todos!

2 comentários:

  1. Embora seja um programa medíocre, infelizmente boa parte parte dos brasileiros gostam de saber da vida dos outros, esse foi o principal motivo do BBB ter se tornado "um sucesso".

    ResponderExcluir
  2. Graças a Deus mesmo.
    Já não aguentava mais ouvir falar o tempo todo daquela palhaçada!
    A GLOBO deveria investir mais em cultura do que apelar para o sensacionalismo.Isso faria com que nossa sociedade mudasse os péssimos hábitos, um deles espiar a vida alheia!

    Bju

    =)

    ResponderExcluir