Edição 113-Maio/2010
Jardim Botânico Inhotim é reconhecido pela Comissão Nacional de Jardins Botânicos
No ano da biodiversidade, o Brasil ganha mais um aliado na promoção e divulgação do tema
Os jardins do Instituto Inhotim receberam no último dia 06 o título de Jardim Botânico pela Comissão Nacional de Jardins Botânicos - CNJB. O registro foi aprovado após a 4ª reunião da Comissão, ocorrida no Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, entre os dias 24 e 26 de março. “Tínhamos todo o potencial e trabalhamos muito por esse reconhecimento”, comemorou o curador Botânico do Instituto, Eduardo Gonçalves.
O Jardim Botânico Inhotim foi classificado na categoria “C provisório”, conforme a resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente – Conama. O título é um reconhecimento das atividades já desenvolvidas pela instituição como estudos florísticos, educação ambiental, catalogação de novas espécies botânicas, conservação ex situ e uso paisagístico de espécies como forma de sensibilização popular pela preservação da biodiversidade.
Com 97 hectares de área de visitação, o Jardim Botânico Inhotim possui um expressivo acervo botânico, com mais de 4 mil espécies de plantas catalogadas e diversas ações científicas, educacionais e conservacionistas em desenvolvimento. O local abriga uma das maiores coleções de palmeiras do mundo, com cerca de 1.300 espécies crescendo nos viveiros e jardins. Também expressiva é a coleção de Araceae, família que inclui de imbés a antúrios e copos-de-leite, com cerca de 500 espécies, a maior coleção viva desta família no hemisfério sul.
Em carta, a secretaria do Sistema Nacional de Jardins Botânicos parabenizou o Jardim Botânico Inhotim por adequar-se à legislação para atender aos esforços mundiais voltados para a preservação da biodiversidade. Segundo Gonçalves, é com esse tema que Inhotim vai trabalhar a consolidação do Jardim Botânico. “Teremos o prazer de divulgar e consolidar o Jardim Botânico Inhotim dentro dos princípios do ano da biodiversidade”, afirmou. “E esse é apenas o começo”, concluiu o curador.
As informações são de Isabela Marschner, Assessora de Comunicação do Instituto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário